quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Palestras no HGVC ministradas por representantes da SESAB para os Servidores Públicos

O O Núcleo da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - NUGTES do Hospital Geral de Vitória da Conquista, promoveu Rodas de Conversas entre os servidores do Hospital e representantes da SESAB. 
Ontem 28 de outubro Aline , da Diretoria da Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde - DGETS mediou o encontro durante a manhã e à tarde, dialogando sobre a Carreira no Estado e tirando dúvidas dos servidores. Hoje, Rafael, advogado da SESAB palestrou sobre Direitos do Trabalhador.
Importante salientar que estes momentos fortalece espaços de trabalho na saúde, permitindo diálogo aberto visando a proteção social dos trabalhadores do SUS.
Aline

Rafael



terça-feira, 27 de outubro de 2015

HGVC Comemora Semana do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939. O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubroA data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público.

David Furtado dos Santos
Eliane Santos Silva
O HGVC parabeniza os Servidores Públicos e como forma de valorização abre espaço para que os seus servidores possam expor seus trabalhos manuais, tais como: pintura, artesanatos entre outros.
Amanhã dia 28 de outubro será realizada palestra  sobre Carreira no Estado com representantes da DGTES-SESAB: Priscila Macedo e Luciano Moura. Local: Auditório Horários: 09h e 15h.

Dia 29 de outubro será realizado um Sarau às 16h no auditório com cantores do HGVC: Rita Pithon, Maione, Betinho e Márcio Kléber.


10º Apresentação Coordenadores do HGVC

Em 21 de outubro de 2015 houve a apresentação de mais dois serviços do HGVC: Psicologia e Núcleo de Educação Permanente.
O Serviço de Psicologia Hospitalar foi apresentado pelo Psicólogo Tiago Jordão. O serviço de Educação Permanente foi apresentado pela Enfermeira Valdenice Vieira, o médico Thiago Millet apresentou a Residência Médica e o Farmacêutico Márcio Galvão a Residência Multiprofissional.



Valdenice Vieira
Márcio Galvão
Thiago Millet

Tiago Jordão

Com relação a  Educação Permanente temos que ela tem como objetivo  a transformação do processo de trabalho e a realização do encontro entre o mundo de formação e o mundo do trabalho, onde aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e acesso aos serviços de saúde.

Serviços  do NEP: Ensino, Projetos e Extensão, Serviço Voluntário, Formação dos Profissionais, Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Legislação:
Em consonância com a política orientadora de formação em saúde do Ministério da Saúde, o NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - NEP, foi implantado em 05 de maio de 2006.
Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007 que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Resolução CIB nº 283, de 21 de novembro de 2011 – Aprova a Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do SUS Bahia.
Finalidades:
Apoiar a unidade hospitalar na formação e capacitação de recursos humanos.
Promoção de espaços de interatividade entre as áreas técnicas do HGVC, buscando fortalecer a cultura da educação permanente na saúde.
Identificação das demandas e ofertas de formação/qualificação profissional, com vistas a melhoria do processo de trabalho e fortalecimento da integração ensino-serviço.
Apoio e elaboração de projetos, favorecendo a construção de metodologias que propiciem a integração entre ensino e serviço.
Articulação e apoio a pesquisas, estudos técnicos científicos que potencializem as ações das Politicas Estaduais de Saúde.
Acompanhamento e integração de programas de estágios supervisionados e residências médicas e multiprofissionais e outras na área da saúde, com ênfase na interdisciplinaridade e na integralidade na saúde.
Representação no NUGTES – Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, no Programa de Pesquisa para o SUS, nas Comissões e Comitês institucionais de integração ensino e serviço.
Acolhimento dos trabalhadores e estudantes na integração ensino e serviço.
Propostas de educação permanente junto ao grupo administrativo para implementação e contexto da gestão do cuidado em saúde.
Articulação, sistematização para os processos de informação em saúde.
Disseminação e descentralização da capacidade pedagógica no SUS.
Estimula troca de experiências e conhecimentos para atenção integral e de qualidade na busca de respostas e soluções coletivas.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EFTS realiza cadastro de profissionais da Sesab com formação em Práticas Integrativas e Complementares em saúde e interessados em exercer a docência neste campo

Tendo em vista o fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, por meio da Superintendência de Recursos Humanos – SUPERH/ Escola de Formação Técnica em Saúde – EFTS, torna pública a realização de um cadastro de profissionais da rede própria com experiência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS e que tenham interesse em exercer docência nesta área, em futuras formações.

9º Encontro dos Coordenadores HGVC

Garantir a integração serviço dentro do hospital através de iniciativas de valorização das atividades dos diversos setores promove estratégias de desenvolvimento da rede saúde definindo metas e ações para melhoria dos indicadores de saúde  e da atenção prestada. Tais ações de forma articulada fortalecem o serviço. 
Ontem dia 14 de outubro foram apresentados os setores: Contas Médicas, Faturamento,  Serviço Social e  SAME - Serviço de Arquivo Médico e Estatístico.






O 8º ENCONTRO


o 8º Encontro foi realizado no dia 07 de outubro de 2015 os coordenadores dos setores de Compras, Licitação, Contratos e Financeiro apresentaram seus setores para os colegas que fazem parte da administração do HGVC e esclarecerem as dúvidas mais frequentes para estes processos.
Quais são os objetivos do sistema de compra? Segundo Cláudia Meirelles o Setor de Compras e o de Licitação depende um do outro para atender aos demais departamentos. Para que a compra seja efetuada, são quatro as vertentes: convite, tomada de preços, concorrência pública e pregão, de acordo com os valores dos serviços solicitados. Além de atividades de planejamento anual das compras a função de compras, visa garantir bens e serviços na quantidade certa, na qualidade certa, da fonte certa, no exato momento e ao preço certo. A contratação mais vantajosa pode ser traduzida numa compra na quantidade certa, na qualidade certa, da fonte certa, no exato momento e ao preço certo. A entidade pública procura obter o maior benefício possível no processo de compra.
Elisete Neri apresentou a COPEL. A licitação é a forma correta e legal visa selecionar a proposta mais vantajosa e propiciar iguais oportunidades àqueles que desejam contratar com a Administração Pública.
O advogado Caio Pessoa, coordenador do Setor de Contratos, explicou a função de gerenciamento, confecção, manutenção e controle dos contratos administrativos além de orientar os prepostos na administração dos serviços contratados.


O Setor Financeiro foi apresentado pela coordenadora Josana Mota. O setor é responsável pelos processos e controle de contas a pagar e receber, trabalhando de forma integrada, com vários setores, principalmente: contabilidade, faturamento, setor compras, etc. Buscando sempre excelência e transparência no atendimento e nos serviços prestados, o setor passou ultimamente por uma reestruturação no espaço-físico e pessoal, com o objetivo de buscar melhor atendimento aos colaboradores, pacientes e a comunidade em geral de maneira rápida e eficiente.



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

NEP participa da I Feira de Ciências do CENEB

O Centro Noturno de Educação do Estado da Bahia realizou nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 a I Feira de Ciências destinada aos alunos do Ensino Médio e dos programas Tempo Juvenil Educação de Jovens e Adultos – EJA na sede do Instituto de Educação Euclides Dantas.

O objetivo foi estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento.
A Feira proporcionou várias oficinas extracurriculares nas diversas áreas do conhecimento e atividades para proporcionar a saúde física e mental dos alunos.
A enfermeira do NEP - HGVC, Juliana Oliveira Santos, conduziu as oficinas de “Sexo Seguro” e “Caixa Preta do Sexo” respectivamente nos dois dias de atividades da Feira.
O tema gera muita curiosidade dos alunos principalmente porque na educação noturna a grande maioria dos alunos tem vida sexual ativa e apesar de muita opinião na mídia a carência de informações ainda é muito grande: “Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e AIDS, mas mesmo assim a população sexualmente ativa não usa preservativo nas relações sexuais casuais” afirma Juliana.
A enfermeira relata também que conduziu as oficinas colocando a educação sexual como um benefício para o corpo e para a individualidade do ser de cada um e para a saúde mental, pois pesquisas apontam que as questões como o sexo casual estão provocando cada vez mais precocemente distúrbios como ansiedade, ansiedade social e depressão: “Qualquer pessoa que tenha uma relação sexual sem proteção está exposta às DST’s, que, por sua vez, pode causar complicações e outras consequências graves como a gravidez, a gravidez de risco, o aborto, a infertilidade e até mesmo o câncer genital devido à infecção pelo HPV. Os esclarecimentos sobre a utilização correta dos métodos anticoncepcionais de forma segura e adequada para cada caso”.
O Núcleo de Educação Permanente do HGVC sempre que solicitado está à disposição da sociedade na reflexão e no debate sobre o tema saúde como parte da responsabilidade social da instituição.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Evento da Mucopolissacaridose

