segunda-feira, 31 de março de 2014

Desinfecção em Endoscopia

"Haverá uma aula de desinfecção em endoscopia, onde será tratado a nova legislação de uso de saneantes químicos e desinfecção em endoscopia. A aula será ministrada pela SOBED e contara com uma enfermeira especialista no assunto. Esse programa faz parte de um esforço da SOBED, para informar e capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dentro do contexto das novas resoluções da ANVISA e informa-los sobre as condutas realizadas no procedimento, fortalecendo assim a prática de endoscopia na Bahia.
Ao final da aula será lançado o subcapítulo da SOBED no Sudoeste da Bahia.

O local será na Casa do Medico em Vitoria da Conquista
Data: 12 de abril as 9:00 horas
Incrição Gratuita

Contamos com a presença e divulgação deste evento.

Att,

          Braulito Perazzo
         Médico Coordenador do CHD - HGVC


segunda-feira, 24 de março de 2014

SESSÃO CLÍNICA RESIDÊNCIA PEDIÁTRIA E UTI PEDIÁTRICA


TEMA: SÍNDROME DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO – SDRA.
DIA: 27/03    
HORÁRIO: 19:00 HORAS

LOCAL: AUDITÓRIO HGVC.

· SESSÃO CONJUNTA

RESIDÊNCIA MÉDICA PEDIATRIA E LIGA

DE PEDIATRIA UESB.

TEMA: OTITE MÉDIA AGUDA
DIA: 26/03  
 HORÁRIO: 19:00 HORAS
LOCAL: AUDITÓRIO UESB

sexta-feira, 21 de março de 2014

Fiocruz abre inscrições para curso em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal

Estão abertas até o dia 7 de abril as inscrições da seleção de alunos para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade, na modalidade à distância. O curso é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde.
O curso foi criado dentro do contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal, como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como da necessidade de ampliar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS, por meio da atuação em comitês de mortalidade.
Entre seus objetivos estão qualificar os profissionais e gestores de saúde para desenvolver a vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuar em conjunto com os comitês de mortalidade, a fim de propor medidas de intervenção em diferentes contextos sociais por meio da articulação das experiências práticas com os conhecimentos atualizados e a contextualização política.
São oferecidas 1.700 vagas, sendo 70% destas destinadas às regiões Nordeste e Amazônia Legal. São áreas afetadas por alta proporção de sub-registro e de baixa confiabilidade das informações sobre nascimentos e óbitos, fatos estes que podem minimizar ou até mesmo, ocultar o tamanho do problema. Além disso, estas áreas apresentam estimativas que apontam descensos da mortalidade materna, infantil e fetal em rítmo menor que o restante do país.
Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser feito via coordenação do curso, através do telefone 21-25982678 ou do e-mail: secretaria.vomif@ead.fiocruz.br

Fonte: Fiocruz
/curso concurso/fiocruz

quinta-feira, 20 de março de 2014

Profissionais de saúde são capacitados para a Copa do Mundo


A capacitação começou nesta terça-feira (18), no Hotel Fiesta, e acontece até a próxima sexta (21). A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), em parceria com o governo alemão, Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha e Engagement Global Com.

Campanha mostra que pessoa com Síndrome de Down é como outra qualquer


A Associação Baiana de Síndrome de Down, a Ser Down, se une à corrente mundial de transformação social, incentivando a sociedade baiana a reconhecer o valor das pessoas com down e a conviver com as diferenças.
Em maio do ano passado, a jovem Amanda Amaral Lopes, então com 24 anos, destacou-se como a primeira pessoa com Síndrome de Down (SD) na Bahia a concluir um curso de nível superior. O fato de ela ter se tornado bióloga, sem dúvida, quebrou paradigmas, ao mostrar que uma pessoa com SD é como outra qualquer, com seus sonhos, desafios e conquistas. É justamente o que mostra a recente campanha da Ser Down (Associação Baiana de Síndrome de Down), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no próximo dia 21.

terça-feira, 18 de março de 2014

15 ANOS DO CAAV - Centro de Atenção e Apoio à Vida

O NEP/HGVC parabeniza o CAAV pela sua história de sucessos e toda sua trajetória, que vão desde a sua implantação (04/02/1999), à prática de suas atividades até os dias atuais que muito colabora com a valorização do atendimento à comunidade.
Ao longo de  15 anos, o CAAV  consolidou-se como experiência exitosa no atendimento médico especializado e na assistência social aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), de HIV/aids e das hepatites virais. Garantindo sigilo e privacidade, este serviço é referência para vários municípios do interior da Bahia e do norte de Minas Gerais.
Além de atendimento, o CAAV também se tornou uma importante ferramenta de Educação Permanente, com promoção de eventos para usuários do serviço, para profissionais da rede básica municipal, para outros estados e países.