quinta-feira, 22 de agosto de 2024

NUGTES e GTH - Reunidos para fortalecimento da atenção e gestão em saúde

NUGTES – Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

GTH - Grupo de Trabalho de Humanização

NUGTES – Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

  Coordenar as ações da Gestão do Trabalho (Setor Pessoal, Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador e Comunicação) e da Gestão da Educação em Saúde (Educação Permanente) na unidade;

 Realizar o planejamento operacional, coordenar, organizar e executar as atividades administrativas referentes à Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

 GTH - Grupo de Trabalho de Humanização

 A humanização tem por premissa a valorização dos sujeitos (usuários, trabalhadores e gestores) que se encontram imbricados no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos, é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde (BRASIL,2015). 

Neste sentido, ela se constitui uma estratégia de interferência no processo de produção de saúde, levando-se em conta que os sujeitos sociais que, quando mobilizados, são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios nesse mesmo processo (BRASIL, 2004).

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Kickoff  - do Projeto Saúde em Nossas Mãos

 Foi realizado o Kickoff (uma reunião inicial) no formato online, dia 20/08/2024 das 10:00h que marcou o início das atividades do projeto no CHVC. A apresentação contou com a participação das autoridades do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS.

A importância do projeto está na possibilidade de resolver problemas com grande magnitude, possibilidade de comparação internacional e impacto social na qualidade da saúde. Será utilizado o Breakthrouch series na aplicação da metodologia para reduzir taxas de IRAS e para monitorar indicadores de processos. O custo e impacto financeiro também são medidos.

 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Projeto Saúde em Nossas Mãos

 O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista foi contemplado no Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS, para o triênio 2024-2026. 

O Hospital Sírio Libanês foi designado como hospital de referência e ponto de contato para a execução deste projeto. O objetivo principal é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde, focando especificamente nas seguintes: Infecção Primária de Corrente Sanguínea associada ao uso de cateter central, Infecção do Trato Urinário associado a cateter vesical e Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em UTIs.  

Aconteceu um encontro virtual para dar início às atividades no dia 12/08/2024.

A importância do projeto será a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde prestados. A SCIH definiu a UTI1 do HGVC como unidade de execução do projeto. A equipe de melhoria será composta pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Educação Permanente, Núcleo de Gestão da Qualidade e direção geral do Complexo. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Agosto Lilás: Hospital Afrânio Peixoto promove ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

 O Hospital Afrânio Peixoto (HAP) promoveu, nesta sexta-feira (9), uma ação em alusão à campanha do “Agosto Lilás”, mês voltado para conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Com o objetivo de informar às pacientes e acompanhantes sobre a violência contra a mulher, durante a ação, foram distribuídas cartilhas que orientam sobre a identificação dos diversos tipos de violência, reforçando a importância do conhecimento e da prevenção. Nas cartilhas continham, também, uma lista de contatos de órgãos da região que atuam na proteção de mulheres e que ofertam auxílio psicológico gratuito.

A campanha Agosto Lilás foi criada em 2016, tendo como referência o aniversário da Lei Maria da Penha. A iniciativa tem como objetivo promover debates, palestras, ações educativas e a divulgação de informações sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis.

“O Serviço Social e Psicologia do HAP tomaram a iniciativa e estão abordando esse tema que é uma questão de saúde pública. Identificar, acolher e orientar as mulheres sobre seus direitos é fundamental e oportuno na unidade hospitalar”, destacou a assistente social da unidade, Raíssa Aura.

 
Fonte: Ascom CHVC

terça-feira, 6 de agosto de 2024

HGVC realiza primeira nefrolitotripsia percutânea em Vitória da Conquista pelo SUS

 Na última sexta-feira (02), foi realizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), pela primeira vez no SUS, uma nefrolitotripsia percutânea (PCNL).

A PCNL é uma técnica minimamente invasiva usada para remover cálculos renais, conhecidos como pedras nos rins. O procedimento é realizado através de uma pequena incisão nas costas, na qual um tubo fino e flexível é inserido diretamente no rim tornando possível a passagem de um aparelho para fragmentar e remover os cálculos.

Por ser realizada com menor invasividade, a técnica traz grandes benefícios ao paciente que sofre de cálculos renais, reduzindo o risco de infecções e provocando menos sangramento e menos danos ao rim. Além disso, quando comparadas aos procedimentos tradicionais, a dor que o paciente sente é menor e a recuperação é mais rápida, podendo retornar às suas atividades normais em um período mais curto.

De acordo com Leandro Dórea, urologista especialista em cirurgia minimamente invasiva e coordenador do Serviço de Urologia do HGVC, a introdução da PCNL pelo SUS em Vitória da Conquista tem um impacto positivo para a saúde na região. Isso permite acesso a tratamentos avançados, com técnica moderna, sem que o paciente precise se deslocar para outras cidades ou estados. Como consequência, o tempo de espera para tratamento é reduzido, devido à diminuição da fila e, consequentemente, da sobrecarga dos centros especializados. A nova técnica também impacta significativamente na qualidade de vida do paciente, que se beneficia de um tratamento altamente eficaz.

“A perspectiva é que cada vez mais procedimentos como esse sejam realizados pelo SUS na nossa cidade, com a possibilidade de ampliação da capacidade instalada no hospital e disponibilização de mais recursos para o tratamento de problemas urológicos no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC).” conclui o especialista.

Fonte: Ascom CHVC