Durante o movimento internacional Outubro Rosa, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, lembra a necessidade de conscientizar a população para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A doença representa 25% do total de casos de cânceres femininos no mundo e a quinta causa de morte por câncer em geral, sendo a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se diagnosticado precocemente, no entanto, as chances de cura aumentam em 90%, permitindo tratamentos menos agressivos e mais eficazes.
De acordo com o INCA, nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são os principais sintomas do câncer. Além de realizar exames regularmente, a prática de atividade física, alimentação saudável e manutenção de peso corporal adequado estão entre as principais formas de prevenção da doença. Também é recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário