quarta-feira, 1 de abril de 2015

Início da Residência Multiprofissional

No último dia 30 aconteceu no HGVC a aula inaugural da Residência Multiprofissional em Urgência – PRMU. Na instância, foram recebidos os doze profissionais ingressos no programa pelos preceptores da Instituição executora (HGVC) e pelos tutores da Instituição formadora (UFBA).

Em entrevista ao NEP, Andressa, nutricionista ingressa no programa, afirma ter expectativa de vivenciar na Residência um “trabalho em equipe para um atendimento humanizado”. Sua colega Fernanda, também nutricionista residente, assegura em sua fala a importância da Residência “pelo aprimoramento profissional e pela contribuição que poderei dar à Instituição”. Fernanda afirma ainda que a experiência multiprofissional viabilizará uma visão mais holística do paciente.

Jéssica e Mariana, farmacêuticas residentes, anseiam pelo momento de reunião com os colegas de outras profissões envolvidos no programa.  Elas afirmam que o programa suprirá uma carência da graduação em integralizar o saber multiprofissional. “Quando reunir ficará tudo mais claro a respeito do paciente”, disse Jéssica.

Rodrigo Berbel, bioquímico e preceptor do programa, explana que “os residentes não vão estar só se aprimorando, mas fazendo esse elo do conhecimento universitário para com a rotina de trabalho aqui.” Coloca ainda que, no contexto laboratorial, a chegada dos Residentes proporcionará um salto na qualidade e na gestão dos serviços.

Autor: Moabe Lemos Menezes
Acadêmico de Enfermagem/UFBA