quinta-feira, 21 de julho de 2016

Encontro Estadual de Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde no SUS Bahia

Aconteceu, entre os dias 13 e 15 de julho de 2016, o Encontro Estadual de Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde no SUS Bahia, no Convention Center do Fiesta Bahia Hotel em Salvador.
Uma extensa programação debateu sobre a política estadual de gestão do trabalho e humanização na saúde. O HGVC foi representado por Norma Coordenadora do RH, Juliana Oliveira, enfermeira do NEP e Vailson Lopes representando o SIAST.
 Para realizar mudanças e acolhimento nos processos de trabalho e organização interdisciplinar na gestão de processos de trabalho, muitos desafios foram debatidos e elencados para a gestão do trabalho no SUS Bahia: precariedade dos vínculos, relações e condições de trabalho; espaços de negociação permanente em saúde; valorização do trabalho e do trabalhador; planos de cargos, carreiras e vencimentos/ salários; direitos, benefícios e deveres dos trabalhadores; processos e fluxos administrativos; atenção à saúde do trabalhador da saúde; regulação da força de trabalho; tecnologias, informações e sistemas para a gestão do trabalho; financiamento e produção de conhecimento na área.
a humanização, definida a partir dos princípios da transversalidade, da indissociabilidade entre atenção e gestão e do fortalecimento do protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos na Política Nacional de Humanização só alcançará mudanças concretas na gestão e na atenção à saúde se conseguir inserir a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho tendo como foco as necessidades dos cidadãos e a produção de saúde; fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade;  compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e de atendimento; compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente; articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde e  fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS.
Vejam a programação do Encontro e das Oficinas:

Abaixo, galeria de fotos:
Vailson e Norma(HGVC) e colega do HPAP

Roda de Educação Popular!



Rosangela Katayose, Ana Neusa e Juliana Oliveira

Norma, Vailson e Juliana
Lígia Matos e Juliana Oliveira

INCENTIVO E MONITORAMENTO DE PESQUISAS É META DA SESAB
"Quantas pesquisas estão sendo feitas na rede pública estadual? Quantos investigadores existem nessas unidades? Não sabemos. Queremos e precisamos ter essas informações, até porque sem informação não há financiamento." O questionamento foi feito pelo subsecretário estadual da Saúde, o médico Roberto Badaró, durante palestra sobre o tema "Responsabilidade e compromisso com a Pesquisa", dando início à Reunião Ampliada - Fluxo de monitoramento de pesquisas nas unidades de saúde da Rede Sesab.
O evento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), reuniu durante toda essa terça-feira (12), no auditório da Divast, diretores das unidades de Saúde da Rede Sesab e representantes das Comissões de Ensino e Pesquisa das respectivas unidades, com o objetivo de conhecer a situação atual no que se refere ao monitoramento das pesquisas realizadas nas unidades da Sesab e discutir a modernização desse processo.
Durante a instalação do encontro, o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Gilmar Vasconcelos, lembrou que o fomento à pesquisa vinha sendo trabalhado desde o ano passado pela Sesab, mas "estamos fortalecendo ainda mais essa pauta, com a parceria do subsecretário Roberto Badaró, cientista com vasta experiência na área". Vasconcelos disse que para o controle e monitoramento das pesquisas dentro das unidades é necessário que os gestores estejam acompanhando esses trabalhos.
Temas relacionados à responsabilidade e compromisso com a pesquisa e a reestruturação do fluxo de monitoramento de pesquisas nas unidades de saúde, por meio da implantação de um sistema informatizado que permitirá o acompanhamento mais sistematizado dos estudos desenvolvidos foram destaque durante a reunião, que contou também com as presenças da diretora da Ditec (diretoria de Ciência, Tecnologia e Informação em Saúde), Maridete Simões, e do diretor de Modernização Administrativa, Rogério Velame.
Para Roberto Badaró, por causa do "hiato entre a instituição e o pesquisador, vivemos a reboque de países onde a pesquisa é uma atividade de grande importância". Em sua palestra, o subsecretário da Saúde falou que a regulamentação da pesquisa precisa ser muito bem fundamentada e nessa regulamentação, "estamos mais de 20 anos atrasados em relação a países mais desenvolvidos". Ele acrescentou ainda que o termo de consentimento livre e esclarecido dos pacientes é indispensável para a condução ética do estudo, mas é de igual importância a legitimidade do propósito do estudo.
Fonte: SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 12 de julho de 2016

DO NEP:
O HGVC foi representado pela enfermeira Juliana Oliveira que coordenada a Comissão de Ensino e Pesquisa da instituição.
A avaliação do evento foi positiva: “a elaboração de indicadores para monitoramento e fomento de pesquisas e projetos podem ajudar na   formulação, implementação e avaliação de políticas de saúde. O Estado da Bahia propõe uma plataforma de acompanhamento de pesquisas sendo possível monitorar pesquisas e os investimentos que pesquisas financiadas pode alocar para os serviços da rede”, comenta Juliana.
Fotos do Evento: