quarta-feira, 29 de maio de 2013


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), listados pelo Ministério da Saúde, o tabagismo é o maior causador de mortes evitáveis no mundo, a cada dia 100 mil crianças tornam-se fumantes e aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do tabaco, são 10 mil mortes por dia em todo o mundo.

O cigarro, que é o principal representante dos produtos que contém tabaco, é uma droga lícita que possui mais de 4.000 substâncias em sua composição e pelo menos 40 delas são cancerígenas. Mulheres grávidas e fumantes podem sofrer abortos, hemorragias, partos prematuros, ter crianças de baixo peso e com má formação fetal. E os fumantes de uma forma geral podem desenvolver doenças coronarianas, doenças no trato respiratório, diversos tipos de câncer (boca, laringe, pulmão, pâncreas, fígado, bexiga), infertilidade feminina, menor desempenho sexual, envelhecimento precoce, úlceras no trato digestório, tromboses, entre outras muitas doenças.

Um dos principais desafios para a saúde é o processo de conscientização, quer seja através de campanhas, propaganda, quer seja com políticas públicas. A pessoa que deseja parar de fumar deve procurar uma unidade assistencial, como o CAPS ad, ou um profissional de saúde para que o auxilie nesse processo.

O marketing é um dos principais aliados das companhias do tabaco para atrair um maior número de consumidores, no entanto, desde 1999, é proibida, por lei, a propaganda de cigarros nos meios de comunicação de todo o país.

O Núcleo de Educação Permanente do HGVC, compartilha desse momento incentivando a comunidade  a dizer NÃO AO TABACO.

Informe-se mais, entre no site do Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446 e conheça o site # LIMITE TABACO, que trata de questões pertinentes sobre a indústria do tabaco: http://livredefumo.org.br/limitetabaco/ .









segunda-feira, 27 de maio de 2013

Abertas inscrições para a 5ª etapa do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde/EAD

 Universidade Federal da Bahia (UFBa), através da Escola de Administração/Núcleo de Extensão em Administração e Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar, está divulgando edital de Seleção Pública nº 1/2013, para inscrição, seleção e matrícula para o Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde - Modalidade de Educação à Distância (EAD), 5ª etapa.

O curso é voltado para trabalhadores da rede pública de saúde do estado, sob gestão federal, estadual e municipal, incluindo gestores, administradores, assessores, coordenadores e técnicos das áreas assistenciais e administrativas, da rede direta, indireta e filantrópica, e será realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS)/Secretaria de Gestão do Trabalho em Saúde (SGTES), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde.

O curso será composto de quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando 160 horas, sendo 128 horas EAD e 32 horas presenciais, com duração de aproximadamente cinco meses. As inscrições estão abertas até o próximo dia 7 de junho.

A  inscrição do  candidato  implicará no  conhecimento e na  tácita  aceitação das normas e  condições
estabelecidas neste Edital, em razão da qual não poderá alegar desconhecimento.

As  inscrições  serão  gratuitas  e  realizadas  no  período  11  de  abril  a  07  de  junho  de  2013,  após  a divulgação  do  edital,  por  meio  de  cadastro  das  informações  solicitadas  através  dos  seguintes  portais:
www.adm.ufba.br;  www.inovarh.ufba.br; www.saude.ba.gov.br. 

Veja edital....

Acesse aqui a íntegra do edital.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

RESULTADO DA ELEIÇÃO DA COMISSÃO LOCAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR - CLST/ 2013



          TITULARES:
            Stael Ariadne Alves Barbosa e Silva
            José Deoclécio Andrade Ferraz
            Antonio Sinron Nery
            Madalena Evangelista Lima
            Giovana Fernandes Araújo
Thatiane dos Santos
Anne Catuzzo  Berbel
Luciene Henrique santos

SUPLENTES:
Renato Santos Marques
Valéria Carvalho Lima Pinheiro
Renato Novaes Chaves
Deisiane Macedo Damasceno

segunda-feira, 20 de maio de 2013

HGVC faz eleição para CLST


Aconteceu hoje no horário das 06h às 21h processo eleitoral para eleição da Comissão Local de Saúde do Trabalhador do Hospital Geral de Vitória da Conquista CLST-HGVC. A eleição ocorreu sem nenhuma intercorrência, acompanhada pela comissão eleitoral mediante eleição direta e votação secreta.
A CLST tem como objetivos contribuir com a implantação do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, preservando o princípio da participação legitimada dos trabalhadores nos diversos níveis de decisão e promover a saúde individual e coletiva no local de trabalho, atuando no conjunto de fatores que agem direta ou indiretamente sobre a saúde dos trabalhadores, ultrapassando a prevenção de acidentes e assegurando a participação dos trabalhadores nas decisões que envolvam a garantia de boas condições de trabalho.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013

 O Ministério da Educação divulga Edital nº 01, de 08 de maio de 2013 abrindo inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013

As inscrições serão realizadas das 10h00min do dia 13/05/2013 às 23h59min do dia 27/05/2013, horários oficiais de Brasília-DF.
As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, com início às 13h00min, horário oficial de Brasília-DF, em todas as Unidades da Federação.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), exceto para os casos previstos no § 3º do art. 5º da Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010, e no item 3.3 do Edital.
 
Veja o Edital na íntegra:




MEC autoriza criação do curso de medicina no Campus da UFBA em Vitória da Conquista

O Ministério da Educação (MEC) vai autorizar a criação do curso de medicina destinando 80 vagas para o campus da Universidade Federal da Bahia no município de Vitória da Conquista. Além disso, disponibilizará mais 80 vagas para o setor privado.Espera-se com isso que haja também um fortalecimento do Campus da UFBA
As 80 vagas de medicina no município para o setor privado serão disponibilizadas através de concorrência nacional, com exigências de critérios normatizados por portaria do MEC, a exemplo das condições necessárias às instalações físicas do curso e experiência profissional do corpo docente, entre outros pré-requisitos garantidores de qualidade do ensino oferecido.
A decisão foi comunicada durante audiências, realizadas na na terça-feira, 7, e na quarta, 8,  com os secretários nacionais do MEC, Henrique Paim (Executivo) e Jorge Messias (Regulação e Supervisão da Educação Superior) que contou com a participação de políticos da região.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/materias/1502335-mec-autoriza-medicina-na-ufba-em-vitoria-da-conquista

quarta-feira, 1 de maio de 2013

RESIDÊNCIA MÉDICA NO HGVC

 O Hospital Geral de Vitória da Conquista inicia seu 1º Programa de Residência Médica.
 
O Município de Vitória da Conquista vem sendo referência em educação e assistência à saúde para a Região Sudoeste do Estado da Bahia e tem o Hospital Geral de Vitória da Conquista (estadual) como unidade principal, neste aspecto se encontra em condições de contribuir com a politica de interiorização e formação de médicos especialistas em áreas estratégicas do Ministério da Saúde através de programas de treinamento em serviço na forma de Residência Médica em Cirurgia Geral,  Clínica Médica e Pediatria, permitindo que o profissional conheça os vários aspectos e atores do SUS que envolvem a assistência, a gestão e o controle social, facilitando a sua permanência enquanto profissional atuante na sua região, além de manter no hospital uma equipe permanente de educação em saúde, garantindo mão de obra especializada e atualização constante do quadro de servidores, proporcionando a região novas possibilidades educacionais e profissionais. Veja mais... 
http://nucleoeducacao-hgvc.blogspot.com.br/p/fotos_10.html