A Enfermeira Juliana Oliveira representa o NEP  em evento da Mucopolissacaridose em 01 e 02 de outubro no auditório da Escola de Saúde da Família. Parceria  UFBA - HGVC - PMVC.
Hoje palestra com uma Enfermeira do Serviço de Genética do Hospital Roberto Santos.

Profissionais do HGVC



Entenda um pouco mais sobre a Mucopolissacaridose
A MPS é uma enfermidade hereditária, que de uma forma simplificada significa dizer que há falta de uma enzima para digerir um açúcar (o mucopolissacarídeo).
Trata-se de uma doença rara e por isso, em muitos casos, de difícil diagnóstico, pois, muitos sintomas são comuns a outras doenças. O diagnóstico correto da MPS é fundamental e pode propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes.
São doenças genéticas graves, causadas por erros inatos do metabolismo, que afetam a produção das enzimas responsáveis pela síntese de proteínas das células, afetando diretamente o funcionamento de todos os órgãos.
Existe mais de um tipo de MPS. A tipologia é determinada pela enzima que o organismo não consegue produzir. Com essa variação, os sintomas de cada deficiência genética variam conforme o organismo. Até hoje, os únicos tipos que apresentam tratamento são o I, II, IV e VI.
PRINCIPAIS SINTOMAS
A MPS inclui uma ampla gama de sintomas, as pessoas podem apresentar diferentes graus de gravidade e progressão da doença. Como os sinais e sintomas são muito variados, ela pode afetar cada indivíduo de modo diferente. As manifestações clínicas da MPS I, por exemplo, mostram uma evolução crônica e progressiva; são de natureza multissistêmica e incluem aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, baixa estatura, face característica, infecções sucessivas do trato respiratório, hérnia umbilical e/ou inguinal, problemas nas válvulas cardíacas, opacidade da córnea, falta de ar durante o sono (apneia), cabeça aumentada. As funções auditiva, visual, respiratória (vias aéreas) e cardiovascular são todas afetadas; a mobilidade das articulações fica gravemente diminuída. Pode haver ainda o comprometimento do Sistema Nervoso Central.
TIPOS DE MUCOPOLISSACARIDOSE
MPS I: Síndrome de Hurler, Hurler-Schele e Schele MPS II: Síndrome de Hurler
MPS III: Síndrome de Sanfilippo
MPS IV: Síndrome de Morquio
Há duas formas: Síndrome de Morquio Tipo A e Tipo B. Pessoas com Tipo A não tem uma enzima chamada galactosamina-6-sulfatase. Pessoas com Tipo B não produzem o sufi ciente de uma enzima chamada beta-galactosidase.
MPS VI: Síndrome de Maroteux-Lamy
MPS VII: Síndrome de Sly

Mesmo entre os tipos de MPS, existem variações que devem ser investigadas para o melhor tratamento. Ex. MPS Tipo III.

Doença de Sanfilippo ........Enzima deficiente
Tipo A ................................heparan-N-sulfatase (sulfamidase)
Tipo B ...............................alfa-N-acetilglicosaminidase
Tipo C ...............................acetil-CoA:alfa-glicosaminida-N-acetiltransferase
Tipo D ...............................N-acetilglicosamina-6-sulfatase

 TRATAMENTO
O principal foco para tratamento da MPS é a reposição enzimática, impedindo, assim, seu acúmulo no organismo. Além do tratamento medicamentoso, é necessária uma terapia multidisciplinar. Dependendo dos sintomas apresentados, pode envolver profissionais das seguintes áreas: geneticista, pediatra, pneumologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.


OPO do HGVC firme na campanha nas escolas de Vitória da Conquista: Campanha Doação de Órgãos

A OPO permanece com campanha informando a população e os estudantes de forma mais intensa sobre a Doação de Órgãos. Veja imagens:
Centro Integrado Navarro de Brito

HGVC



Estudantes da Escola José de Sá Nunes no HGVC