quarta-feira, 31 de julho de 2024

Capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia no Centro de Hemorragia Digestiva

 

    Aconteceu no  sábado (27), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) uma capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia. A técnica se difere da colonoscopia convencional por agir na remoção de lesões pré-cancerosas. Colonoscopia com Mucosectomia é uma técnica complexa, mas o impacto para o paciente é muito positivo, pois evita a necessidade de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que são tratamentos mais invasivos.

    A ação, além de capacitar os médicos da unidade, funcionará como um mutirão que atenderá 10 pacientes com perfil para o procedimento, evitando que precisem se deslocar para outra cidade. O mutirão contará com sete médicos, dois deles de Salvador, que serão os preceptores da capacitação, e cinco médicos do serviço que realizarão os procedimentos. De acordo com Manuel Lescano, gastroenterologista e endoscopista que atua no Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do HGVC, esse tipo de mutirão costuma ser realizado em hospitais grandes, em São Paulo e nas grandes capitais. 

“Estamos conseguindo fazer aqui em Vitória da Conquista com a ajuda de empresas fornecedoras e assessores de aparelhos de endoscopia, e com a colaboração dos colegas de Salvador que disponibilizaram seu tempo para nos ajudar”, conclui o especialista.

(Adaptada da Ascom do HGVC)

#SUS 

#EuAcreditoNoSUS 

#EducaçãoContinuada 

#EnsinoEPesquisa 

#EndoscopiaIntervencionista 

#EndoscopiaAvançada 

#DissecaçãoDeSubmucosa 

#PrevençãoDeCâncerColorretal 

#CombateAoCâncer 

#Colonoscopia 

#Prevenção 

#CâncerColorretal 

#AçãoSocial

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Capacitação para uso de umidificador de alto fluxo.

     Nos dias 25/07 às 14h, 26/07 às 8h e 26/07 às 20h, na enfermaria 10 da Clínica Médica do HGVC, aconteceu treinamento de equipe com orientações de funcionamento e manuseio do umidificador de alto fluxo da marca Vapotherm Precision Flow.

    O treinamento teve com  foco principal auxiliar os profissionais de fisioterapia, enfermagem, médicos, e CME para uso do aparelho com a técnica correta.

    O novo aparelho proporciona insuflação nasal de alta velocidade (HVNI) com fornecimento simultâneo de oxigênio para melhorar a respiração de pacientes com desconforto respiratório e/ou hipoxemia no contexto hospitalar informa Robson Oliveira Costa Júnior, coordenador de fisioterapia da UTI da unidade.

Julho Amarelo: mês de ações voltadas para prevenção às Hepatites Virais

    O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado no dia 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2010. A mobilização tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. 

    As Hepatites Virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos conhecidos como vírus A, B, C, D e E, são um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com destaque para os vírus B e C. 

    Estes causam doenças que podem evoluir e se tornarem crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. 

    A transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, transmissão vertical. 

    O vírus C é a causa do maior número de óbitos por Hepatites, no Brasil. 

    O Centro de Atenção e Apoio à Vida –CAAV da PMVC, realizou nos dias 22 e 23 de julho de 2024, uma ação parceira  junto aos trabalhadores do Complexo Hospitalar (HGVC, UPA, Afrânio Peixoto e Crescêncio Silveira),objetivando realizar prevenção com a oferta de vacina para Hepatite B, aos profissionais sem esta vacina ou com esquema incompleto e diagnóstico precoce com a realização de teste rápido de Hepatite B e C.

 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Mesa de discussão sobre Residências Médicas no Seminário de 20 anos do curso de medicina da UESB

