sábado, 24 de setembro de 2011

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia, torna público,que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado.
Enfermagem em Bloco Cirúrgico
- Perfil do candidato(a): Graduação em Enfermagem. Experiência comprovada de, no mínimo, seis meses como Enfermeiro em centro cirúrgico e/ou docente em ensino superior desta área.
- Número de vagas: 1 vaga
- Regime de trabalho: 40 horas
As inscrições estarão abertas no período de 26/09/2011 a 05/10/2011.
O candidato deverá requerer sua inscrição através dos sites www.ims.ufba.br ou www.supac.ufba.br.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estágio de Vivências no SUS

O Estágio de Vivências no SUS é fruto da articulação entre a Escola Estadual de Saúde Pública e estudantes da área de saúde no Estado, visando à construção de estratégias que orientem novas práticas pedagógicas e novas práticas de saúde, com vistas à integralidade da atenção.
Enseja, portanto, a construção de novas relações de compromisso entre as instituições de ensino, principalmente os estudantes e o SUS, tendo o processo de trabalho em saúde e a aproximação dos estudantes ao mesmo como fio condutor para os processos de mudança na formação.
Fonte: http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Processo seletivo para estágios não-obrigatórios 2011/2012

SESAB divulga edital do processo seletivo para estágios não-obrigatórios 2011/2012

A Escola Estadual de Saúde Pública informa a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso em estágios não-obrigatórios na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, do programa “O cotidiano do SUS enquanto principio educativo”. O edital, o quadro anexo de vagas, bem como o formulário para inscrição encontram-se disponíveis nos links abaixo:

http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/downloads/EDITAL_ENO_2011.pdf

http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/downloads/QUADRO_ANEXO_ENO_2011.pdf
http://www1.saude.ba.gov.br/limesurvey/index.php?sid=26643&newtest=Y&lang=pt-BR

INSCRIÇÃO ON-LINE: 12 A 18 de setembro

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curso de Atendimento Hospitalar: urgência e emergência


No dia 03 de setembro foi realizado o Curso de Atendimento Hospitalar: urgência e emergência, cujos temas foram apresentados por uma equipe multidisciplinar: medico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta que retrataram o cotidiano do nosso serviço e de que forma procedemos diante dos recursos e pessoal que dispomos.


Participaram do evento profissionais de saúde, funcionários do HGVC.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Processo seletivo para ingresso em Estágios Não-Obrigatórios na SESAB

A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) informa a abertura de processo seletivo para estágios não-obrigatórios na SESAB para os seguintes cursos:

Saúde Coletiva/Secretariado Executivo/Serviço Social/Sistemas da Informação/Ciência da Computação/Letras Vernáculas/Farmácia/Ciências / B i o l ó g i c a s / B i o m e d i c i n a / N u t r i ç ã o / M e d i c i n a V e t e r i n á r i a / F a r m á c i a /Bioquímica/Enfermagem/Pedagogia/Administração Hospitalar/ Administração Geral /Economia/ Psicologia/ Direito/ Comunicação Social/ Comunicação com jornalismo / Estatística/ Engenharia Elétrica/ Engenharia Clínica/ Ciências Contábeis/ Arquitetura/ Comunicação com propaganda, publicidade e marketing/ Fisioterapia/ Medicina.
Para o HGVC os cursos são: Administração, Comunicação Social, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social.
Período de inscrições: 12 a 18 de setembro de 2011 (Inscrições on - line)
Local: www2.saude.ba.gov.br/eesp
Maiores informações: Edital a ser publicado a partir de 12/09/2011 no referido site

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Segundo Encontro Presencial do Curso de Extensão Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde


O segundo encontro presencial do curso aconteceu no anfiteatro do IMS-CAT/UFBA no dia 31 de agosto de 2011
Trabalhou-se o módulo 2:GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE.






Ementa:
Evolução histórica do processo de implantação das Políticas de Saúde no Brasil e seu contexto sócio-econômico-político. Princípios do Sistema Único de Saúde. Sistemas de Assistência Suplementar.Qualidade e Gestão pela Qualidade nas organizações prestadoras de Serviços de Saúde. Acreditação hospitalar. Método “5 S”. Estruturação dos serviços de saúde a partir da perspectiva normativa e funcional, com foco nas diretrizes e protocolos clínicos para organizações prestadoras de serviços de saúde. Normas gerais de Regulação e Comissões Técnicas obrigatórias em organizações prestadoras de serviços de saúde. Discussão de questões relacionadas ao cotidiano das unidades de saúde.

Responsável pela aula presencial: Professor Sandro Scárdua
  • Médico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica - SBCM
  • Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB
  • Especialista em Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas em Serviços de Serviços de Saúde, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
  • Mestre em Medicina Interna pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública/Fiocruz
  • Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar - InovarH - Escola de Administração da UFBA
  • Conteudista e professor coordenador do Módulo