segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EESP abre processo seletivo para estágios não-obrigatórios em Vitória da Conquista

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), informa que estão abertas no período de 27 de fevereiro a 04 de março de 2012, as inscrições para o processo seletivo simplificado para estágios não-obrigatórios na SESAB do programa de estágios “O Cotidiano do SUS enquanto princípio educativo” no município de Vitória da Conquista, para os cursos de Comunicação Social/Pedagogia/Enfermagem/Medicina/Nutrição e Farmácia.

A inscrição se dará pelo envio de ficha de inscrição clique aquicurrículo e carta de interesse segundo este modelo clique aqui que deverão ser remetidos ao e-mailciet.cotidiano@yahoo.com.br. Não serão aceitas documentações enviadas após o prazo estipulado para inscrição. Para ter acesso ao quadro de vagas clique neste link.

O processo seletivo se dará em duas etapas: a primeira constará da avaliação do currículo e carta de interesse do candidato. O resultado desta etapa será divulgado no dia 09/03/2012 neste site, quando o período e logística das entrevistas serão postados também. Serão classificados três candidatos que melhor pontuarem, para cada vaga disponibilizada. A segunda etapa constará de entrevista, observando os seguintes pontos relevantes: Conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), capacidade de negociação, capacidade comunicativa, interesse coletivo ou público, capacidade resolutiva e reconhecimento da relevância do seu curso para o fortalecimento do SUS. A pontuação das etapas não é cumulativa.

O candidato classificado para a segunda etapa deverá apresentar ao entrevistador os seguintes documentos, sob pena de exclusão do processo:
Xérox da sua carteira de identidade e do comprovante de matrícula atualizado, bem como os documentos comprobatórios originais das informações constantes no currículo.
O resultado final do processo seletivo está previsto para 15/03/2012, neste site.
O estagiário deverá estar matriculado entre o 3º e 7º semestre para participação no processo seletivo.
A carga horária do estágio é de 20 horas semanais.

Ao estagiário é oferecida bolsa-auxílio no valor de R$ 400,00 e auxílio transporte.
O período de contrato do estágio é de 12 meses.

*O candidato selecionado cuja Instituição de Ensino Superior recusar-se a assinar o termo de compromisso, não poderá realizar o estágio em questão.

A Coordenação do processo seletivo

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


EESP divulga mudança nas datas da entrega do formulário para contratação no processo seletivo para estágios não-obrigatórios na SESAB

Caro Candidato
Devido à greve da Polícia Militar do Estado da Bahia que ocasionou a suspensão do início das aulas nas Instituições de Ensino Superior, a Escola Estadual de Saúde Pública informa que o período para envio dos formulários para o e-mailciet.cotidiano@yahoo.com.br com os dados dos candidatos selecionados no processo seletivo para estágios não-obrigatórios na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) foi modificado para 23 a 29 de fevereiro de 2012.
Em tempo, informamos que a data da Oficina de Acolhimento do programa não foi modificada.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

20 DIRES divulga  Curso de TB em EAD‏

O curso está aberto na página da Una-SUS (http://www.unasus.gov.br/CursoTB), ele é integralmente autoinstrucional e à distância.
Qualquer profissional da área de saúde, com nível superior, pode se inscrever e fazer o curso. Porém, há também uma oferta do curso para os interessados que não se enquadrem na categoria profissional descrita acima.

Programa Estadual de Controle de Tuberculose
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curso de Extensão - EAD


CARTA DA 14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE À SOCIEDADE BRASILEIRA


Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social! 
Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro
Acesso e Acolhimento com Qualidade: um desafio para o sus
Nestes cinco dias da etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde reunimos 2.937 delegados e 491 convidados, representantes de 4.375 Conferências Municipais e 27 Conferências Estaduais.
Somos aqueles que defendem o Sistema Único de Saúde como patrimônio do povo brasileiro.
Punhos cerrados e palmas! Cenhos franzidos e sorrisos.
Nossos mais fortes sentimentos se expressam em defesa do Sistema Único de Saúde.
Defendemos intransigentemente um SUS Universal, integral, equânime, descentralizado e estruturado no controle social.
Os compromissos dessa Conferência foram traçados para garantir a qualidade de vida de todos e todas.

