Foi realizada capacitação/habilitação de LASER em Odontologia para os profissionais do CHVC. O objetivo foi trazer conhecimentos básicos sobre a interação da luz com os tecidos biológicos, além das aplicações clínicas do laser nas diversas possibilidades na odontologia hospitalar, baseado em evidências científicas.
O Conselho Federal de ODONTOLOGIA pela Resolução CFO-82 de setembro de 2008, reconheceu na Odontologia o exercício de práticas integrativas e complementares à saúde bucal, como exemplo, a Laserterapia.
A Laserterapia de Baixa Intensidade é uma modalidade de tratamento não invasiva, de baixo custo, e pode ser incorporada como auxiliar em tratamentos convencionais ou usada isolada como um modo alternativo em algumas patologias.
A capacitação aconteceu em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Saúde, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia - IMS/CAT/UFBA. Os professores Doutores Francine Cristina Silva Rosa e Luciano Pereira Rosa, ambos odontólogos, membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e Coordenadores do grupo de Pesquisa CNPq Biofotônica Aplicada à Saúde, conduziram a capacitação.
“A utilização da Laserterapia na odontologia já é consagrada, vários estudos indicam seus efeitos sobre os tecidos” afirma Luciano Rosa.
Os docentes da UFBA apresentaram o mecanismo do laser em que átomos de um meio ativo tornam-se excitados por uma fonte de energia e comprimentos de onda na região do espectro visível e invisível e a capacidade tanto preventiva como terapêutica.
A capacitação se fez extremamente importante, pois apresentou ao profissional o embasamento teórico básico, suas indicações e contraindicações assim, como o manejo do equipamento comprado pela SESAB perante os pacientes.
Para Rosana Maria Nery Oliveira Pedrosa, coordenadora de odontologia do CHVC “o Laser será um auxiliar terapêutico na rotina clínica da odontologia hospitalar, pois oferecerá maior conforto o tratamento dos pacientes internados e da oncologia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário