domingo, 26 de setembro de 2010

Curso para Técnico em Enfermagem do HGVC

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: realização NEP-HGVC em parceria com o IMS-CAT-UFBA.
O curso de capacitação para técnicos de enfermagem, planejado pelo NEP-HGVC em parceria com o IMS-CAT-UFBA, encerrou-se neste Sábado, dia 25/09/10 e contou com a participação de docentes do quadro efetivo e temporário do IMS-CAT-UFBA.
A parceria estabelecida entre as instituições reforça o compromisso destas na formação dos futuros profissionais de saúde e destaca o papel da Universidade em ações de extensão que tragam benefícios a comunidade.
Docentes, dos cursos de Enfermagem e Farmácia, do IMS-CAT-UFBA abordaram temas ligados à prática diária dos técnicos de enfermagem, procurando abordar aspectos que possam contribuir para o aprimoramento e melhoria da assistência prestada aos clientes do HGVC.
Agradeço aos técnicos de enfermagem que participaram do curso, pois muitos abdicaram de seus horários de descanso, lazer e convivência com a família.
Estes profissionais demonstraram sobretudo disposição, interesse e desejo de aprimoramento e de discutirem problemas que os incomodam nas suas atividades diárias.
Agradeço também igualmente os docentes pela dedicação e comprometimento com o curso.
Sabemos das dificuldades vividas pelas instituições públicas no Brasil, porém acredito que o mais importante é a motivação que cada um dos envolvidos, técnicos e docentes, tem para transformar, mesmo que em longo prazo, esta realidade.
Parabenizo as enfermeiras Valdenice e Carol pela realização do evento e pela acolhida que sempre tiveram com os alunos e professores do IMS-CAT-UFBA, o que mostra o compromisso do HGVC com a sua missão de ensino.
Tenho certeza de que este foi o passo inicial para uma parceria promissora e que trará benefícios a comunidade interna e externa do HGVC.

Patricia da Silva Pires
Coordenadora do Colegiado de Enfermagem do IMS-CAT-UFBA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HGVC qualificando sua equipe

O curso de qualificação dos profissionais da equipe de enfermagem do HGVC está sendo um sucesso, no último sábado, 04 de setembro, a equipe foi contemplada com aulas sobre biossegurança (Profª Drª Patrícia Pires), Microorganismos multiressistentes (Profº Drº Lucas Miranda), Uso de dispositivos invasivos e Prevenção de infecção respiratória (Profª Ms. Clavdia Kochergin).
A parceria com a UFBA está sendo muito valiosa, quando seus professores contribuem com a construção de novos conhecimentos, propiciando qualificação a equipe de técnicos em enfermagem.
Sábado 11 de setembro, trabalharemos os temas: Pré e pós operatório e Reanimação cardio-pulmonar.
A Educação Permanente é uma estratégia para que o profissional tenha maiores possibilidades de contruir-se dentro do mundo do próprio trabalho, em um movimento dinâmico permeado por valores culturais e éticos.