A Saúde é constitucionalmente assegurada ao povo brasileiro como direito de todos e dever do Estado. A Saúde integra as políticas de Seguridade Social, conforme estabelecido na Constituição Brasileira, e necessita ser fortalecida como política de proteção social no País.
Os princípios e as diretrizes do SUS – de descentralização, atenção integral e participação da comunidade  – continuam a mobilizar cada ação de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS.
Construímos o SUS tendo como orientação a universalidade, a integralidade, a igualdade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
O SUS, como previsto na Constituição e na legislação vigente é um modelo de reforma democrática do Estado brasileiro. É necessário transformarmos o SUS previsto na Constituição em um SUS real.
São os princípios da solidariedade e do respeito aos direitos humanos fundamentais que garantirão esse percurso que já é nosso curso nos últimos 30 anos em que atores sociais militantes do SUS, como os usuários, os trabalhadores, os gestores e os prestadores, exercem papel fundamental na construção do SUS.
A ordenação das ações políticas e econômicas deve garantir os direitos sociais, a universalização das políticas sociais e o respeito às diversidades etnicorracial, geracional, de gênero e regional. Defendemos, assim, o desenvolvimento sustentável e um projeto de Nação baseado na soberania, no crescimento sustentado da economia e no fortalecimento da base produtiva e tecnológica para diminuir a dependência externa. Continue a leitura ......
http://conselho.saude.gov.br/14cns/docs/04_dez_carta_final.pdf

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resultado Processo Seletivo Estágio Não-obrigatório SESAB-HGVC

 RESULTADO FINAL VITÓRIA DA CONQUISTAOs candidatos aprovados para o município de 


Os candidatos aprovados para Vitória da Conquista terão sua Oficina de Acolhimento no dia 22 de março de 2012, das 14 às 17h, no Hospital Geral de Vitória da Conquista, localizado à Avenida Filipinas, 88/89 - Bairro Jurema, onde serão também contratados. Os referidos candidatos deverão comparecer à mesma, munidos dos documentos que se encontram neste link. http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/downloads/RELACAO_DOS_DOCUMENTOS_PARA_CONTRATACAO_DO_ESTAGIARIO.pdf

Todos os candidatos aprovados (Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista) deverão preencher as informações no formulário presente neste link e enviar o mesmo até o dia 10/02/2012 para o e-mail ciet.cotidiano@yahoo.com.br, com vistas à confecção do seu termo de compromisso. Vale ressaltar que os candidatos que não possuem Carteira de Trabalho (CTPS), devem providenciar a sua confecção com a máxima urgência, a fim de obterem o documento a tempo de sua contratação. Ainda que não possuam o número da referida carteira (só obtido no recebimento da mesma), devem enviar o formulário solicitado preenchido dentro do prazo estabelecido acima. Os campos da Instituição de Ensino deverão ser obtidos nas suas Instituições de Ensino Superior, junto às coordenações dos seus cursos.

Código 170 – Fisioterapia em Unidade Hospitalar e Pesquisa
                        Fisioterapia
EDIL ALVES ANDRADE
LÍVIA CASTRO DOURADO

Código 171 - Doação de Órgãos
                              Psicologia
VALQUÍRIA JESUS PIRES

Código 172 – Educação Ensino e Pesquisa
                        Enfermagem
VERENA SACRAMENTO COSTA

Código 173 – Recursos Humanos
                        Enfermagem
ERLENE DA SILVA NERI

Código 174 – Controle da Infecção Hospitalar
                        Enfermagem
EDILANE OLIVEIRA BORGES BONAMICHI

Código 175 – Vigilância Epidemiológica
                        Enfermagem
YTTAMARA FERNANDES OLIVEIRA
WASHINGTON DE ASSIS SANTOS SOBRINHO

Código 177 – Doação de Órgãos
                       Serviço Social
MARIA DILZA SILVA SANTO

Fonte:  http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/noticias/resultado_cotidiano2012.html