Pesquisas

Protocolo de Pesquisa


Documentos necessários para solicitar pesquisa no Hospital Geral de Vitória da Conquista:

 Declaração de compromisso ético

 Termo de compromisso



 Pré-projeto


 Termo de consentimento livre e esclarecido

 Ofício da Instituição de ensino apresentando o aluno

 Período que vai realizar a pesquisa

 Formulário de encaminhamento para conselho de ética

 Termo de autorização pesquisa em prontuário


O Pesquisador principal deverá cadastrar os projetos de pesquisa.


* O Pesquisador principal, na graduação, é o professor orientador de TCC –Trabalho de Conclusão de Curso e de IC – Iniciação Científica.


* O Pesquisador principal, na Especialização, no Mestrado e no Doutorado, é o próprio aluno



Projetos que devem ser apresentados ao CEP


Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos a se realizar no âmbito do HGVC deverá ser encaminhado ao CEP, antes do início da sua execução, para que o Comitê analise os seus aspectos éticos.

Entende-se por pesquisa envolvendo seres humanos toda pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em suas partes ou em sua totalidade, incluindo o manejo de informação (banco de dados) ou de materiais biológicos. Estão incluídas entre as pesquisas que necessitam de avaliação pelo CEP aquelas que identificam ou permitam a identificação dos sujeitos envolvidos, através de variáveis como nome, filiação, endereço (residencial, do local de trabalho ou de assistência à saúde). Assim também são consideradas pesquisas envolvendo seres humanos as entrevistas, os grupos focais, aplicações de questionários e revisão de prontuários, dentre outras.

A necessidade de submissão do projeto de pesquisa ao CEP independe do nível da pesquisa. “Assim, devem ser encaminhados ao CEP os trabalhos de conclusão de curso de graduação, iniciação científica, mestrado, doutorado, seja de interesse acadêmico ou operacional que se enquadrem na definição de "pesquisa envolvendo seres humanos".


Como encaminhar um projeto de pesquisa ao CEP

As pesquisas que pretendem ser realizadas no HGVC, devem ser encaminhadas a Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos.

A Plataforma Brasil permitirá que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas.

A Plataforma Brasil será a única forma válida de submissão de projetos iniciais para análise.

CRONOGRAMA DE REUNIÕES 
Janeiro e Fevereiro não há avaliação de projetos

  • 16/03
  • 12/04
  • 03/05
  • 07/06
  • 05/07
  • 02/08
  • 06/09
  • 04/10
  • 08/11
  • 06/12