quarta-feira, 25 de abril de 2012

Boletim Epidemiológico das Meningites e Influenza na Bahia

MENINGITE
Em 2012, na Bahia, até a 12ª semana epidemiológica  (24/03/2012), foram confirmados 228 casos de  Meningites  em todo o  Estado, com 17 óbitos. Quanto ao agente etiológico, 90 (39,5%) foram de origem bacteriana, 114 (50%) virais, 16 (7%) não especificadas e 8 (3,5%) de outra etiologia. Dentre as bacterianas, destacam-se a Doença Meningocócica (DM) com 41 casos  e 11 óbitos, e a Meningite por Haemophilus influenzae com 2 casos e nenhum óbito (Tabela 1). Em comparação ao ano de 2011 observa-se um incremento  de 9,8% no número de caso de Doença Meningocócica na Bahia. 
Leia mais, acesse:
Situação Epidemiológica das Meningites no Estado da Bahia em 2012

INFLUENZA
No Brasil, em 2011, foram notificados 4.888 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 173 foram confirmados como Influenza A H1N1 através do PCR e 19 evoluíram para óbito (MS, 2012). 
Na Bahia, de janeiro a março de 2012, foram notificados 32 casos de SRAG, 04 casos foram confirmados para Influenza A H1N1 e um caso para Influenza A H3. Não houve registro de óbitos. 
Em relação ao vírus da Influenza Sazonal a vigilância realizou o monitoramento deste vírus, através da notificação dos casos de síndrome gripal em pacientes que foram atendidos na unidade sentinela do 5º centro de saúde. Foram coletadas 45 amostras de secreção de naso e oro faringe destes pacientes. Destas amostras 03 foram positivas, sendo identificado o vírus  Influenza B (01 caso) e Vírus Sincicial (01 caso). 
Leia mais, acesse:
Fonte:http://www.suvisa.ba.gov.br/vigilancia_epidemiologica/boletim_epidemiologico?doenca_agravo=All

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ginástica Laboral na promoção da saúde do Trabalhador do HGVC: Um Programa de Qualidade de Vida

O Núcleo de Educação Permanente após pesquisa de observação participativa, realizada pela Fisioterapeuta Rita Pithon, Supervisora de Ensino e Pesquisa do NEP, elaborou o projeto de intervenção de ginástica laboral para os funcionários do HGVC. Nesta Primeira etapa o público alvo são os servidores do almoxarifado, manutenção, lavanderia e higienização do hospital.



O projeto está sendo executado desde dia 09 de abril, entre 7:30 e 8:00h com 15min de duração. Está sendo uma iniciativa importante e apreciada por todos os participantes.


Junto com Rita na execução deste projeto, contamos com Vivian Oliveira estudante de enfermagem da UFBA, que está realizando estágio supervisionado no Nep e também do estudante Éric Santos, do estágio Cotidiano do SUS da SESAB.


Sabemos que o trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma precisa e merece seus cuidados.
Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.