sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Capacitação em Atendimento ao Público


Aperfeiçoar a qualidade no atendimento prestado ao público. Com este objetivo, o Núcleo de Educação Permanente promoveu durante o dia 19 (turnos matutino e vspertino), no auditório do HGVC, uma "Capacitação em Atendimento ao Público".
O evento foi destinado aos profissionais que lidam dretamente com o público interno e externo de diversos setores do hospital, que na oportunidade puderam discutir e problematizar a temática do trabalho em grupo e em equipe, e as ações necessárias para a busca da excelência  na qualidade do atendimento.
Segundo a  facilitadora da capacitação, Rita  Pithon Costa , fisioterapeuta e Supervisora de Ensinio e Pesquisa do NEP, "é através de ações como estas, que o NEP em parceria com direção geral busca aprimorar a qualidade do atendimento, alcançando a satisfação dos usuários do HGVC".
                                                                                                        

                                     Éric Almeida (Estagiário SESAB)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Equipe de Enfermagem do HGVC é capacitada em Suporte Básico de Vida

 A RCP é a aplicação de ações padronizadas com desenvolvimento sequencial, cujo objetivo é primeiro substituir e, posteriormente restaurar as funções respiratória e circulatória espontâneas, deficiências que ocorrem na parada cardiorrespiratória (PCR).
O seu objetivo é a manutenção da vida por meios externos, procurando o correto aporte de Oxigênio aos tecidos, quando o indivíduo não pode realizá-lo pelos seus próprios meios, evitando desta forma a morte orgânica.
O atendimento à paciente vítima de PCR deve ser prestado com rapidez, firmeza, segurança e calma a fim de se evitar pânico entre os profissionais. As oficinas de capacitação em Suporte Básico de Vida do HGVC estão acontecendo dinamicamente, proporcionando qualidade no atendimento intra hospitalar. Antônio Siron treina em grupos de 04 profissionais esta equipe o que oportuniza a todos segurança nas sua ações.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Inscrições abertas para o Curso de Atualização em Notificação/Investigação de Agravos e Doenças relacionadas ao Trabalho

   Com o objetivo de propiciar a qualificação e atualização dos técnicos e gestores da rede SUS em Informação e Protocolos de Doenças e Agravos relacionados ao Trabalho, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) / Escola Estadual de Saúde Publica Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP) e Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) / Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT), através do Programa Universidade Aberta do SUS - Bahia (UNASUS-BA) realizará o Curso de Atualização em Notificação/ Investigação de Agravos e Doenças relacionadas ao Trabalho.

    O curso, com carga horária total de 120 horas/aula, será auto-instrutivo e desenvolvido na modalidade a distância. Serão oferecidas 225 (duzentas e vinte e cinco) vagas para profissionais oriundos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), das Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) e dos setores de vigilância à saúde das Secretarias Municipais de Saúde.

     As inscrições para o curso estarão abertas no período de 03/09/2012 a 14/09/2012 consistindo em duas etapas: preenchimento e envio do formulário on-line nos seguintes endereços eletrônicos: www2.saude.ba.gov.br/eesp e http://www.saude.ba.gov.br e entrega presencial ou via sedex (correios) de documentos comprobatórios na Secretaria Acadêmica (SAC) da EESP situada na Rua Conselheiro Pedro Luiz, Nº. 171, Rio Vermelho, CEP: 41950-610. 
 
  Informações adicionais poderão ser obtidas no Edital de Inscrição, disponível nos sites referidos anteriormente ou com a Secretaria Acadêmica da EESP através do e-mail eesp.sac@saude.ba.gov.br.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Capacitação em Suporte Básico de Vida


No dia 03 de setembro de 2012, o Hospital Geral de Vitória da Conquista deu início às oficinas de capacitação em Suporte Básico de Vida. É uma ideia que surgiu, a partir da preocupação da diretoria de enfermagem, na pessoa da Sra. Gabriela P. Amaral e sua equipe, identificarem a necessidade desta qualificação para aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. O curso tem sido ministrado pelo técnico em enfermagem Antônio Siron Neri, instrutor em APH com certificação internacional.
O curso possui aulas teóricas e práticas, acontecendo no auditório do hospital e fazendo uso de manequins, desfibrilador e carrinho de emergência, buscando assim favorecer a compreensão do conteúdo ministrado. Os treinamentos foram organizados em escala fixa mensal, garantindo dessa maneira a capacitação de todo o corpo técnico de enfermagem.
Com essa proposta, buscamos capacitar em torno de 200 técnicos em enfermagem, no período de 06 meses, e posteriormente será a vez dos enfermeiros. Todos os participantes, que cumprirem carga horária mínima estabelecida, serão certificados pelo Núcleo de Educação Permanente.
 
 
 
 
NEP
Éric Almeida - Estágio Não Obrigatório da Sesab