quarta-feira, 18 de junho de 2025

PROJETO REHAB-VM BRASIL

    O Complexo Hospitalar de Vitoria da Conquista (CHVC), faz parte do REHAB VM BRASIL desde maio do ano de 2023, parceria construída via Ministério da Saúde através do PROADI-SUS com Hospital Israelita Albert Eisntein e o Hospital Moinhos de Vento. O polo de Vitoria da Conquista é um dos 20 centros distribuídos pelo Brasil. Tal projeto, possui como objetivo avaliar o impacto de pacotes específicos de intervenção na prevenção de incapacidades e reabilitação precoce, focados em 3 domínios (UTI, Enfermaria e pós alta), em qualidade de vida e outros desfechos de longo e curto prazo em pacientes graves acometidos por insuficiência respiratória aguda hipoxêmica com suspeita de COVID-19. É implementado por meio de ensaio clínico randomizado em grupos/aglomerados com implementação escalonada. A randomização e implementação da pesquisa teve início no dia 10 de junho de 2024 com a coleta de dados nos vários centros espalhados da Pesquisa REHABVM Brasil espalhados pelo Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa divide os participantes em grupos (clusters) de 5 centros, tendo tempos de inícios diferentes (escalonamentos diferentes). O CHVC iniciou como um dos centros controle juntamente com o início da pesquisa em junho do ano passado. Atualmente encontra-se na faze de intervenção onde acompanhamos os pacientes que foram inseridos durante o tempo previsto de acordo a metodologia do estudo. A intervenção e coleta dos dados acontece nas unidades selecionadas para o estudo, sendo elas UTI's 1, 2, 3 e internamento adulto. A responsabilidade da coleta dos dados é do Coletador Responsável Marcos Vinicius da Rocha Bezerra e do Coletador Backup Fabricio Amorim. A coordenação da equipe é de responsabilidade do Pesquisador Institucional e coordenador Robson Oliveira juntamente com a equipe de coordenação do estudo na instituição sendo Marcos Vinícius, Fernanda Borba e Graziele Horrora. Esta pesquisa passou por todos os trâmites junto ao Núcleo de Educação Permanente -NEP e Diretoria Geral da instituição. Foi também submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O acompanhamento das atividades tem sido constante e a boa comunicação entre a coordenação de fisioterapia com o NEP tem sido preponderante para isso.

    Durante o processo de coleta de dados durante a fase controle e na fase intervenção, deu-se o processo de implementação das metodologias por treinamento adotadas pela equipe responsável pela pesquisa. Foram realizadas visitas técnicas pelas equipes do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Moinho de Ventos durante todas as fases da pesquisa. Compreendendo a importância da troca de conhecimento proporcionado por momentos como esse, e o potencial de mudança na qualidade do serviço ofertado pelas nossas equipes.

# MOINHOS DE VENTO

# PROADI-SUS

# SUS

# MINISTERIO DA SAÚDE

# GOVERNO FEDERAL

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Reunião no Núcleo de Gestão da Qualidade - start em novo projeto

    A reunião do NGQ do CHVC do dia 12/06/2025, definiu o início do projeto de extensão “Gerenciamento de Matriz de Risco” em parceria com o curso de graduação de enfermagem do IMS/CAT/UFBA. A professora da UFBA, Patrícia Silva Pires, estará apoiando as ações com participação de um aluno bolsista via edital Permanecer/UFBA.

    O projeto está relacionado à Segurança do Paciente adulto internado em unidade de terapia intensiva. O objetivo é o preenchimento da matriz de risco pelas equipe multi-profissional da UTI 2 durante a reunião do “roud” da unidade, diariamente.

