sexta-feira, 27 de setembro de 2024

HGVC realiza ações do Setembro Verde e destaca agilidade no protocolo de doação de órgãos

Durante o mês de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), promoveu diversas ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. O objetivo das atividades foi sensibilizar as pessoas que passam pela unidade sobre a relevância desse ato solidário, que pode salvar vidas.

Com o apoio do Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista (HOC), credenciado para a realização de transplantes de córneas no estado, e das cooperativas COOPSEV, CTES, SICOOB e MEDICOOP, a CIHDOTT organizou a distribuição de informativos e ofertou serviços como aferição de pressão arterial e glicose, massagem, distribuição e sorteio de brindes, além de sessões de “Cineminha” com exibições de filme e palestras abordando o tema da doação de órgãos.

O “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, coincide com o Dia de São Cosme e Damião, comemorado em 27 de setembro. A escolha da data é simbólica, pois os santos, que eram irmãos gêmeos e médicos, são lembrados por sua dedicação à cura e ao cuidado com o próximo, praticando a medicina de forma gratuita. Esses valores de altruísmo e generosidade refletem o espírito da doação de órgãos.

A CIHDOTT vai além das atividades de doação e captação de órgãos, realizando um trabalho contínuo de educação e sensibilização. Entre as suas ações estão palestras em escolas públicas e faculdades, além de capacitações para profissionais de saúde e estudantes universitários. A equipe é responsável por identificar os recursos e diagnósticos disponíveis na instituição para avaliar potenciais doadores, garantir entrevistas familiares adequadas para solicitação da doação e promover programas de educação continuada sobre o processo de doação, tanto para os profissionais da saúde quanto para a comunidade.

Atualmente, o HGVC é o hospital do interior da Bahia com o maior número de captações de órgãos, ocupando o terceiro lugar no estado. Até o momento, foram realizadas diversas captações de múltiplos órgãos e córneas, beneficiando pacientes da fila de transplantes, tanto em âmbito estadual quanto, em alguns casos, nacional.

De acordo com a médica coordenadora do pronto-socorro do HGVC, Lívia de Assunção Melo, a agilidade no protocolo de doação de órgãos está diretamente relacionada à precisão no diagnóstico de morte encefálica. “Na sala vermelha, contamos com uma equipe médica altamente qualificada e recursos diferenciados para garantir um diagnóstico técnico e rigoroso. Utilizamos critérios clínicos específicos, com a avaliação de dois médicos independentes e a realização de exames complementares, como o eletroencefalograma ou Doppler transcraniano. Somente após esse processo minucioso podemos confirmar a condição irreversível do paciente. A partir desse momento, a equipe da CIHDOTT é acionada para iniciar o protocolo de doação de órgãos”, explica a médica.

A doação de órgãos representa, muitas vezes, a única esperança de vida ou a oportunidade de recomeço para pacientes que dependem desses transplantes. Eloneide Pacífico, Assistente Social da OPO/CIHDOTT/HGVC, destaca a importância do consentimento familiar nesse processo: “O sim dos familiares em um momento tão difícil pode beneficiar várias pessoas, salvando milhares de vidas”.

O esforço contínuo da CIHDOTT no HGVC, aliado à agilidade no protocolo de diagnóstico e captação de órgãos, tem sido fundamental para garantir que o hospital continue desempenhando um papel de destaque na rede de transplantes da Bahia, contribuindo significativamente para salvar vidas.
Fonte: Ascom/HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário