Informativos

Nota de Pesar de Falecimento

A Estagiária  de Enfermagem da UTI II, Tabita Teissiane Alves Braga Fernandes  que era Estudante de Enfermagem da UNEX, faleceu em um acidente de trânsito na sexta-feira passada, 9 de fevereiro de 2024. O Hospital Geral de Vitória da Conquista está em luto com essa perda significativa em todos os sentidos: pessoal, profissional, dentre outros.

Eu sei que hoje o dia para você está cinza e feio, mas tente pensar que o céu está em festa e muito mais bonito em receber mais uma estrela.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022

Entidades, movimentos e sociedade civil se mobilizaram para Conferência Nacional Livre Democrática e Popular de Saúde da Macro Região Sudoeste da Bahia, que foi realizada dia 18 de julho de 2022 no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima em Vitória da Conquista.

A Conferência é uma realização da Frente pela Vida e a etapa Nacional será no dia 5 de agosto.

Juliana Oliveira, fez sua fala: " As contribuições de cada conferência preparatória vão se somar e formar um grande painel sobre a situação da saúde no Brasil e orientar o debate da etapa final." A Conferência Livre é considerada uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS), convocada para 2023. Para mais informações acesse frentepelavida.org.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Médicos Residentes foram capacitados pelo médico radiologista do Hospital Sírio Libanês Ubenício Dias em Ultrassonografia em Urgência e Emergência no mês de outubro de 2022.


[1]

NOTA TÉCNICA - COFEN

Ementa: Apresenta posição do COFEN acerca do
trabalho voluntário exercido por profissional de
Enfermagem à guisa de adquirir experiência

Fonte: http://www.cofen.gov.br/nota-tecnica-do-cofen-esclarece-questao-do-voluntariado_29766.html/print/


Estágios Não Obrigatório na Rede SESAB

Visando uniformizar, democratizar e dar transparência à realização de estágios não obrigatórios da SESAB, o ingresso de estagiários na rede ocorre através de processos seletivos públicos, nos quais são ofertadas vagas para diversos cursos de nível superior. Desta forma, é publicado, anualmente, um amplo Edital de Seleção, contemplando as vagas de estágio previstas para o ano subsequente. No processo seletivo, os candidatos submetem-se a uma prova de conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em alguns casos, contém também questões específicas relacionadas à área do estágio, de acordo com Edital de Seleção. 
Podem ocorrer, ainda, processos seletivos simplificados, com vistas ao preenchimento de vagas remanescentes ou outras vagas demandadas pelas áreas técnicas.A vigência do estágio, para cada processo seletivo, é de, no máximo, 12 meses, devendo o estudante se submeter a um novo processo seletivo se quiser estagiar novamente na rede SESAB. Caso o estudante queira se desligar do estágio antes do término do mesmo, deve solicitar desligamento em seu campo de estágio através do Formulário de Solicitação de Desligamento de Estágio Não Obrigatório.
Publicado em 08 de janeiro de 2019

Nota de Esclarecimento sobre Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB

EESP informa aos estudantes, Instituições de Ensino Superior e Estabelecimentos de Saúde da rede SESAB, que o Estágio Não Obrigatório CotidianoSUS foi concluído em 31/12/2016. O Governo do Estado está em vias de implementar um novo programa de estágio que será regido pelas Leis 13.458 e 13.459, de 10 de dezembro de 2015. Dessa maneira, todas as contratações de estagiários estão suspensas até nova orientação definida pela SAEB.
08/02/2017 http://www.saude.ba.gov.br/eesp/index.php?option=com_content&view=article&id=1440&catid=13&Itemid=59 


DEZEMBRO - 2016
HGRS é modelo para implementação de odontologia hospitalar no HGVC


Com objetivo de apoiar a implementação do serviço de odontologia hospitalar para atendimento de pacientes com necessidades especiais no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a equipe de odontologia hospitalar do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou capacitações teóricas e praticas in loco, durante uma semana, nas instalações da unidade a cerca de 500 km de distância da capital baiana. O treinamento foi oferecido por Mizael Magalhães Cardoso (especialista em cirurgia bucomaxilofacial) e por Sandra Regina Oliveira de Moraes (técnica em saúde bucal) aos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal da regional.

“Compartilhamos com os participantes a experiência como profissional da Rede Estadual de Saúde que atua no serviço de odontologia hospitalar do [Hospital] Roberto Santos. Além de palestra seguida de debate sobre o tema proposto, conduzimos práticas com demonstração de instrumentais utilizados em cada procedimento, no atendimento ambulatorial e no centro cirúrgico”, lembra Sandra Moraes, que afirma ter observado boa participação do grupo em todos os dias de curso.

De acordo com a técnica do HGRS, a capacitação serviu para reforçar o trabalho em equipe, o processo e a importância do registro em prontuário: “Destacamos o atendimento a PNE [pessoas com necessidades especiais] no HGRS, que tem sido relevante. Nos empenhamos para oferecer uma atenção humanizada e uma atuação qualificada na área de saúde, sendo possível conhecer as reais necessidades dos pacientes, bem como buscar soluções para uma melhor qualidade dos serviços prestados”.

Modelo para o HGVC, o trabalho de odontologia hospitalar do HGRS, conforme afirma Moraes, tem oportunizado experiências proveitosas aos estudantes e profissionais  do serviço. “Observamos, ao mesmo tempo, o reconhecimento dos pais ou responsáveis pelos pacientes atendidos e a valorização dos nossos dirigentes, como forma de estimular a continuidade da assistência com qualidade”, avalia a profissional do Hospital Roberto Santos.


Louise Cibelle



Assessora de Comunicação 
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
(71) 3103-8858 / 8701 / 9 9264-6090



MEC publica Portaria que autoriza implantação do curso de Medicina na UFBA-Conquista




O Ministério da Educação (MEC) publicou, na última quarta-feira (02), no Diário Oficial da União, a Portaria nº. 943 que autoriza a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista.

Serão oferecidas inicialmente 45 das 80 vagas disponibilizadas pelo MEC. A seleção dos candidatos às referidas vagas será feita, exclusivamente, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), com base nos resultados obtidos pelos participantes no último ENEM, realizado em outubro deste ano.
Veja mais....






A diretoria Geral do HGVC  juntamente com o NUGTES está programando atividades para comemoração do dia do Servidor, 28 de outubro, o mesmo foi transferido para 30 de outubro.






O Conselho Nacional de Secretários de Saúde lançou ontem em 28 de abril de 2015, a Coleção para Entender a Gestão do SUS 2015.
Composta por quatro livros: A Gestão do SUS; A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde; Alternativas de Gerência de Unidades Públicas de Saúde; e Direito à Saúde, a Coleção traz temas atuais e estratégicos para a gestão do Sistema Único de Saúde, definidos a partir das prioridades discutidas nas Assembleias do CONASS.
O objetivo do CONASS é que a Coleção para Entender a Gestão do SUS 2015, a exemplo das anteriores, seja utilizada por todos os setores da sociedade e sirva para o permanente trabalho de valorização e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
A Gestão do SUS
Aborda a legislação estruturante do SUS e traz informações atualizadas a respeito da sua gestão e planejamento com base no Decreto n. 7.508/2011 e sobre seu financiamento, previsto na Lei n. 141/2012 e na Emenda Constitucional n. 86.
A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde
Apresenta as questões relativas à transição epidemiológica no Brasil e a importância da implantação das Redes de Atenção à Saúde. Ressalta o papel da Atenção Primária à Saúde na operacionalização das redes e descreve o atual processo de implantação.
Alternativas de Gerência de Unidades Públicas de Saúde
Apresenta os modelos de gerência da Administração Pública Brasileira, a Lei n. 13.019/2014 e um levantamento feito nos estados sobre os modelos de gerência de unidades públicas de saúde.
Direito à Saúde
Apresenta temas relacionados ao direito à saúde, à legislação brasileira, o sistema sanitário e suas interfaces com o sistema de justiça e os impactos do fenômeno da judicialização da saúde no SUS.

Baixe já gratuitamente a coleção em seu computador, tablet ou smartphone!








A parceria entre o Hospital Geral de Vitória da Conquista e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através da sua Diretoria Regional da Bahia, promoveu o lançamento de um Selo Personalizado e um Carimbo Comemorativo em homenagem aos 20 anos do HGVC, com a chancela do Ministério das Comunicações.






PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO
O Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia, abre processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado.
Vaga para: Enfermagem em Bloco Cirúrgico
Perfil do candidato(a): Graduação em Enfermagem. Experiência comprovada de no mínimo um ano em centro cirúrgico.
Número de vagas: 1 vaga
Regime de trabalho: 40 horas
As inscrições estarão abertas no período de 06/09/2011 a 15/09/2011.
Mais informações: