quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TELEMEDICINA



Uma nova metodologia está mudando para melhor a área da saúde. É a telemedicina, que possibilita aos médicos a troca de informações a distância, seja para debater a melhor escolha de tratamento para um paciente ou investir na capacitação profissional. É um avanço que está rompendo barreiras e levando serviços médicos a qualquer lugar, não apenas para hospitais e consultórios.


As definições para telemedicina são as mais diversas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico”.
Para a American Telemedicine Association (ATA) é “o uso da informação médica, trocada em sites ou outros meios eletrônicos de comunicação, para saúde e educação do paciente e de hospitais com o propósito de melhorar o cuidado com os doentes”.
“A telemedicina não vai substituir uma internação ou consulta ao médico. É indicada como instrumento complementar para as práticas médicas e, graças a toda a tecnologia envolvida, é um impulsionador para o futuro da medicina”, explica Sandra Oyafuso Kina, Coordenadora do Centro de Informação e Comunicação (CENIC) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE).
A telemedicina não vai substituir uma internação ou consulta ao médico
A telemedicina passou a ser utilizada na década de 70, nos Estados Unidos. O intuito, na época, era melhorar o atendimento médico nas áreas rurais. Hoje ela tem diversas aplicações. No Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), as duas frentes utilizadas são:

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização do câncer de mama. Ações de incentivo à conscientização da importância do diagnóstico precoce são praticadas em diversas partes do mundo.

Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia, este direito é assegurado por lei federal.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres, mas se diagnosticado precocemente, as chances de cura são bem maiores.
CUIDE-SE.
Portanto, não deixe para depois. Eleja o seu Dia Rosa e cuide-se. Sua saúde agradece!


terça-feira, 22 de outubro de 2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HGVC realiza curso de Capelania Hospitalar


Objetivando proporcionar uma visita organizada  dos religiosos aqui no HGVC, foi elaborado um curso  de Capelania Hospitalar para preparar as pessoas de diferentes grupos que visitam o hospital.
O curso foi realizado hoje no auditório do hospital no horário das 8:00 às 11:00h.

Objetivos do curso:
 - Proporcionar uma orientação emocional e técnica para o trabalho de visitação à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença;
- Orientar os visitadores religiosos sobre normas e rotinas de visitas, enfatizando noções de infecção hospitalar e comunitária;
- Oferecer aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e seus familiares,  quanto aos profissionais da saúde;
- Saber ouvir e estar sensível às necessidades humanas.

Presentes no curso 45 representantes das Instituições Religiosas. As aulas foram ministradas por Técnicos do NEP - Núcleo de Educação Permanente: Maria das Graças Cardoso, Juliana Oliveira e Rita Pithon, além da Coordenadora do Atendimento Flávia Cardim.


Segundo Maria das Graças,  idealizadora do projeto, o curso contribuirá para uma reorganização do fluxo de visita dos religiosos ao hospital.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROJETO " POSSO AJUDAR ?"

Esta sendo implantado no HGVC o projeto " POSSO AJUDAR? ", organizado pelo Núcleo de Educação Permanente - NEP em parceria com a Coordenação de Atendimento e o Serviço Integrado à Atenção a Saúde do Trabalhador - SIAST. O projeto tem como estratégia principal o aprimoramento do atendimento, onde ele promove um espaço de comunicação solidária, em que o usuário pode ser ouvido e acolhido, na intenção de melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento ao público.

Com o objetivo de atender a todos os profissionais envolvidos no projeto, as atividades forma organizadas em duas etapas:
- 08/10/13 às 14h 
Apresentação do projeto: Enfª. Flávia Madalena Cardim - Coordenadora do Atendimento 
Aula: "Excelência na Qualidade do Atendimento ao Público" -  Ft. Rita Pithon Costa - NEP
Roda de Conversa "Ergonomia" - Ft Fernanda Maimone Cardoso - SIAST
- 17/10/13 às 14h - Mesmo cronograma de atividades .

"ABRACE ESTA CAUSA!!"

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mesa redonda com tema sobre: “A SAÚDE MENTAL E O ACOMPANHAMENTO À PESSOA COM SOFRIMENTO MENTAL NO HGVC”.

        Aconteceu no auditório do HGVC no dia 27/09 no horário de 08:00, a mesa redonda com tema sobre: “A SAÚDE MENTAL E O ACOMPANHAMENTO À PESSOA COM SOFRIMENTO MENTAL NO HGVC”. A abertura do evento foi feita pela diretora do HGVC Marilene Ferraz, que ressaltou a importância do conhecimento e debate sobre o tema no hospital. Dando seqüência a mesa o psicologo Tiago Jordão, a enfermeira Eliane Velame, o enfermeiro Geslaney Silva, o médico Arnaldo Rocha, e a organizadora do evento enfermeira Renata Lessa, tendo como público alvo profissionais de saúde, estudantes, residentes e comunidade de Vitória da Conquista - Ba. A Reforma Psiquiátrica Brasileira é um movimento social com origem no final dos anos 70, criado para propor novas formas de cuidado as pessoas em situação de sofrimento psíquico. Esse movimento traz como proposta a substituição dos Hospitais psiquiátricos por uma rede de serviços de base territorial e comunitária, profundamente solidárias, inclusivas e que estimulem a autonomia dos sujeitos nela inseridos. Não se trata obviamente de apenas retirar dos manicômios as pessoas com sofrimento mental, mas sim, de assegurar um espaço social que aceite, compreenda e conviva com a diferença. As bases legais desta política pública estão dadas pela Lei Federal 10.216/2001, que estabelece as formas de cuidado à saúde mental e de Portarias Ministeriais, que regulamentam o cuidado às pessoas em sofrimento mental e aos usuários de álcool e outras drogas.