domingo, 29 de dezembro de 2013

PROVAB: Inscrições para Enfermeiros e Dentistas vão de 17 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014


Você tem dúvidas sobre o PROVAB? 1471221_328370553967305_1382796223_n                                            Seguem as principais informações para que você entenda tudo sobre o PROVAB para Enfermeiros!

=> Vagas: 1.000
=> Bolsa: R$ 2.976,26 + especialização com foco na Atenção Básica.
=> Critérios de Seleção:
1. Candidatos que cursaram a graduação preferencialmente no próprio estado onde pretende se candidatar;
2. Maior média registrada no histórico escolar;
3. Menor tempo de formado;
4. Ordem de inscrição no Provab, ou seja, os primeiros inscritos terão prioridade na seleção. (IMPORTANTE).
Inscrições dos profissionais: Entre 17 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014.
Inicio das atividades: A partir de março de 2014.
Locais de Trabalho;
1. Capitais;
2. Regiões metropolitanas e
3. Municípios com população superior a 100 mil habitantes.

Inscreva-se: http://provab2013.saude.gov.br/

Mais informações:

http://www.unasus.gov.br/provab



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO

ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO
Cheila Matos dos Santos 1
Simone Maria Galvão Oliveira 2

O programa de estágios “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e da Escola Estadual de Saúde Pública, com o intuito de inserir graduandos do ensino superior na rede estadual de saúde pública. Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência no estágio extracurricular do graduando de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, desenvolvido no período de agosto de 2010 a agosto de 2011 no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Objetiva-se retratar a experiência vivenciada e estimular outros discentes a se envolverem em atividades similares e produzirem estudos no campo. O estágio compreendeu o desenvolvimento de atividades como: educação em saúde; notificação e investigação de doenças de notificação compulsória e campanhas de vacinação, proporcionando ao aluno uma visão teórico-prática ampliada no âmbito da Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

1  Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Graduanda em Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde. Docente da rede privada no curso técnico em Enfermagem. Supervisora de estágio de Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem. mattos_ch@hotmail.com 
  Graduada em Enfermagem pela UFBA. Especialista em Formação Pedagógica na Área de Saúde em Enfermagem e Saúde da Família na Atenção Primária e Enfermagem do Trabalho. Enfermeira concursada da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Coordenadora e Professora na Unigrad – Pós-Graduação e Extensão. simonemgalvao@hotmail.com

Felicitações

Bom, estamos chegando a mais um final de ano,que concluimos com muito sucesso e dedicação. Para o ano que iniciará, a equipe do NEP deseja a todos saúde, paz, discernimento, amor, compaixão, que todos alcance suas metas e objetivos. E para o ano que termina, que possam refletir sobre os erros e acertos gerados durante o ano. Estes são nossos desejos!

                              Um feliz natal e Ano Novo á todos!                                                                                                                                                                            Foto: Bom, estamos chegando a mais um final de ano,que concluimos  com muito sucesso e dedicação. Para o ano que iniciará, a equipe do NEP deseja a todos saúde, paz, discernimento, amor, compaixão, que todos alcance suas metas e objetivos. E para o ano que termina, que possam refletir sobre os erros e acertos gerados durante o ano. Estes são nossos desejos!
Um feliz natal e Ano Novo á todos!

ESTÁGIO VOLUNTÁRIO


Você que concluiu seu curso de graduação ou técnico, e deseja fazer um ESTÁGIO VOLUNTÁRIO no HGVC, fique de olho nas documentações necessárias:


1-*Carteira do conselho profissional
2-* Documentos pessoais: CPF, RG e Comprovante de Residência
3*- Certificado de conclusão do curso
4*- Cartão de Vacina
5*- TRAZER XEROX E ORIGINAL DOS ITENS 1 A 4
6*- Duas fotos 3x4

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ATENÇÃO: NOVIDADE NO AR!!!

Você que curte ficar conectado, só para não perder um click de novidade. Agora o NEP- Núcleo Educação Permanente do HGVC, conta c/ uma pág de facebook onde você fica por dentro de todas as novidades relacionada a capacitações, notícias, cursos, projetos e etc. Não perca tempo, curta já a página e fique por dentro de tudo o que acontece sobre saúde!!!

Acesse:

SESSÃO CIENTÍFICA: Curso de Atualização



O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGVC realizou na manhã desta terça-feira, 03, o Curso de Atualização em Estomias Intestinais, Urinárias e Fístulas. Direcionado para enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o curso, bastante acorrido, foi de grande valia para agregar novos conhecimentos nesta área profissional.

A palestrante convidada, enfermeira Charla Palma, especialista em Enfermagem Dermatológica ressaltou a importância de novas técnicas e apresentou novos produtos na área de estomas intestinais, urinárias e gástricas. Também falou sobre o novo modelo de atenção às pessoas com estomas precoces e formas de prevenção.
  Juliana Oliveira, enfermeira do NEP, mostrou-se bastante satisfeita com o curso: “Nesta capacitação salientamos a melhoria da qualidade de vida do paciente com estoma, feridas e incontinência. Nosso objetivo é sempre atualizar os nossos profissionais para uma atenção especial ao nosso público”, concluiu.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SIAST realiza capacitação para Seguranças



O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador-SIAST/HGVC, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente – NEP/HGVC realizou, em 22 de outubro de 2013, a capacitação dos colaboradores que atuam como Seguranças do HGVC. A capacitação abordou técnicas de primeiros socorros, conforme o Protocolo do PHTLS-Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado 7ª Edição – 2012.



Reflexão

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores / Geraldo Vandré

Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Somos todos iguais / Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer
Pelos campos há fome / Em grandes plantações
Pelas ruas marchando / Indecisos cordões
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores / Vencendo o canhão
Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer
Há soldados armados / Amados ou não
Quase todos perdidos / De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam / Uma antiga lição:
De morrer pela pátria / E viver sem razão
Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer
Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Somos todos soldados / Armados ou não
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Somos todos iguais / Braços dados ou não
Os amores na mente / As flores no chão
A certeza na frente / A história na mão
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando / Uma nova lição
Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer