terça-feira, 29 de novembro de 2022

CHVC Comemora Novembro Roxo : Sensibilização da causa da Prematuridade

 

 O Dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade e foi criado para sensibilizar a população para um problema de saúde pública, a prematuridade, e assim, inspirar todos a refletirem nas estratégias para a sua prevenção e para melhorar a assistência neonatal a esses pacientes.

Em comemoração ao Novembro Roxo, mês de sensibilização da causa da prematuridade e para comemorar também o dia 17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade, a UTI Neonatal do Hospital Geral de Vitória da Conquista realizou no dia 25 de Novembro de 2022 um momento de descontração para as mães que vivem a prematuridade no Hospital e contaram também com a presença das mães que já passaram pela UTI do HGVC.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

I Seminário de Psicologia Hospitalar do HGVC - Parceria com a UESB

 



O serviço de psicologia hospitalar do CHVC já está estabelecido há alguns anos. Estudos e intervenções são desenvolvidos nos diversos serviços onde a atuação do psicólogo se faz presente.
A coordenação do serviço de psicologia do CHVC, representado por sua coordenadora Sabrina Aguiar e  curso de psicologia da UESB, representado pela professora e psicóloga Monalisa N. S. Barros realizaram este seminário de importância relevante para a categoria da psicologia. O Seminário teve como objetivos:
- Dar visibilidade ao trabalho da psicologia hospitalar atualmente desenvolvida no CHVC e promover a interlocução do saber psicológico com outras áreas de saúde ampliando a interdisciplinaridade.

PROGRAMAÇÃO:
Realizado no auditório do HGVC, a abertura se deu às 8h com as Coordenações de Psicologia do CHVC, UESB e UFBA. Primeira fala realizada pela Profª Monalisa Barros que abordou a Psicologia Hospitalar. Foram desenvolvidas 6 mesas redondas: 
1. Ação do Psicólogo na Pediatria, coordenado por Matheus Teixeira  Rocha, médico coordenadora da UTI PED
2. Atuação do Psicólogo nas UTI's Neonatal e Pediátrica, coordenado  por Fernanda Modesto Habib, médica coordenadora da UTI NEO
3. A Psicologia na UPA, coordenado pela psicóloga Ana Luiza
4. Condição pós covid-19 nos profissionais de saúde, coordenado pela Enfª Giovana Fernandes Araújo - CHVC
5. Atuação da psicologia nas clínicas médica e cirúrgica do CHVC, mediadora  Profª  Dra. Daniela Golulart - UFBA
- Relato de experiência sobre atendimento de visita de crianças aos pacientes com longo período de internação. Apresentado pelos estagiários de Psicologia
- Psicologia nos cuidados paliativos: relato de experiência
- Aspectos  psicológicos presentes na internação de longa duração
6. Interdisciplinaridade na saúde: diálogos entre enfermagem, medicina e psicologia , mediadora Psicóloga Sabrina Aguiar - CHVC
- Uso de práticas integrativas na promoção do bem-estar e diminuição do estresse ocupacional agravado pelo período da pandemia nas equipes de enfermagem. Verônica Aguaria - Residente de Psicologia - SESAB
- Percepção dos residentes de medicina e cirurgia geral sobre o cuidados multiprofissional - Alana Carvalho. Psicóloga residentes - UFBA/CHVC
- Escuta e acolhimento aos profissionais do Complexo Hospitalar de vitória da Conquista. Ana Luiza , Psicóloga - SIAST/CHVC



sábado, 5 de novembro de 2022

NEP e CCIH do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista recepcionam alunos do Programa Partiu Estágio

 

 
    O Programa Partiu Estágio é destinado a estudantes regularmente matriculados das instituições de ensino estaduais, federais ou privadas com sede no Estado da Bahia que concluíram, no mínimo, 50% do curso. A duração do Partiu Estágio será de até um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando se tratar de estagiário com necessidades especiais.
    A Enfermeira Rosany Carvalho do SCIH do CHVC realizou aula de acolhimento para os estudantes que iniciaram em 01 de novembro. 
    Os estudantes receberam orientações sobre as rotinas do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista  no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi abordado sobre a importância da prevenção no trabalho de assistência hospitalar, principalmente o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como luvas e avental. Reforçando aos estagiários a correta lavagem das mãos para a diminuição de riscos de contaminação.