Foram realizados: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação para uma vida mais saudável e feliz: Alimentação balanceada, prática de exercício físicos, realização de exames periódicos.
#VIDASAUDAVEL
A Educação Permanente em Saúde promove processos formativos estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde
Foram realizados: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação para uma vida mais saudável e feliz: Alimentação balanceada, prática de exercício físicos, realização de exames periódicos.
#VIDASAUDAVEL
O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) acaba de inaugurar a ampliação da UTI Pediátrica. A necessidade surgiu devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Vitória da Conquista e na região Sudoeste do Estado. Antes, a UTI Pediátrica do HGVC contava com 10 leitos. Agora, ela dispõe de 15 leitos no total, sendo que 10 são reservados para casos de SRAG e cinco são para UTI Pediátrica geral.
Vitória da Conquista possui atualmente duas UTIs Pediátricas, sendo que somente a do HGVC atende pelo SUS. A região Sudoeste conta ainda com a recém-inaugurada UTI Pediátrica em Jequié. Além do número de leitos, a equipe também foi ampliada: agora, cada plantão terá dois médicos, dois fisioterapeutas, três enfermeiros e sete técnicos em enfermagem.
Segundo Maria Teresa Barcia, Médica Intensivista Coordenadora da UTI Pediátrica, “nossa expectativa é atender com qualidade e segurança as crianças da região Sudoeste e de todo o estado, uma vez que existe um déficit de UTI Pediátrica em todo o país”. O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) busca, dessa forma, garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos aqueles que necessitam de cuidados intensivos.
Data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece que o lema da campanha mundial do 5 de maio de 2023 é:
“Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS - Higienize Suas Mãos”
No Brasil, a iniciativa é endossada pela Anvisa, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias estaduais/DF/Municipais e com a constante parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
A correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos, quando realizada corretamente e nos 5 momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde.
A OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos.
Os 5 momentos para a higiene das mãos são:
✅antes de tocar o paciente;
✅antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
✅após o risco de exposição a fluidos corporais;
✅após tocar o paciente;
✅após tocar superfícies próximas ao paciente;
Juntos, podemos incrementar as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das Infecções Hospitalares e da Resistência Microbiana aos antimicrobianos nos serviços de saúde.
SCIH - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, por meio do Sistema Integrado de Atenção a Saúde do Trabalhador - SIAST organizou a Semana do Trabalhador 2023, em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. O objetivo foi oferecer até o dia 05/05 (sexta-feira), serviços exclusivos aos trabalhadores do Complexo e realizar ações focadas nos temas de prevenção e promoção da saúde. As atividades acontecem das 9 às 16 horas, no auditório do HGVC e nas outras 03 unidades do Complexo. Anne Catuzzo, coordenadora do SIAST informou a agenda programada e reforça a importância da participação dos funcionários e colaboradores pois toda programação foi pensada no cuidado para com o trabalhador que somos todos nós que fazem as 24 horas da assistência à população.
As medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada. Estas são orientações mínimas que devem ser seguidas por todos os serviços e poderá ser modificada conforme recomendações da ANVISA.
A CCIH é uma Comissão deliberativa trabalha visando assistência de saúde de qualidade e com este objetivo, recebe os estudantes que vão realizar estágios nas unidades do Complexo Hospitalar, informando, orientando, capacitando e acolhendo nesta nova etapa do processo de aprendizagem destes estudantes que serão os futuros profissionais de saúde.