domingo, 27 de dezembro de 2015

Festa de Natal na Pediatria do HGVC

A Festa de Natal realizada na Pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, alegrou e encantou crianças, famílias e funcionários do hospital. A confraternização contou com chegada do Papai Noel e entrega dos presentes, que  abrilhantou ainda mais este dia tão especial.
Ações como esta busca promover o bem-estar do paciente no período de internação e, assim, contribuir com a sua recuperação. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Palestra Inteligência Emocional no HGVC


Gison Santana e Valdenice (cordenadora
do NEP/HGVC)

Gilson Santana iniciou sua palestra falando de Razão e Emoção: podem sim viver em harmonia Podemos sim controlar estes impulsos e trazer mais inteligência para nossas emoções agindo de forma positiva e com grandes benefícios para si mesma. Isso se chama inteligência Emocional que é a capacidade de gerenciar a emoção a favor de um objetivo,  de forma que elas possam contribuir para alcançar o que você espera.
Conheça sua próprias emoções, si conheça, disse Gilson. A consciência de si mesmo é a chave da inteligência emocional. A incapacidade de advertir nossos autênticos sentimentos nos deixa á sua mercê. Aqueles que estão seguros de seus sentimentos, tem uma noção mais segura do que sentem realmente com respeito as decisões pessoais.Inteligência Emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no conhecimento e processamento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “Inteligência Emocional” foi criado pelo americano Daniel Goleman na década de 90 e significa a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.
A equipe equipe do Hospital elogiou muito a palestra, momento muito bom para a interação da equipe multiprofissional.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Palestra Inteligência Emocional

Acontecerá amanhã 16 de dezembro de 2015  às 9h no auditório do HGVC:

Palestra: Inteligência Emocional

Palestrante: Gilson Vieira de Santana

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador (1983) e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Consultor internacional, palestrante, professor e coordenador de graduação e pós-graduação de diversas faculdades.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Manutenção hospitalar: predial, equipamentos e Tecnologia da Informação

Renato - coordenador Manutenção Predial

Ronaldo - coordenador Tecnologia e Informação








O hospital é um organismo dinâmico, sempre em movimento: paredes e divisórias são seguidamente removidas, deslocadas e acrescidas; alterações espaciais se sucedem em decorrência de exigências administrativas e técnicas; novos equipamentos demandam suportes, apoios, suprimentos e instalações (água, energia elétrica e outros).
A Manutenção Operacional é a que sucede e é a que dá continuidade, prevenindo, conservando, reparando, preservando e assegurando a operacionalidade.
Um hospital precisa de uma equipe de manutenção eficiente e qualificada que garanta o bem estar dos pacientes. Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a equipe de manutenção, possuem grande importância dentro da equipe multiprofissional. Nenhum atendimento que depende de estrutura física, equipamentos hospitalares poderia ser executado com qualidade, e em tempo hábil, sem que a manutenção mantenha o bom funcionamento dos mesmos.
Por isso é muito importante realizar uma programação de manutenção hospitalar: predial e de equipamentos  que deve ser seguida rigorosamente. A equipe de manutenção, organiza a retaguarda da equipe médica garantindo a segurança operacional dos espaços e equipamentos, sempre racionalizando custo e tempo, sem esquecer o alvo principal, o paciente.
Como em qualquer outra organização, em um hospital a Tecnologia da Informação permeia os vários níveis hierárquicos e funcionais. Assim, na recepção, é comum encontrar sistemas de registro de entrada dos pacientes (sistemas administrativos), enquanto nas unidades especializadas estão os mais sofisticados equipamentos de diagnóstico de doenças (sistemas clínicos). 
Todas estas ações que acontecem no HGVC foram apresentadas por seus coordenadores em 02 de dezembro de 2015. Renato – Serviço de Manutenção Predial, Ronaldo – Serviço de Tecnologia e Informação e Reumar – Serviço de Manutenção de Equipamentos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

HGVC realiza Atualização em Limpeza de Materiais e Esterilização por Gás Plasma de Peróxido de Hidrogênio

Enfª Tríssia Daiana
Aconteceu no dia 03 de dezembro, no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista-HGVC, ‘Atualização em Limpeza de Materiais e Esterilização por Gás Plasma de Peróxido de Hidrogênio’, promovido pelo Centro de Material e Esterilização do HGVC. Os temas foram ministrados pelas Enfª Msc Wanessa Gomes, enfermeira do CME do HGVC, e Enfª Tríssia Daiana Costa, enfermeira assessora técnica da Distribuidora Labmedica. Contamos com a participação do corpo técnico do CME do HGVC, bem como dos responsáveis técnicos e equipe dos CME’s de estabelecimentos de saúde do município de Vitória da Conquista. Este evento favoreceu no empoderamento teórico para o fortalecimento de boas práticas no CME e contribuiu na integração entre os CME’s.


Enfª Jacira Vilares , Coordenadora da CME e Enfª Wanessa Gomes

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Residência Médica de Pediatria do HGVC participa de ação social

A coordenadora do PRM de Pediatria do HGVC, Márcia Nascimento, participou de uma atividade social promovida pelo Clube da Fraternidade da Loja Maçonica  Fraternidade Conquistense na Creche Jesus de Nazaré no bairro Jardim Ibirapuera. 
Numa ação voluntária, as médicas residentes, junto com a coordenadora, realizaram na unidade de educação infantil avaliação do estado de saúde, crescimento e desenvolvimento , orientações de cuidados e prevenção de doenças, durante 03 dias. "Foi uma ação de responsabilidade social na qual tivemos a oportunidade de inserir o médico residente numa atividade extra junto à comunidade, contribuindo também para a formação dos futuros médicos pediatras", ressalta  a médica Márcia Nascimento.

Reunião de Avaliação do Programa de Residência Multiprofissional HGVC/UFBA


Residentes
O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência - PRMU do HGVC e do IMS/CAT – UFBA está no seu 10º mês. Em 03 de dezembro foi feita reunião de avaliação do programa com o Coordenador Márcio Galvão, a Vice-Coordenadora Patrícia Pires, representantes do NEP Valdenice Vieira e Juliana Oliveira.
A Residência é formada pelas áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.
Preceptores
O PRMU tem o objetivo de desenvolver no residente habilidades e competências que permitam ao mesmo, inserir-se no mercado de trabalho, sabendo atuar em equipe multiprofissional e transformar a realidade loco-regional, visando a melhoria da qualidade da assistência prestada nos serviços públicos de saúde. 
A reunião se deu em duas etapas: em um primeiro momento com os preceptores e depois com os residentes.
Reuniões periódicas são importantes pois permitem acompanhar a execução do Programa, propondo ajustes e mudanças, quando necessários, à coordenação. Experiências, avanços e desafios foram discutidos nos dois momentos.  

sábado, 5 de dezembro de 2015

Terapias Fotônicas na Área de Saúde



Aconteceu em 29 de novembro de 2015 o I Workshop “Novas Terapias Fotônicas na Área da Saúde em comemoração ao ano Internacional da LUZ. O evento foi uma realização do grupo de Pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde (BAS), do IMS/UFBA, coordenado pela professora Francine Rosa e o professor Luciano Rosa, e conta com a parceria do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), do Instituto de Física de São Carlos, da USP.
Esta parceria do grupo de pesquisadores vem desenvolvendo, em Vitória da Conquista, um tratamento pioneiro, denominado de Terapia Fotodinâmica – uma nova e promissora modalidade de tratamento para doenças infecciosas em que se associa corantes fotossensíveis ativados por luzes de diferentes características físicas como o LED e o LASER.
Por enquanto, os atendimentos se restringem a alguns pacientes que foram triados pela a equipe do BAS em conjunto com profissionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV). “Ainda não é um serviço que a equipe oferece à população pelo SUS, estamos trabalhando para que isso aconteça”, declara a professora Francine Rosa, que também é coordenadora do BAS.
De acordo com a organização, o objetivo foi disseminar a utilização de técnicas de Tratamento e Diagnóstico Óptico na área da saúde. Um dos momentos mais importantes da programação do evento foi o curso sobre “Modernas Técnicas Ópticas no Tratamento do Câncer”.
Palestrante Prof. Cristina Kurachi
Instituto de Física da USP

Presentes no evento Enfermeira do NEP, Juliana Oliveira, representou o HGVC pois a mesma acompanha as pesquisas na instituição. A Secretária de Saúde de Vitória da Conquista Márcia Viviane e pesquisadores da UFBA.