    A matriz vai ajudar na tomada de decisão e na qualidade dos serviço melhorando o processo de Segurança do Paciente, reduzindo erros médicos, infecções hospitalares e outros eventos adversos. Por conseguinte vai reduzir custos com contribuição para otimização dos recursos e redução de perdas financeiras. E o mais importante é ajudar na promoção de uma cultura de segurança.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Pequena Eloá inicia acompanhamento no Ambulatório de Epidermólise Bolhosa do Hospital Afrânio Peixoto

Com apenas quatro meses de vida, a pequena Eloá Dias passou a ser acompanhada pelo Ambulatório de Epidermólise Bolhosa (EB) do Hospital Afrânio Peixoto, unidade integrante do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC). A bebê, que recebeu o diagnóstico clínico da doença ainda nas primeiras semanas de vida, agora conta com uma rede de cuidado especializada, multidisciplinar e humanizada para seguir sua jornada com mais acolhimento e suporte.

A mãe de Eloá, Eliana Dias, relatou como foi o início dessa descoberta. “Quando ela começou a ter as bolinhas, eu já desconfiava, porque o pai é portador. A gente não quer aceitar, né? Passamos pela dermatologia, achando que era algo infeccioso, mas depois veio o diagnóstico: Epidermólise Bolhosa.” A confirmação trouxe medo e incertezas, mas também o desejo de buscar o melhor para a filha.

Foi pelas redes sociais que Eliana encontrou uma esperança: “Vi uma postagem no Instagram e fui procurar mais informações no Google. Falei com o hospital e consegui o contato. Liguei e ontem (02/06) consegui marcar. Hoje mesmo (03/05) já trouxemos Eloá.” Até então, a bebê não estava recebendo acompanhamento contínuo, e essa chegada ao ambulatório marca um novo capítulo na sua história de cuidados.

O Ambulatório de EB do Hospital Afrânio Peixoto foi estruturado com uma equipe multidisciplinar composta por dermatologista, pediatra, nutricionista, psicóloga e enfermeira especializada em curativos. A dermatologista Gabriela Ribeiro Botelho Dias explica a importância desse atendimento:
“Ter um ambulatório de referência como esse na nossa cidade é um grande avanço, porque atende não só Vitória da Conquista, mas toda a região. A Epidermólise Bolhosa é uma doença rara, genética, que não tem cura e exige um acompanhamento contínuo. A Eloá, por exemplo, teve um diagnóstico precoce, o que é essencial para minimizar as complicações e oferecer mais qualidade de vida.”

A Gabriela Ribeiro  também destaca que o ambulatório proporciona algo fundamental para as famílias: acolhimento e orientação segura. “Muitas vezes as mães chegam com dúvidas, angústias, tentando encontrar respostas na internet. Aqui elas têm acesso a um atendimento humano e técnico, com visitas periódicas e com suporte para a obtenção dos curativos e insumos necessários, que são de alto custo e, geralmente, inacessíveis para famílias de baixa renda.”

No primeiro atendimento, Eloá já recebeu os cuidados necessários, incluindo orientações sobre os curativos e a continuidade do aleitamento materno. A previsão é que o acompanhamento aconteça a cada três meses, com avaliações completas, incluindo a parte nutricional, fundamental para o desenvolvimento da criança.

Eliana compartilhou a emoção e a esperança com o novo suporte:
“Fiquei um pouco receosa, mas já sabia que podia acontecer. Agora, com esse serviço, a gente fica mais esperançosa. O atendimento foi excelente. Fui muito bem acolhida. Saber que a minha filha vai ter acompanhamento aqui dá um alívio enorme.”

O início do acompanhamento de Eloá representa mais do que um novo paciente para o Ambulatório de EB. É o reflexo de um cuidado que começa a transformar realidades — com diagnóstico, tratamento, empatia e a certeza de que ninguém está sozinho nessa jornada.

 
Ascom do HGVC



quarta-feira, 4 de junho de 2025

Capacitação no Centro Cirúrgico do HGVC Reforça Compromisso com a Segurança do Paciente

A segurança do paciente é um dos pilares da qualidade na assistência à saúde, e garantir um ambiente hospitalar seguro depende da adoção de práticas baseadas em evidências e da capacitação contínua das equipes. Alinhado a esse princípio, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promoveu um treinamento voltado para os profissionais do centro cirúrgico.

