quinta-feira, 25 de setembro de 2014

HGVC Capacita 72% da Equipe de Enfermagem da Emergência em Suporte Avançado de Vida

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2014 foram capacitados em Suporte Avançado de Vida os profissionais da equipe de enfermagem da Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Estratégia importante para uma Qualidade na Assistência de Enfermagem efetiva.
As situações de emergência e trauma representam para os profissionais da saúde um momento de grande tensão, pois as decisões precisam ser rápidas e precisas, qualquer erro pode resultar na morte do paciente.
Planejado de maneira a permitir um treinamento
essencialmente prático, esta capacitação realizada por Antônio Sinron e Lucimário Santos preparou a equipe para trabalhar padronizado, baseado em protocolos de atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) e às mais variadas condições de emergência, como insuficiência respiratória,  choque, arritmias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.

Ministério da Saúde envia equipe para monitorar casos de Chikungunya na Bahia


O Ministério da Saúde informa que foram confirmados por meio de exames laboratoriais 16 casos autóctones (dentro do mesmo território) da Febre Chikungunya no país. As pessoas infectadas não possuem registro de viagem internacional para países onde há transmissão. Quatorze casos ocorreram no município de Feira de Santana, na Bahia e outros dois casos no Oiapoque (Amapá). Outros casos suspeitos estão sendo investigados. O Ministério da Saúde também registrou, neste ano, 37 casos importados, em pessoas que viajaram para países com transmissão da doença.
Equipes do MS já se encontram nos dois estados e estão trabalhando em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde do Amapá e da Bahia. Além de intensificar ações de prevenção e vigilância da doença, as equipes dão orientação para a busca ativa de casos suspeitos e a implementação de ações para reduzir, com maior rapidez, a população dos mosquitos transmissores. Também faz parte deste trabalho a orientação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença e a eliminação de criadouros nas residências.

Doença - A Febre Chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Seus sintomas - febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema - costumam durar de três a 10 dias, e sua letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, é rara e menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação adequada e repouso.

 AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
  •  Notificar imediatamente os casos suspeitos para o ramal 75322 ou  77-8811-9996
  •  Solicitação de amostras de soro para encaminhamento ao LACEN. Tempo de coleta: Fase aguda - dentro dos primeiros oito dias de doença; Fase convalescente: entre 10 e 14 dias após a coleta da amostra em fase aguda.
  •  Maiores informações acesse: www.suvisa.ba.gov.brwww.suvisa.ba.gov.br
  • Nota técnica 01/2014