quinta-feira, 30 de julho de 2015

Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho apresentam Mapa de Risco ao HGVC



Os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ADÉLIA TEIXEIRA elaboraram durante o  período de estágio supervisionado o Mapa de Risco de 09 setores do  HGVC e hoje, apresentaram este trabalho à equipe do hospital: estavam presentes representantes do NEP - Núcleo de Educação Permanente, SIAST - Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador, e membros da CLST - Comissão Local de Saúde do Trabalhador.
O Mapa de Risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.
Este trabalho realizado pelos estudantes foi de grande relevância para a aprendizagem, pois conseguiram o entendimento que o hospital tem como objetivo a prestação de serviços na área da saúde, com qualidade, eficiência e eficácia, e que isto não pode ser alcançado sem a administração efetiva de um programa de prevenção de acidentes que proporcione condições ambientais seguras para o paciente e para os profissionais que aí desenvolvem suas atividades de trabalho.
O Hospital deve desenvolver continuamente trabalhos como este,  assegurando que estudantes e servidores estejam cientes de suas responsabilidades na redução de riscos e acidentes. Devem promover e reforçar práticas seguras de trabalho e proporcionar ambientes livres de riscos, em acordo com as obrigatoriedades das legislações municipais, estaduais e federais.


.

terça-feira, 28 de julho de 2015

HGVC na Campanha de Combate às Hepatites Virais






 Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. 

 A Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial de Saúde instituiu a data de 28 de Julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)  para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

  O Núcleo de Educação Permanente, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Centro de Apoio e Atenção á Vida(CAAV) e alunos do Curso de Medicina da UESB, sob a supervisão da Profª Petruska  realizou durante todo o dia 28 de julho ações de testagem das Hepatites B e distribuição de materiais educativos e de aconselhamento, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.  Esta Campanha de Hepatites Virais foi realizada com intuito de informar a população e os profissionais de saúde da importância destas doenças, enfatizando as medidas de prevenção e ofertando aos profissionais e público vacina contra Hepatite B.

 Ainda voltados para essa atenção  com diversos grupos da sociedade, em especial profissionais da saúde sobre a real prevalência destas patologias silenciosas, a ação ofereceu teste rápidos de freagem das Hepatites B e C . Foram realizadas 150 doses de vacina contra Hepatite B, 155 testes rápidos de Hepatite C e 75 testes rápidos de hepatite B além da apresentação do fluxograma de ABO (Acidentes Biológicos Ocupacionais)

Às 16:30 horas encerrando o evento aconteceu uma  palestra com Dra. Petruska – Hepatologista (Professora da UESB) e a Enfª Fabíola (CAAV- Centro de Apoio e Atenção à Vida) palestra com apresentação das Hepatites virais ( sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento , dados epidemiológicos e apresentação do novo protocolo de Hepatite C  que consiste numa posologia simples e oral ,efeitos adversos mínimos, mínima interação medicamentosa, 90% cura , 12-24 semanas (de 3 a 6 meses), 30.000 tratamentos/ano).











sábado, 25 de julho de 2015

HGVC realiza curso para religiosos: Assistência Religiosa dos Hospitais da Rede SUS

Enfermeira Juliana Oliveira
A Minuta Assistência Religiosa dos Hospitais da Rede SUS,  foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), e publicada em edição do Diário Oficial do Estado (DO): PORTARIA Nº 02/2013. O documento, que foi elaborado por membros do Comitê Técnico Estadual da População Negra e colaboradores, regulamenta a prestação de assistência religiosa nas unidades da Rede Própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Na minuta consta que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Para orientar os religiosos sobre a portaria em questão e ter uma visita organizada na qual os direitos dos pacientes e acompanhantes sejam garantidos, O NEP-HGVC ministrou curso com um grupo no dia 24 de julho e terá mais dois grupos: dias 27 e 28.

O curso foi organizado pela Enfermeira do NEP Maria das Graças Cardoso e ministrado por ela e pela Enfermeira Juliana Oliveira.

Lembramos que segundo o Art 7º "  O religioso que prestar assistência nas unidades definidas no art. 1º deverá, em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada unidade de internação coletiva, a fim de não por em risco as condições do paciente, dos trabalhadores do SUS e a segurança do ambiente.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CAPACITAÇÃO DA COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR—CLST do HGVC


O Núcleo de Educação Permanente- NEP promoveu a 1ª capacitação aos novos membros da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) do HGVC como Unidade de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.  A capacitação tem como objetivo qualificar os novos membros da CLST, para estarem atuando de forma efetiva dentro da esfera da saúde do trabalhador no SUS, seguindo a política de segurança e saúde do trabalhador do Estado.
De acordo com Maria das Graças Lima Cardoso, presidente da CLST é de fundamental importância para a eficiência dos trabalhos desenvolvidos no HGVC, uma vez que seu propósito é atuar nos fatores que agem direta e indiretamente sobre a saúde dos trabalhadores do SUS. "Todos os membros da CLST são eleitos pelos servidores, e a capacitação possibilita uma atuação mais fortalecida para enfrentar os problemas relacionados a saúde do trabalhador e propor as melhores soluções e adequações ao pleno trabalho dos servidores em seus ambientes de trabalho", disse ela.
A capacitação ministrada pelas técnicas Cynthia Maria Coelho Azevedo e Talita Castro Santos Garcia, representantes da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde- DGTES, e membros do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador – SIAST do HGVC, Anne Catuzzo e Vailson Monteiro Lopes, aconteceu nos dias 06 e 07 de julho de 2015 na Sala de Estudos do HGVC, e contou com a participação de representantes da CLST eleitos para o mandato 2015/2017.

A Comissão Local de Saúde do Trabalhador—CLST, foi empossada no dia 07 de maio de 2015, tendo como Membros TITULARES os seguintes funcionários: FERNANDA MAIMONE SOUZA, MARIA DAS GRAÇAS LIMA CARDOSO, VAILSON MONTEIRO LOPES, FLÁVIA M. NEVES CARDIM, SORAIA PEREIRA SOUZA, MARIA ADIR CHAGAS NASCIMENTO, CLAUDINE DA SILVA OLIVEIRA DE SOUZA, MATEUS CLEBER BOTELHO BARROS.

 E como Suplentes: GABRIELA P. AMARAL, GILMARA DE AVELAR AZEVEDO, ROSIMARY DOS SANTOS, SUELLEN LIMA ANDRADE.

sábado, 11 de julho de 2015

HGVC presente na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória da Conquista

Enfermeiras do HGVC: Simone Galvão e Juliana Oliveira
Gileaide Santana, Lúcia, Padre Edilberto (Diretor FSVC), Marilene Ferraz (Diretora HGVC)

A Conferência tem como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, com o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde.
A cada quatro anos é realizada a Conferência, nas esferas de governo federal, estadual e municipal, com a representação dos vários segmentos sociais, e outros, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
Na quinta e sexta feira últimas  09 e 10 de julho, aconteceu a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória da Conquista  com o tema: "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro".  Teve como objetivo  a eleição de delegados e propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e posteriormente para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em dezembro de 2015.
Foram eleitos 16 delegados titulares e 16 suplentes para a 9ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada no período de 29 setembro a 01 de outubro de 2015 em Salvador.
Fonte:http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/8a-conferencia-municipal-de-saude-e-concluida-com-a-eleicao-dos-delegados-para-conferencia-estadual-2/