terça-feira, 14 de outubro de 2014

Emergência em Saúde Pública: Capacitação de Profissionais da Saúde em EBOLA e FEBRE CHIKUNGUNYA

HGVC e DIRES promoveram ontem  2ª feira 13 de outubro encontro com coordenador da CEVESP-Ba Juarez Pereira Dias, onde foi apresentado dados importantes sobre o EBOLA e o CHIKUNGUNYA .






EBOLA
O que causa o Ebola? O ebola é um vírus particularmente fatal para humanos e outros primatas, provocando uma grave febre hemorrágica. É transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais. Dependendo do caso e do tipo de vírus, ele mata até 90% das vítimas. Na epidemia atual que afeta a África Ocidental, a taxa de mortalidade está acima de 60%, fazendo com que a OMS declarasse a situação como uma ESPII – Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional.


FEBRE CHIKUNGUNYA (CHIK)
A Febre do Chikungunya é uma doença causada pelo vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes , sendo Ae. Aegypti e Ae. Albopictus os principais vetores. A doença tem transmissão autóctone restrita a países da África e Ásia, e até então com registros de casos importados nos Estados Unidos, Canadá, Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe e no Brasil. No final de 2013 foi registrada a transmissão autóctone da doença em países do Caribe. No Brasil, a maioria dos casos foram em militares e missionários que retornaram de missão no Haiti.

CONTINUE LENDO:

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro Rosa

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres

 O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

Diretrizes Brasileiras para a Detecção Precoce do Câncer de Mama em consulta pública

 O texto preliminar das Diretrizes Brasileiras para a Detecção Precoce do Câncer de Mama está em consulta pública até 7 de novembro. O anúncio da Consulta Pública nº15, de 7 de outubro de 2014 foi publicado no Diário Oficial da União de 8 de outubro. As contribuições, devidamente fundamentadas, relativas ao documento deverão ser enviadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario. É necessário listar as referências das evidências científicas que embasam o texto.

O texto encontra-se disponível no endereço eletrônico: www.saude.gov.br/sas. O Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (Daet/SAS/MS), encaminhará ao comitê gestor de elaboração das Diretrizes a avaliação das proposições recebidas e a elaboração da versão final consolidada das Diretrizes Brasileiras para a Detecção Precoce do Câncer de Mama para fins de posterior publicação.

Boletim Epidemiológico Chikungunya - Ba


 Casos suspeitos da Febre Chikungunya vêm sendo notificados no estado da Bahia a partir de  setembro de 2014, inicialmente no município de Feira de Santana.
Até o dia 07 de outubro de 2014 foram notificados 931 casos em 22 municípios (Quadro 1). O município com maior número de notificações até o momento é Feira de Santana com 762 (81,85%) casos, sendo 19 confirmados laboratorialmente e 137 confirmados por critério clínico -epidemiológico. Em seguida, Riachão do Jacuípe, com 120 (12,89%) casos notificados, sendo 7 confirmados laboratorialmente. Caracterizada a transmissão sustentada de Chikungunya em uma determinada área, com a confirmação laboratorial dos primeiros casos, o Ministério da  Saúde recomenda que os demais casos sejam encerrados por critério clinico-epidemiológico.
Fonte:http://www1.saude.ba.gov.br/entomologiabahia/photoartwork2/downloads/Boletim_Chikungunya_BA_N1_30092014.pdf


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vitória da Conquista realiza Treinamento em Ebola e Chikungunya

DIRES E Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do HGVC convidam para:

TREINAMENTO EM EBOLA E CHIKUNGUNYA

Público Alvo: Médicos

Local: Auditório do CEMAE - Escola de Formação em Saúde da Família
Data: 13 de outubro de 2013
Horário: 8:30h
Palestrante: Juarez Pereira Dias - Coordenador da CEVESP - Coordenação Estadual de Emergência em Saúde Pública -SESAB