quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

CHVC: Em reunião, Ministério da Saúde sinaliza prazos e ações para entrega da obra da Radioterapia

 

Na manhã de ontem (22), uma reunião de grande importância ocorreu entre a Direção e Coordenação de Manutenção Predial do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), representantes do Ministério da Saúde, a empresa Concremat – responsável pela fiscalização – e a DAP-9, encarregada da execução da obra de Radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

A reunião foi focada em discutir os prazos de execução da obra, que já atingiu a marca significativa de 53% de conclusão. Além disso, foram abordados os planos para iniciar as aquisições de mobiliário, verificar a contratação de pessoal e finalizar os demais detalhes para a inauguração da Radioterapia.

Foi comunicado à unidade que a previsão para a conclusão da obra é o final de junho, com a expectativa de inauguração até o final de 2025, podendo acontecer antes. Em um prazo aproximado de 30 dias, espera-se que a base do acelerador linear chegue à unidade, evidenciando o progresso constante do projeto.

Toda a obra está correndo dentro do cronograma estabelecido, ressaltando a necessidade de avançar nos próximos quatro meses até junho. Será necessário iniciar os contratos de serviço, incluindo a contratação de manutenção, postos de trabalho e aquisição de mobiliário. É importante mencionar que computadores, ar-condicionados e todos os demais equipamentos já estão programados para serem entregues junto à obra.

Essa reunião ressalta o compromisso conjunto das partes envolvidas em garantir a conclusão bem-sucedida deste projeto vital para a saúde da região.

Fonte: Ascom do HGVC

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

HGVC Inaugura Nova Recepção com Mural Artístico e Capacitação para Melhorar o Atendimento

Na manhã desta sexta-feira (02), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) celebrou a entrega da reforma da sua recepção. O espaço, destinado a acompanhantes e pacientes que fazem exames na Unidade, tem o objetivo de agilizar o fluxo e reforçar a importância do acolhimento no ambiente.

A nova recepção contou com a contribuição da artista Lorena Lima, cuja avó passou um mês internada no HGVC em 2023 devido a uma fratura no fêmur. Enquanto aguardava a cirurgia do familiar de 86 anos, Lorena frequentou diariamente a Unidade e percebeu a falta de cores e elementos que pudessem trazer mais conforto. Assim, ela sentiu a necessidade de contribuir através da sua arte: o Muralismo, que é a pintura realizada em paredes.

“Eu senti na pele o que era estar ali”, conta Lorena. “Eu gostaria que o local trouxesse mais conforto e que, de alguma forma, amenizasse a dor. Foi então que decidi doar a arte. Minha intenção era que tivesse cor para trazer um pouco de vida ao ambiente.”

Lorena reconhece a luta de todos que passam pela portaria e acredita que sua arte pode incentivar a fé durante os desafios, transmitindo a mensagem de que tudo passa, inclusive os momentos difíceis. “Eu queria muito que, além das cores, tivesse uma frase de conforto, porque sei que todos que entram ali estão lutando pela vida de alguém – se não os médicos, os enfermeiros, técnicos e demais funcionários e familiares”, completa a artista.

Gerardo Júnior, diretor do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), tem se empenhado para elevar a qualidade dos serviços oferecidos em todas as unidades. Diante disso, foi solicitado à Coordenação de Atendimento um treinamento para 20 colaboradores que desempenham funções no setor. Sob a coordenação de Ana Lúcia Fróes, aconteceu no dia 31 um programa de capacitação visando garantir a melhoria contínua dos serviços prestados em todo o Complexo Hospitalar. O programa foi conduzido pela enfermeira Flávia Cardim na sala de estudos do HGVC.

De acordo com a Coordenadora da Manutenção Predial do Complexo, a engenheira civil Janiny Sirqueira, a requalificação da recepção é uma das melhorias já iniciadas no HGVC, tendo como objetivo humanizar o ambiente e garantir que ele seja agradável para os colaboradores e usuários. Dentre as obras em execução, destacam-se a reforma das clínicas médica e cirúrgica, a reforma do refeitório, a adequação da sala de procedimentos para implementação do serviço de oncohematologia e a requalificação do telhado, bem como manutenções preventivas e preditivas que têm assegurado as efetivas condições para a prestação de serviços de qualidade e a assistência adequada.

Fonte: Ascom do Hospital Geral de Vitória da Conquista