O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) promoveu, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do CHVC, um importante evento de Atualização do Processo de Doação para Transplantes. A ação também celebrou os 17 anos de instalação do primeiro serviço de doação na região, o CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que em 2011 foi contemplado OPO responsável pela região Sudoeste da Bahia).
O evento, que ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro, foi destinado à atualização de profissionais da área de doação e transplante de órgãos. Participaram profissionais de unidades de saúde de cidades da região sudoeste da Bahia, como Brumado, Itapetinga, Guanambi e Caetité, além de representantes de hospitais de Vitória da Conquista, incluindo Samur, IBR, São Vicente e Andro.
Na abertura do encontro, o diretor do CHVC, Gerardo Júnior, ressaltou a importância da iniciativa para a região: “Este é um momento importante para a região, e o HGVC continuará apoiando a causa para que o serviço cresça em toda a região”. O primeiro dia incluiu uma atualização sobre a situação da doação de órgãos e córneas na região sudoeste da Bahia, além de debates sobre as etapas do processo de doação e transplante. Também foram ministradas palestras sobre acolhimento e entrevista familiar para doação, além do fluxo para doação de córneas em Vitória da Conquista. O dia foi encerrado com uma capacitação teórica e prática em eletroencefalograma para diagnóstico de morte encefálica.
No segundo dia, foram abordadas a situação atual dos transplantes na unidade e no estado da Bahia, seguidas por discussões sobre comunicação de notícias difíceis e a entrevista familiar para doação. O evento incluiu também palestras sobre os aspectos éticos e legais da morte encefálica e uma apresentação sobre a metodologia para sua determinação, conforme a resolução vigente, além de debates sobre a manutenção do potencial doador de órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário