quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Curso Básico em Vigilância Epidemiológica

CBVE foi um sucesso.

Segundo Simone Galvão a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do HGVC " Esta capacitação vem inserir os profissionais envolvidos com a epidemiologia no contexto das políticas sociais e de saúde com ênfase nos pressupostos do SUS, atualização nas questões referentes a vigilância epidemiológica e funcionamento dos sistemas de informação que serão implantados nesta instituição" e complementa a Coordenadora do Núcleo de Educação "Tem como objetivo também sensibilizar os profissionais na compreensão do processo saúde-doença e serve como referencial epidemiológico no planejamento das ações e avaliação das mesmas".
Este encontro além de conhecimento, proporcionou integração dos profissionais que trabalham com vigilância epidemiológica de todos os municípios da 20ªDires.

Doação de Sangue

Alunos do VIII e IX semestre do curso de enfermagem da FTC participam como parceiros do Banco de Sangue - HGVC na Semana Nacional do Doador de Sangue 23 - 27 de novembro.
O projeto teve como objetivo sensibilizar a população para a importância da doação do sangue e elevar quantitativamente o número de doadores.
Segundo a coordenadora do Banco de Sangue, a Enfª Anne Fátima o evento teve importante relevância social, no dia 24/novembro teve 32 doações e no dia do doador 25/novembro 86, sem considerar os outros dias da semana.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas.
Em Vitória da Conquista, a Semana Nacional do Doador Voluntário será comemorada pelo Banco de Sangue do Hospital de Base de Vitória da Conquista (HGVC), que no próximo dia 25, realizará uma programação especial para recepcionar os doadores voluntários.

CURSO CBVE


SESAB/DIVEP/20ª DIRES/ VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA








Está sendo realizado em Vitória da Conquista o CBVE (Curso Básico de Vigilância Epidemiológica) com o objetivo geral de capacitar os profissionais universitários que trabalham nas instâncias municipal, estadual e federal sobre os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), visando a implementação qualitativa da vigilância epidemiológica nos Municípios.
A abertura e primeiro módulo do curso ocorreu nesta segunda-feira (23/11/09), o curso é composto de 05 módulos, um módulo por dia (08 horas), o encerramento será em 27/11/09.
O curso está sendo coordenado por Silvia Pessoa da costa Ferraz ( Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da 20ª Dires), tendo como monitores: Enfª Ana Moraes, Sanitarista Luciana Ferraz, Assistente Social Neiva Bahia, Enfª Roseane Café, Enfª Silvia Pessoa, Sanitarista Silvia Schettini e Enfª Vitória Cairo.
Participando deste evento profissionais da Vigilância epidemiológica dos Municípios e Regional da 20ª Dires, representando o HGVC Simone Galvão (coordenadora do NVH) e Valdenice Vieira (Coordenadora do NEP).