sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dia-Nacional-do-Psicólogo...-27.08

O Profissional de psicologia é um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma".
A psicologia nasceu da filosofia, os primeiros a fazer especulações sobre questões e pensamentos da alma.
Conheça o Código de Ética deste profissional.
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/resolucao1987_2.pdf


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PROTOCOLO DE VIGILÂNCIA E MANEJO DE CASOS SUSPEITOS DE DOENÇA PELO VÍRUS EBOLA (DVE)

Versão 1 – atualização em 8 de agosto de 2014
DEFINIÇÕES 
 CASO SUSPEITO: Indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de país com transmissão atual de Ebola (Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria – OMS) que apresente febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarreia sanguinolenta, gengivorragia, enterorragia, hemorragias internas, sinas purpúricos e hematúria.
 CASO CONFIRMADO: Caso suspeito com resultado laboratorial conclusivo para Ebola realizado em Laboratório de Referência.
 CONTACTANTE: Indivíduo que teve contato com sangue, fluido ou secreção de caso suspeito; OU Dormir na mesma casa; Contato físico direto com casos suspeitos; Contato físico direto com corpo de casos suspeitos que foram a óbito (funeral); Contato com tecidos, sangue ou outros fluidos corporais durante a doença; Contato com roupa ou roupa de cama de casos suspeitos; Ter sido amamentado por casos suspeitos (bebês).
 CASO PROVÁVEL: caso suspeito de viajantes ou profissionais de saúde provenientes desses países e que apresentem histórico de contato com pessoa doente, participação em funerais ou rituais fúnebres de pessoas com suspeita da doença ou contato com animais doentes ou mortos.
DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO 
O ebola é uma doença de notificação compulsória imediata e deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, de acordo com a Portaria Nº 1.271, de 6 de junho de 2014.
Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente às autoridades de saúde das Secretarias municipais, Estaduais e à Secretaria de Vigilância em Saúde por um dos seguintes meios: telefone 0800.644.6645, preferencialmente; e-mail notifica@saude.gov.br ou formulário eletrônico no site da SVS.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
O período de incubação pode variar de 1 a 21 dias.
TRANSMISSÃO 
Não há transmissão durante o período de incubação. A transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres), ou do contato com superfícies e objetos contaminados.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Confira novas publicações no site da Noroeste Concursos sobre Processo Seletivo para Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) e Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP) informa que se encontram disponíveis no site da Noroeste Concursos novas informações sobre o Processo Seletivo para Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB, editais nº03/2014 e nº04/2014. Salientamos que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as informações referentes ao processo seletivo no site da Noroeste Concursos, desse modo, a EESP não se responsabiliza por publicação de qualquer informação ao candidato sobre este processo seletivo.

II Mostra Científica do SUS Bahia: EDUCANDO PARA A SAÚDE

Está confirmada a realização do I Fórum Estadual de Gestão no Trabalho e Educação na Saúde e da II Mostra Científica do SUS-BA nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2014.

As inscrições serão a partir das 10:00h do dia 04 de agosto de 2014, próxima segunda-feira, e poderão ser realizadas através dos sites da SUPERH e da EESP. O Fórum e a Mostra acontecem simultaneamente, mas exigem uma inscrição separada para cada um dos eventos com apenas uma observação: os inscritos na Mostra garantem a inserção automática no I Fórum, não sendo necessário preencher dois formulários.

As vagas são limitadas e permanecerão abertas até completar o limite de inscritos. Não perca tempo e garanta já a sua participação.

Faça sua inscrição: