quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA PELA VIDA E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Equipe Psicologia do CHVC
Klécia Mendes, Antônio Moura, Carolina Alves

Equipe de Psicologia do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista realizou em 19 de setembro  às 9h da manhã no auditório do HGVC evento com o objetivo de promover espaço de discussão  sobre o tema: O manejo profissional com pacientes hospitalizados por tentativa de suicídio e crenças referente a essa temática - vamos falar mais sobre isso?
Profissionais convidados da rede de atenção:
Klécia Mendes e Carolina Alves - Psicólogas
Antônio Moura - Psiquiatra

"Apesar do progresso, uma pessoa ainda morre a cada 40  segundos por suicídio", disse o diretor geral  da  OMS,  Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Toda morte  é  uma  tragédia  para a família, amigos e colegas. No entanto, suicídios são evitáveis. Chamamos todos os países a incorporarem estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio em  seus programas nacionais de saúde e educação de maneira  sustentável”.

Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista Promove Capacitação em Biossegurança

Dentro da política de humanização do atendimento aos usuários do SUS, a Direção do GHVC - Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista em parceria com o Núcleo Interno de Regulação - NIR, o setor de Classificação de Risco e o SIAST dará início ao ciclo de capacitação para os colaboradores  que trabalham no atendimento diretamente  com o usuário do sistema (atendimento de  recepção,  maqueiros e pessoal da segurança)

A capacitação nesta primeira etapa, será nos dias 25,26 e 30 de setembro.
Cada grupo de colaboradores participará de forma integral em um dia de atividades, seguindo a seguinte programação:
8h - Excelência no atendimento ao cidadão - Daniel Filho ( Coordenador do NIR)
10h  - Humanização do atendimento e noções sobre avaliação de risco  Leila Meira ( Coordenadora do ACCR)
14 às 17h -  Primeiros socorros/Movimentação e transporte/ Biossegurança/ Manejo do extintor - Vailson Monteiro (Tecnólogo em segurança do Trabalho  do SIAST)
Daniel Filho

Leila Meira
Vailson Monteiro


Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos




A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT do complexo Hospitalar de Vitória da Conquista está desenvolvendo esta semana, Campanha de Incentivo à Doação. Iniciou em 23 e terminará em 27 de outubro com Palestra no auditório do HGVC.
Programação:
23, 25 e 27/10 - Exposição de pôster, distribuição de folders, fitas verdes para profissionais e visitantes




27/10 - Palestra

  • 9:00h Situação da doação de órgãos e transplantes na Bahia e Vitória da Conquista  - Dr ª Edney Matos ( Coordenadora da OPO/CIHDOTT/HGVC)
  • 10:15h OPC - Rotina, Indicações e Contra-indicação para doação de córneas - Luã Lima ( Enfermeiro /OPC/HOC)

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Prevenção do Câncer Colorretal: CHVC abraça esta ideia


Diante do crescente número de casos de câncer de intestino (câncer colorretal) no Brasil, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), propõe ações de prevenção e identificação precoce de câncer colorretal. O que se espera com essas medidas é prevenir a doença e reduzir seu impacto na população, estabelecendo a construção e a implementação gradativa de uma política pública de saúde para o câncer colorretal. Como todos os profissionais da área devem estar engajados e capacitados para o enfrentamento desse agravo à saúde, o MS e a SBCP elaboraram material que direcionará o acolhimento aos usuários do sistema de saúde com vulnerabilidade e risco para o câncer colorretal. 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/prevencao_cancer_colorretal_profissionais_saude.pdf

O CHVC abraça esta ideia e realiza ações neste mês de setembro visando orientar as pessoas para a detecção precoce do câncer, que é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. 

Com este fim no dia 26 de setembro de 2019 serão realizadas palestras: 
14:00 h
- Público alvo: Agentes Comunitários e Enfermeiros da Atenção Básica 
  • Prevenção do Câncer Colorretal: presente e futuro - Dr. Manoel Lescano
  • Importância do exame de colonoscopia -  Dr. Lafontaine Cunha
16:00h
- Público Alvo: Médicos da Atenção Básica e do HGVC e  Enfermeiros do HGVC
  • Prevenção do Câncer: presente e futuro - Dr. Manoel Lescano
  • Câncer Colorretal: visão do oncologista - Dr. Adriano Fernandes
  • Câncer colorretal hereditários: aspectos básicos - Dr. Leonardo Cunha
  • Importância do exame de colonoscopia - Dr. Lafontaine Cunha

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Serviço de Farmácia do CHVC realiza capacitação para a equipe de enfermagem

O Serviço de Farmácia do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista inicia Programa de Capacitação para a equipe hospitalar. A Proposta é realizar junto com a equipe de enfermagem uma capacitação quanto ao uso de medicamentos considerados especiais na Farmácia do HGVC. Segundo a equipe farmacẽutica do hospital, estes medicamentos são considerados especiais devido ao custo e/ou risco de uso, devendo dessa forma, ser administrado e acompanhado de forma especial, sendo estes:
  • Albumina 20% (10g/50ml)
  • Alprostadil 20mcg
  • Dexmedetomidina 100mcg/ml
  • Imunoglobulina Humana
  • Tenecteplase 50mg/10ml
  • Terlipressina 1mg

A capacitação realizada no auditório do hospital iniciou em agosto e irá até mês de outubro, sendo disponibilizada nos três turnos de trabalho para proporcionar oportunidades a todos.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

CHVC - Campanha Educativa "ADORNO ZERO"


Com base na Campanha Educativa " ADORNO ZERO" realizada pelo Serviço de Controle Hospitalar e de acordo como o Guia Técnico de Riscos Biológicos do Ministério do Trabalho – NR nº32, os funcionários dos setores administrativos que atuam nas áreas assistenciais , assim como função administrativa do Hospital, estão sendo orientados ao não uso de adornos.
A NR 32 prevê a proibição do uso de adornos pelos trabalhadores, principalmente aqueles que mantêm contato com agentes biológicos. Para a Comissão Tripartite Permanente Nacional, normatizadora da NR 32, são considerados adornos, para fins do item 32.2.4.5, letra "b", alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.