    Durante o  Seminário “Da formação à assistência, (Cons) ciência, ética e humanização” em comemoração aos 20 anos do curso de graduação de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  realizada no Teatro Glauber Rocha (UESB) foi realizada no último dia (20/07/24) a conferência: Residências Médicas e Multiprofissinais para onde caminhamos?  
    Esta mesa, que teve a coordenação do Prof. Me. Luciano Dias Nascimento, professor do curso de medicina da UESB e que também é o médico coordenador da COREME do Complexo Hospitalar de Vitória Conquista. O conferencista foi Alisson Sampaio Lisboa, médico de família e comunidade, Coordenador Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (Distrito Federal).
    Alisson Lisboa enfatizou as Residências Médicas e Multiprofissionais como modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços de padrão ouro na formação de especialistas. 
    Traçou um panorama nacional das residências atualmente, destacando as política de educação permanente e a ordenação de recursos humanos pelo SUS fazendo cumprir a Constituição Federal. Também apontou o cenário das fragilidades e desigualdades que impactam na formação e ma expansão dos cursos de residências.
    Apresentou a Política Nacional Gestão Trabalho e Educação na Saúde neste contexto de expansão da graduação em saúde e mercado de especialidades, como potencial recuperador da regulação do papel de formação para o SUS com processo de locação tri-partite.

    “Excelente um dos atores sociais dessa construção fazer a apresentação representando todos os outros (Luciano Nascimento) e também lembrando do início de tudo, quando a PMVC deu as bolsas para abrir a residência no Esaú com o ex prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes. Apoiar a residência é apoiar o cuidado !!! Residência médica é e continua sendo a melhor estratégia de formação de especialistas!!! Cabe apoio dos gestores para conseguirmos alcançar excelências” (Tiago Millet - Médico, Cirurgião Geral - Coordenador do Programa e Residência Médica de Cirurgia Geral do CHVC)


NEP prestigia evento de comemoração pelos 20 anos do curso de medicina da UESB

                                           

    O NEP/CHVC prestigiou nos dias 18,19 e 20 de julho a solenidade de abertura e o seminário em comemoração aos 20 anos do curso de graduação de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  realizada no Teatro Glauber Rocha (UESB).

    O Tema do Seminário foi “Da formação à assistência, (Cons) ciência, ética e humanização”.  Durante o evento ocorreram homenagens aos coordenadores do curso de medicina e professores. O Reitor da UESB, Prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães recordou a trajetória para implantação do curso no campus de Vitória da Conquista sendo que o departamento de saúde concentrava todos os cursos da área no campus da cidade de Jequié. Também ressaltou a importância do curso como o primeiro da cidade de Conquista.

    Vários nomes e personalidades importantes da área médica participaram de conferência, mesas redondas e exposição durante toda programação.

    A enfermeira Juliana Oliveira Santos e a técnica administrativa Thaís Gomes Santana participaram do evento. O CHVC é parceiro da UESB como campo de prática e internato para o curso de medicina. 

    A presença de João Batista Marinho, médico obstetra, diretor clínico  do Hopital Sofia Feldman (Belo Horizonte), Alícia Kruger, farmacêutica epidemiologista, Assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade e Saúde do Ministério da Saúde (Distrito Federal), Prof. Dr. João Batista Cavalcante Filho, médico sanitarista, consultor do Ministério da Saúde ( Distrito Federal) e Alisson Sampaio Lisboa, médico de família e comunidade, Coordenador Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (Distrito Federal) demonstra o como o evento foi grandioso no seu conteúdo.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Capacitação do Registro Hospitalar de Cânar (RHC)

    Entre os dias 9 e 11 de Julho, o setor Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) teve o prazer de receber a visita de Michelle Alcântara, representante da Coordenação Estadual do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP).

                          

    Durante sua estadia, foram discutidas estratégias de aprimoramento das práticas de registro e vigilância de câncer. Isso foi feito com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde pública e proporcionar melhor atendimento aos pacientes. A visita também permitiu a troca de experiências e conhecimentos técnicos entre os profissionais, promovendo um ambiente de cooperação e inovação.

    A visita foi marcada por reuniões produtivas e trocas de experiências que visam o aprimoramento das práticas de registro e vigilância do câncer no hospital. Michelle Alcântara destacou a importância da integração entre as instituições para o fortalecimento do sistema de saúde e a melhoria contínua do atendimento aos pacientes oncológicos.

    Este encontro reforçou o compromisso do Unacon e da DIVEP em trabalhar de forma colaborativa para alcançar objetivos comuns na área da saúde pública, promovendo avanços significativos no cuidado com os pacientes e na eficiência dos processos hospitalares.