segunda-feira, 14 de maio de 2018

HGVC sedia curso sobre o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Em 08 e 09 de maio, no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC),  foi realizado um Curso sobre o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Promovido pela Comissão Intra- Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e tem na programação palestras ministradas por profissionais que atuam na área de doação de órgãos.
O evento foi voltado para o público multiprofissional no dia 08 no horário da tarde e na quarta dia 09/05  o evento está voltado para os médicos e residentes. A mesa de abertura contou com o diretor da unidade, Geovani Moreno; a coordenadora estadual de Transplantes do Estado, Rita de Cássia Pedrosa; Edney Matos, que coordena a CIHDOTT, e enfermeira América Carolina Sodré, coordenadora da Central de Transplante.
Segundo Rita Pedrosa, o evento ocorre no HGVC, por conta de uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina, que apresenta muitas mudanças em relação à morte encefálica, tirando a obrigatoriedade do neurocirurgião para o diagnóstico, e mudanças nos testes – eram realizados dois para a confirmação do quadro no período de seis horas, agora são feitos no intervalo de uma hora. Apesar dessas mudanças não serem voltadas para a doação de órgãos, contribuiu muito para o procedimento. O HGVC tem sido um parceiro muito grande nas captações órgãos, enquanto o Hospital dos Olhos de Conquista (HOC) contribui para o transplante de córneas.
Foi mostrado que a Bahia tem diminuído a fila de transplante de órgãos de forma animadora, e fazendo cair pela metade a fila de espera de córneas. A coordenadora atentou sobre a importância de falar do desejo de doação aos familiares, ressaltando que apenas a família pode autorizar a doação.
O processo de doação e transplante foi esclarecido por América Carolina Sodré, coordenadora da Central de Transplante, que mostrou como é todo o processo, desde a morte encefálica, passando pela ação do Serviço Social até a doação. Outro tema pautado foi o acolhimento e entrevista familiar, e como trabalhar estratégias para redução de negativas por parte das famílias dos possíveis doadores.

Cuidando dos Pré-aposentados : Um trabalho do NUGETS-HGVC



Na manhã do dia 11 de maio os servidores que estão no período de pré-aposentadoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) participaram no auditório da unidade de uma palestra sobre os desafios apresentados antes e durante a aposentadoria.
Trazer o assunto para a discussão foi uma iniciativa da coordenação de Recursos Humanos (RH) e do Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Nugtes), que já vêm implementando aà rotina do HGVC, atividades voltadas para esse público, visando preparar esses servidores para uma nova etapa.
A Psicóloga Clínica e Organizacional Taís Faria, iniciou a palestra com uma dinâmica, onde cada um teve a oportunidade de falar um pouco de si sobre qual é o sentido do trabalho para a vida pessoal deles. Em seguida, foi explicada a importância do pré-aposentado se preparar para o término das atividades laborais.
A psicóloga apontou que muitas pessoas quando se aposentam acabam sentindo uma perda muito grande, tanto na rotina, quanto nas interações de convívio sócia. “São muitos os casos de aposentados que desenvolvem ansiedade ou até mesmo depressão, por não estarem prontos emocionalmente para lidar com o novo ritmo de vida, a aposentadoria não deve ser entendida como o fim, e sim como o início de um novo ciclo”, afirmou Thaís Faria.
Foram apresentadas diversas dicas para que haja um bom preparo emocional e também que os receios sejam deixados de lado. A ação foi bem recebida pelos servidores, que já aguardam as próximas palestras direcionadas para os pré-aposentados.