A ação reuniu 30 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, com o objetivo de fortalecer os protocolos de segurança no ambiente cirúrgico e alinhar a atuação da equipe às diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS define metas internacionais para a segurança do paciente, que incluem: identificação correta do paciente, comunicação eficaz entre profissionais de saúde, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de infecções associadas ao cuidado, e prevenção de quedas e lesões por pressão.

Durante a capacitação, foram abordados temas como o checklist cirúrgico, práticas de higienização das mãos, rotinas de preparo e identificação dos pacientes, entre outros aspectos essenciais para a prevenção de eventos adversos. A iniciativa também reforça o compromisso do HGVC com uma assistência humanizada e com a promoção de uma cultura institucional voltada à segurança e ao bem-estar dos pacientes.

 

Ascom do HGVC

segunda-feira, 2 de junho de 2025

CHVC realiza o I Seminário de Serviço Social com foco nos desafios da garantia de direitos no ambiente hospitalar

    Na última sexta-feira (30 de maio), o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) promoveu o I Seminário de Serviço Social do CHVC, com o tema “Os desafios da garantia de direitos no serviço hospitalar”. Organizado pela Coordenação do Serviço Social do Complexo, o evento marcou o mês em que se comemora o Dia do Assistente Social e reuniu cerca de 70 participantes no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), entre profissionais da área, estudantes de Serviço Social e outros trabalhadores da saúde.

    A abertura contou com a presença do Diretor Geral do CHVC, Gerardo Júnior, que destacou a importância do assistente social no fluxo das unidades hospitalares, ressaltando também a necessidade de maior visibilidade e reconhecimento da profissão. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Juliana Oliveira, pontuou a dimensão do Complexo e o papel fundamental da educação continuada na qualificação dos profissionais. Já a Diretora Administrativa do CHVC, Eliude Tanan, falou sobre a conquista do Selo de Humanização por uma das unidades do Complexo e como a atuação do Serviço Social foi essencial para essa certificação.

    A coordenadora do Serviço Social do CHVC, Carina Tenório, compartilhou os desafios e conquistas da equipe, enfatizando que o trabalho do assistente social vai além dos “muros” do hospital. Segundo ela, a realização do seminário é um marco na história do Serviço Social do Complexo, com a expectativa de que a iniciativa se torne parte do calendário institucional.

    A programação do seminário foi marcada por reflexões e compartilhamento de experiências sobre a atuação profissional em diferentes frentes. A assistente social Nádia Márcia, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento (SEADES), abordou a importância de uma prática crítica, ética e politicamente articulada, voltada à viabilização dos direitos sociais. Eloneide Pacífico, assistente social da Organização de Procura de Órgãos da região Sudoeste do CHVC, destacou o papel do profissional no processo de doação e captação de órgãos. Já Marianna Silva Cerqueira, coordenadora do Serviço Social do Núcleo de Atenção Domiciliar (NAD), trouxe à discussão os desafios e potencialidades da atenção domiciliar no âmbito do SUS.

    O médico paliativista Dr. Rafael Augusto apresentou uma abordagem humanizada sobre os cuidados paliativos no contexto hospitalar, enquanto Aline Gusmão Bittencourt, assistente social da Vara da Infância e Juventude, falou sobre a proteção integral de crianças e adolescentes hospitalizados e a importância da articulação interinstitucional. A assistente social da Defensoria Pública do Estado, Deborah Santana, ressaltou a importância do profissional na mediação de direitos e na promoção do acesso à justiça. Em seguida, encerrando a programação, Mariana Porto, assistente social da SENSI, abordou os impactos das vulnerabilidades sociais na saúde mental dos usuários, destacando a necessidade de um olhar sensível e integrado sobre essas questões.

    O seminário foi realizado pela Equipe de Serviço Social do CHVC e contou com o apoio institucional do Complexo, além da parceria da Faculdade Santo Agostinho (FASA), Hotel Faixa, Atacadão das Bijuterias e Unimed Sudoeste. O sucesso do evento reforça o compromisso do CHVC com a valorização dos profissionais do Serviço Social e com a construção de um cuidado mais ético, humano e comprometido com os direitos da população.

