O SIAST/HGVC promoveu uma palestra em parceria com o CAAV - Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano, dia 02 de abril de 2018.
O fluxo após acidente com material biológico, desde 2012 com a implantação e normatização de funcionamento do Sistema de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (SIAST) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia segue as notificações e padronização do programa, apoiada pela normativa 005/2013 da SAEB.
Todos os setores das unidades da rede própria estadual possuem uma pasta com as orientações e fluxo em caso de acidentes, em especial o biológico, que se reporta ao caso em questão. Tais fluxos orientam quanto às condutas e procedimentos referentes ao acidente em serviço sofrido pelos trabalhadores, estatutários ou não, alunos e trabalhadores voluntários no âmbito da SESAB.
Em geral o fluxo deve começar com informação à chefia imediata que deverá encaminhá-lo para atendimento médico de urgência.
Em caso da unidade não possuir atendimento urgência, deve ser encaminhado para unidade de referência de acidentes biológicos do município após conduta pós-acidente com exposição por material biológico.
Após avaliação do acidentado levando-se em consideração a exposição biológica sofrida, o médico da urgência/referência solicitará os exames laboratoriais para o acidentado e para paciente-fonte, quando esta for conhecida. Os exames deverão ser solicitados conforme protocolo do Ministério da Saúde, a saber: ANTI-HIV (teste rápido), ANTI HCV, ANTI-HBs, ANTI-HBc, Ag HBS, HTLV 1 e 2.
O teste rápido para HIV deve ser solicitado para o paciente fonte e/ou acidentado. O resultado deve ser imediatamente informado a chefia de enfermagem e ao médico plantonista para as devidas providências.
O prazo para a coleta e realização dos exames é de 02 horas segundo manual do programa (SESAB).
Caso a unidade não tenha o KIT ou serviço o acidentado deve ser encaminhado para outra unidade de referência também segundo o manual do programa. No nosso caso, o CAAV - Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho é a unidade de referência no município para acidentes com material biológico.
O início da dose de profilática poderá ocorrer até 72 horas após exposição.
O setor de Vigilância Epidemiológica Hospitalar possui KIT’s para teste rápido somente para pacientes internados.
Na ausência ou falta do KIT, ou ainda na não autorização do paciente fonte (familiares não presente, fonte desconhecida, ou outros motivos), o acidentado tem direito a profilaxia.
Qualquer dúvida sobre o assunto procurar o SIAST/HGVC (77- 3427-5017) ou o CAAV na Praça João Gonçalves, 411 - Centro, Vitória da Conquista - BA, telefone: (77) 3429-7251.