quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Inscrições para turma da 4ª etapa do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde (EAD)

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Escola de Administração (EAUFBA) / Núcleo de Extensão em Administração (NEA) e Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH-Ba), torna público a prorrogação, até o dia 28 de Setembro de 2012, das inscrições para a 4ª Etapa do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar Sistemas e Serviços de Saúde, cuja lista de selecionados será divulgada nos portais www.adm.ufba.br; www.inovarh.ufba.br; www.saude.ba.gov.br, a partir do dia 08 de Outubro, retificando assim datas e prazos estabelecidos no edital em anexo.
As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 14 de junho a 28 de Setembro de 2012, após a divulgação do edital, por meio de cadastro das informações solicitadas através dos seguintes portais: www.adm.ufba.br; www.inovarh.ufba.br; www.saude.ba.gov.br.

Veja edital:  
 

domingo, 26 de agosto de 2012

Sucesso do Programa " O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo"



 A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), por meio da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET),  realizou  no Hospital Geral de Vitória da Conquista Oficinas de Acompanhamento Pedagógico com estagiários  e supervisores do programa “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo”. As oficinas  mediadas por Jamile Oliveira e Ana Paula, representantes da CIET, aconteceram  no auditório deste hospital, nas seguintes datas:
23.08.12, das 14 às 17h – para estagiários
24.08.12, das 09h às 12h – para supervisores técnicos 
 
Estas oficinas têm como objetivo acompanhar os processos de aprendizagem dos estagiários na rede SESAB.  A proposta contida no processo de supervisão reconhece a dimensão coletiva como de suma significância para a formação das profissões na área de saúde e como aspecto fundamental para o processo de profissionalização de alunas e alunos. O espaço de supervisão de grupo é uma estratégia de socialização da aprendizagem e de trabalho com a dimensão coletiva das individualidades.

Fazendo parte deste programa, tem estudantes de escolas de ensino superior dos cursos de: enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina, nutrição e psicologia.  O Estágio ocorre em consonância com a Lei Federal Nº11.788 de 25 de setembro de 2008 e Decreto Estadual Nº 11.342 01 de dezembro de 2008. Tem duração máxima de 12 meses (um ano),  obedecendo ao regime de 20 (vinte) horas semanais, mediante contraprestação pecuniária, a título de Bolsa Estágio, não gerando vínculo empregatício.
A experiência compartilhada por este grupo só confirma que o processo de formação da aprendizagem busca cada vez mais formas interativas e participativas com o objetivo de despertar o elemento ativo e criador, permitindo possibilidades para a promoção e construção do conhecimento. Como diz o Professor Roberto Sidnei “transformar em realidades significativas para o sujeito”, isto nos faz refletir que a formação deve ser gratificante ao sujeito, deve permitir possibilidades de  mudar a realidade em que se encontra  facilitando as habilidades criadoras inerentes a ele próprio.
E mais: A questão da formação da aprendizagem nos faz reconhecer que o processo de aprender e ensinar implica em instaurar propostas onde o aluno passa a ser o ator, o sujeito participativo e que precisa interagir com o professor e colegas para que o conhecimento seja um objeto a ser construído e elaborado. http://scoobyturma3.blogspot.com.br    /2012_01_01_archive.html).
  

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Oficina do Programa "O Cotidiano do SUS enquanto princípio educativo


A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), por meio da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET),  realizará as Oficinas de Acompanhamento Pedagógico com estagiários e supervisores do programa “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo”, no auditório do HGVC:

23.08.12, das 14 às 17h – para estagiários
24.08.12, das 09h às 12h – para supervisores técnicos
 
Informamos que essas oficinas têm como objetivo acompanhar os processos de aprendizagem dos estagiários na rede SESAB e foram agendadas junto ao Núcleo de Educação Permanente deste hospital.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Era Uma Vez, promoção de saúde através da leitura.


Éric Santos Almeida

Todos os anos, milhões de crianças são hospitalizadas no Brasil, por diversas causas, os efeitos deste processo sobre as crianças têm sido discutidos por diversos autores. O processo de hospitalização infantil desencadeia diversas sensações, como angústia, ansiedade, medo, etc. Além das conseqüências psicológicas e cognitivas que este processo pode causar.
É nesse ambiente um tanto que desconfortante para a criança, que o projeto: Era Uma Vez surge, com a proposta de tornar o espaço hospitalar e o ambiente de atendimento ambulatorial, um local mais agradável durante a internação além de ser um processo emancipatório, que através da leitura permite o reconhecimento do sujeito enquanto ser pensante, além de amenizar os efeitos do processo de hospitalização.
Desde o dia 23 de abril de 2012, o projeto está em pleno andamento na pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, com oficinas diárias de leitura, realizadas por estudantes voluntários que se propõe a estar nas oficinas e realizar as leituras e posterior as discussões com as crianças, sempre são desenvolvidas atividades posterior à leitura, buscando relacioná-las com o tema lido.
Em seus 03 meses de existência o projeto ERA UMA VEZ, já colhe alguns dos seus frutos, é perceptível que muitas crianças melhoraram as respostas aos tratamentos, o espaço de internação tornou-se mais “agradável”, foi possível reduzir através da incorporação da leitura e das atividades, a ociosidade do ambiente hospitalar e fugir da sua rotina, tornando menos desconfortável o período de internação das crianças.
Durante esses primeiros meses de implantação diversas atividades já foram desenvolvidas, destacando-se a manhã de musicalização realizada, oportunidade em que as crianças receberam a ilustre visita da cantora Rita Pithon, que alegrou o espaço da pediatria com músicas infantis, envolvendo com alegria e entusiasmo todos que ali se encontravam, tocando os pequeninos com cantigas e cirandas e emocionando pais e acompanhantes, que puderam relembrar momentos de sua infância.
Outro momento marcante foi o arraiá da pediatria, promovido pela equipe do projeto ERA UMA VEZ, durante o mês de junho as atividades de leitura foram voltadas para temáticas relacionadas ao período junino, às atividades se basearam na confecção de bandeirolas e balões e posterior ornamentação do espaço da pediatria para a referida comemoração. No dia 22 de junho, aconteceu o então esperado arraiá, que contou com quadrilha, jogos e lanche junino, a atividade contou com a presença dos voluntários, internos de medicina, terapeuta ocupacional, pais e acompanhantes e profissionais do setor.
E diante dos resultados já vistos, nos primeiros meses, o projeto ERA UMA VEZ, se consolida como uma proposta permanente de promoção de saúde e humanização no atendimento prestado às crianças hospitalizadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista, e dessa maneira além de tornar mais agradável o espaço hospitalar, promove o hábito da leitura.