                                                        Fonte: Ascom do HGVC

sexta-feira, 30 de maio de 2025

PROADI-SUS

    Em maio, o Hospital Geral de Vitória da Conquista participou, em São Paulo, do encontro nacional do projeto Saúde em Nossas Mãos, iniciativa vinculada ao  e ao Ministério da Saúde. O evento reúniu representantes de hospitais de todo o país que atuam na implementação de estratégias para redução de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em UTIs.

    A participação no evento do PROADI - SUS é muito significativa para o HGVC, pois reforça o compromisso da nossa instituição com o projeto e com o processo de aprendizagem e operacionalização desenvolvido desde 2024, quando iniciou a consultoria de equipe do Hospital Sírio Libanês, com o objetivo de promover mudanças seguras e sustentáveis no cuidado ao paciente.

    Estiveram presentes nas sessões de aprendizagem as enfermeiras Emille S. Silva e Sueli S. Sampaio e o coordenador de fisioterapeuta da UTI 3 Marcos Bezerra. A participação reforça o compromisso com a qualidade e segurança na assistência, sempre colocando o cuidado à aos pacientes em primeiro lugar.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

NEP, NSP e UFBA organizaram capacitação sobre Úlceras de Pressão

Com o tema: Prevenção de lesão por pressão - Um olhar para a segurança do paciente foi realizada ação educativa envolvendo docentes e alunos da UFBA e profissionais das UTI’s do HGVC e do Afrânio Peixoto, da Clínica Médica, representação da coordenação de enfermagem  e do setor de Hotelaria.

Os tópicos abordados foram:

ü Fisiopatologia da lesão por pressão e os principais estágios categorizados

ü Prevenção de lesão por pressão

ü Eventos adversos e notificação

ü Aplicação da escala de Braden

ü Plano de cuidados

O evento ocorreu dia 29/05/2025 no auditório do CHVC e capacitou 31 pessoas com carga horária de 03 horas.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

LASERTERAPIA NA ODONTOLOGIA NO CHVC

 

    Foi realizada capacitação/habilitação de LASER em Odontologia para os profissionais do CHVC.  O objetivo foi trazer conhecimentos básicos sobre a interação da luz com os tecidos biológicos, além das aplicações clínicas do laser nas diversas possibilidades na odontologia hospitalar, baseado em evidências científicas.

    O Conselho Federal de ODONTOLOGIA pela  Resolução CFO-82 de setembro de 2008, reconheceu na Odontologia o exercício de práticas integrativas e complementares à saúde bucal, como exemplo, a Laserterapia.

    A Laserterapia de Baixa Intensidade é uma modalidade de tratamento não invasiva, de baixo custo, e pode ser incorporada como auxiliar em tratamentos convencionais ou usada isolada como um modo alternativo em algumas patologias.
A capacitação aconteceu em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Saúde, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia - IMS/CAT/UFBA. Os professores Doutores Francine Cristina Silva Rosa e Luciano Pereira Rosa, ambos odontólogos, membros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e Coordenadores do grupo de Pesquisa CNPq Biofotônica Aplicada à Saúde, conduziram a capacitação.

“A utilização da Laserterapia na odontologia já é consagrada, vários estudos indicam seus efeitos sobre os tecidos” afirma Luciano Rosa.


    Os docentes da UFBA apresentaram o mecanismo do laser em que átomos de um meio ativo tornam-se excitados por uma fonte de energia e comprimentos de onda na região do espectro visível e invisível e a capacidade tanto preventiva como terapêutica.

    A capacitação se fez extremamente importante, pois apresentou ao profissional o embasamento teórico básico, suas indicações e contraindicações assim, como o manejo do equipamento comprado pela SESAB perante os pacientes.

    Para Rosana Maria Nery Oliveira Pedrosa, coordenadora de odontologia do CHVC “o Laser será um auxiliar terapêutico na rotina clínica da odontologia hospitalar, pois oferecerá maior conforto o tratamento dos pacientes internados e da oncologia”.

 

terça-feira, 13 de maio de 2025

SESAB faz treinamento introdutório para novos residentes de 2025

Aconteceu nesta segunda-feira (12), o XXI Seminário Introdutório da Residência Médica do Estado da Bahia, o evento foi realizado em Salvador, no Hotel Fiesta em formato híbrido. O evento aborda diversos temas de interesse para os residentes.


Os residentes do HGVC reuniram-se no auditório do FSVC para assistirem a atividade de caráter obrigatório.

O Governo do Estado da Bahia é responsável pelo financiamento de mais da metade das bolsas de residências concedidas no Estado (59%) o que corresponde a um investimento de R$64 milhões por ano. A oferta de qualificação profissional para atuação no Sistema Único de Saúde – SUS é uma das ações do Governo Estadual para atender as necessidades da população baiana.

A recepção é realizada pelo CEREM - Comissão Estadual de Residência Médica - BA, em parceria com a SESAB, por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) e Conselho Regional de Medicina (CREMEB).

A Técnica Administrativa, Thais Gomes Santana acompanhou o evento representando o NEP/CHVC.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Dia da(o) Enfermeira(o)! 💙

Neste 12 de maio, Dia da Enfermeira e do Enfermeiro, celebramos com gratidão e respeito o trabalho incansável dos profissionais de enfermagem que atuam no SUS da Bahia. Em qualquer serviço de saúde, são eles que acolhem, cuidam e promovem dignidade mesmo diante dos maiores desafios.

Com coragem, técnica e empatia, esses profissionais sustentam a linha de frente da saúde pública, com um compromisso imenso com a vida. São protagonistas silenciosos da atenção e da esperança que o SUS leva a cada canto do nosso Estado.
Uma homenagem da DGGUP/SAIS/CHVC

Feliz Dia da(o) Enfermeira(o)! 💙

sábado, 10 de maio de 2025

Homenagem às Mães no HGVC emociona pacientes e equipes

     

Na manhã deste sábado (10), a Patrulha Solidária da Polícia Militar, em parceria com o Projeto Humano, realizou uma emocionante homenagem às mães das crianças internadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A ação contou com a entrega de kits de higienização, brindes e rosas, levando carinho e acolhimento para 39 mães.
O momento foi ainda mais especial com uma delicada apresentação de saxofone feita por Pedro, estudante de medicina e músico, que encantou a todos com sua sensibilidade.
A homenagem emocionou não apenas as mães, que enfrentam a difícil realidade de ter um filho internado, mas também as equipes da UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Pediatria, que participaram ativamente da ação.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Campanha Abril Verde no CHVC

 No mês de abril, entidades governamentais, instituições e empresas realizam a Campanha Abril Verde, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a relevância de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês está ligada ao dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Dentro do Complexo, a atuação do SIAST cotidianamente busca promover um ambiente de trabalho seguro aos funcionários. Executando trabalhos preventivos, educativos e de acompanhamento, com o Diálogo Diário de Segurança – DDS, formações e treinamentos, escutas aos servidores e visitas técnicas; com os registros dos diversos tipos de acidentes de trabalho, licenças, readaptações, recebimento de denuncias, atendimentos médicos, psicológicos e fisioterápicos, entre outras ações. Um espaço aberto para que os funcionários se sintam integrados e assistidos em suas demandas vinculados ao ambiente de trabalho.

Aromaterapia é incorporada aos serviços oferecidos pelo SIAST

Em busca de diversificar as modalidades de atendimentos oferecidos aos funcionários do Complexo, agora a aromaterapia está sendo oferecida como prática terapêutica.
Com a doação do kit com óleos essenciais e do difusor, realizada pela servidora Josana Mota ao SIAST, a prática que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene pode ser realizada, com agendamento prévio junto ao SIAST, pelos servidores.
 

segunda-feira, 5 de maio de 2025

CHVC e FUNDAC firmam parceria para fortalecer atenção em saúde mental no sistema socioeducativo de Vitória da Conquista

 

Na tarde desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento em saúde mental no sistema socioeducativo da região.

A assinatura foi realizada pelo diretor-geral do CHVC, Gerardo Azevedo Júnior, e pela diretora-adjunta da FUNDAC, Fabiana Burity, que representou a diretora-geral Regina Affonso. Também estiveram presentes Jonas Matos, gerente da CASE Professor Wanderlino Nogueira Neto; Mariana Manenti, coordenadora técnica da CASE; Juliana Oliveira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CHVC; Luiz Ricardo Gusmão, representante do setor jurídico do Complexo; e Lygia Matos, coordenadora do Hospital Crescêncio Silveira (HCS).

A parceria estabelece, entre outras ações, o apoio direto do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista às rotinas das unidades socioeducativas da cidade, por meio de atendimentos supervisionados e projetos terapêuticos interdisciplinares.

Essa cooperação representa um avanço significativo na integração entre saúde e justiça juvenil, permitindo que os residentes do CHVC tenham uma formação mais sólida, ao mesmo tempo em que contribuem com a atenção especializada aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O termo estabelece obrigações conjuntas e específicas para ambas as instituições, incluindo o acompanhamento técnico das atividades, reuniões periódicas para avaliação dos casos clínicos e a manutenção do sigilo das informações. A parceria terá vigência inicial de três anos, podendo ser renovada por igual período.

A iniciativa é mais um compromisso do CHVC com a formação de profissionais da saúde e com a promoção do cuidado integral às populações vulneráveis, alinhando-se às diretrizes do SUS e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Dia Mundial da Higienização das Mãos

    O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista comemora e chama atenção para a conscientização ao Dia Mundial da Higienização das Mãos "SALVE VIDAS: Higienize suas mãos", que começa em 5 de maio, tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. O foco está em promover o conhecimento e desenvolver as habilidades dos profissionais de saúde e cuidadores.

    As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde.. Esta data tem como objetivo a conscientização sobre a importância da higiene das mãos para a prevenção de doenças infecciosas e a redução da disseminação de microrganismos.


terça-feira, 29 de abril de 2025

Nova lei inclui atenção humanizada entre os princípios do SUS.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 15.126/25, que estabelece a atenção humanizada como um dos princípios do SUS. A nova norma foi publicada no DOU desta terça-feira, 29, e altera a lei orgânica da saúde (lei 8.080/90), que regula o funcionamento do sistema de saúde pública no país.

A lei de 1990 já previa diretrizes como a universalidade e a integralidade do acesso aos serviços de saúde, o direito à informação dos usuários, a participação da comunidade na formulação de políticas públicas e a descentralização político-administrativa. Com a mudança, a atenção humanizada passa a integrar esse conjunto de princípios que orientam o SUS.

De acordo com o Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS, do ministério da Saúde, a atenção humanizada pressupõe a valorização da autonomia e do protagonismo de usuários, profissionais e gestores, promovendo a corresponsabilidade no cuidado, a construção de vínculos solidários e de redes de cooperação, bem como a participação coletiva na gestão dos serviços de saúde.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

SIAST promove ‘Abril Verde’ em todo o CHVC

Com mais de 500 funcionários participando das ações promovidas pela ‘Semana de Promoção à Saúde e Segurança do Trabalhador – SPSST’, o SIAST com o apoio do Complexo e das empresas parceiras, conseguiu levar uma programação diversificada, voltada ao cuidado físico, mental e emocional em todas as unidades.
 

O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril, teve a parceria com o Cebrac, Fainor, Senac e Vitaderme, além da colaboração das palestras e atividades orientadas com Barbara Macedo, Fabiana Menezes e Jamily Gusmão, que proporcionaram momentos de massoterapia, quick-massage, limpeza de pele, revitalização facial, terapia comunitária, palestras educativas e formações aos participantes, que também receberam brindes, disponibilizados pelo Cerest, Bruno Salgado, Chiacchio, Direção Administrativa  e Direção Geral do CHVC, Isadora Parfun, Movel e VCA Construtora. 

A SPSST é uma agenda do SIAST de todo o estado, que esse ano teve como temática: “Prevenção para viver bem e viver bem para ter qualidade de vida, segurança em primeiro lugar”.