sábado, 26 de setembro de 2009

Não esqueça da DENGUE


A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

NÃO DEVEMOS ESQUECER A DENGUE, faça campanhas, oriente, lembre os cuidados preventivos.

H1N1 Boletim epidemiológico - Bahia

Na Bahia a partir da primeira notificação de caso suspeito de Influenza A (H1N1) em 24/04/2009, até 23/09/2009 foram considerados 930 casos suspeitos, com 175 confirmados, 207 descartados, 548 em investigação. Foram confirmados laboratorialmente 6 óbitos por H1N1 (dois em Urandi e um em Salvador, Guanambi, Caculé e Feira Santana) e dois por Influenza A sazonal (um em Caculé e outro em Urandi). Dos casos confirmados, 50,3 % eram do sexo masculino. A mediana de idade foi de 22 anos variando de 09 meses a 77 anos. A grande maioria, 69 % (120) eram residente em Salvador e os outros nas cidades de Feira de Santana e Iúiú, 12 em cada; Lauro de Freitas, 7; Cachoeira, Porto Seguro e Caculé, 3; Guanambi, Ilheus, Urandi e Vitoria da Conquista 2; Camaçari , São Desiderio, Itabuna e Teixeira de Freitas, um em cada.

Processo seletivo da UFBA para contratação de docentes

Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia, selecionará professor substituto para ministrar a disciplina Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.
Período de inscrição: 21/09/2009 a 02/10/2009
Número de vagas: 1 vaga
Regime de trabalho: 20 horas

Veja o edital: http://www.ims.ufba.br/selecaoprofessor2009.asp

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

II Congresso Internacional de Odontologia


Acontecerá em Vitória da Conquista-Ba nos dias 29, 30 e 31 de outubro /2009 o II congresso Internacional de Odontologia,
maiores informações e inscrições:http://www.abo-vc.com/

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao Fies, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC.

O Fies é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. Todas as operações do processo seletivo, da adesão das instituições de ensino e inscrição dos estudantes à divulgação dos resultados e entrevistas, são realizadas pela Internet. Isso traz comodidade e facilidade para os participantes e garante confiabilidade em todo o processo. Os critérios de seleção são impessoais e objetivos.
Atendimento
Estudante - 0800 726 0101;fies@mec.gov.br
Instituição de Ensino - 0800 726 0104;iesfies@mec.gov.br

Encontro Norte Nordeste de Saúde Mental

A Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz e a Associação de Saúde Mental da Comunidade, anunciam a realização do Encontro Norte Nordeste de Saúde Mental no período de 10 a 12 de setembro de 2009, em Salvador, na Universidade do Estado da Bahia.
Encontro Norte e Nordeste de Saúde Mental e Atenção Básica: Produção de Cuidados e Saberes.
O Encontro de saúde mental contará com ampla presença de usuários e comunidade para sensibilizar mudanças de atitudes discriminatórias em relação ao portador de sofrimento mental nas relações cotidianas na comunidade local e na sociedade mais ampla.
Informações e inscrições: http://www.sm2009.com.br/bandaLarga.html

terça-feira, 15 de setembro de 2009

INFLUENZA A (H1N1), RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICA PARA AS MULHERES GRÁVIDAS


INFLUENZA A (H1N1), RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICA PARA AS MULHERES GRÁVIDAS
Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

As mulheres em período de gestação, devido às modificações de sua resposta imunológica, próprias do estado gestacional e com objetivo de tolerar os antígenos paternos fetais, apresentam uma mudança na resposta imunológica com supressão da resposta celular e manutenção da resposta humoral.
Isto ocorre principalmente na interface materno-fetal, contudo a resposta sistêmica às infecções é afetada. Apesar das grávidas não serem definidas como imunodeprimidas, as alterações imunológicas podem induzir a um estado de maior suscetibilidade a patógenos intracelulares incluindo vírus, bactérias intracelulares e parasitas1.
As mulheres gestantes apresentam alterações mecânicas e hormonais, levando a alterações no sistema cardiovascular e pulmonar, com aumento da freqüência cardíaca, volume sanguíneo, consumo de oxigênio e redução da capacidade pulmonar.
A mecânica respiratória devido ao aumento da pressão intra-abdominal, pelo aumento do volume interino em decorrência do crescimento do concepto, notadamente no último trimestre de gravidez, aumenta o risco para desenvolvimento de complicações e óbito relacionado à influenza. Estes riscos são acrescidos, se a gestante é portadora de doenças crônicas, como: asma brônquica, cardiopatias, nefropatias, hemoglobinopatias, doenças auto imunes ou condições de imunodepressão.
Nas duas últimas pandemias (1918/19 e 1957/58), as mulheres gestantes apresentavam um risco maior de complicação, com maior mortalidade no terceiro trimestre. Durante o período interpandêmico não é observada esta mortalidade, contudo estas mulheres tem maior risco de complicação durante a epidemia de influenza sazonal, principalmente no segundo e terceiro trimestres 1,2,3,4.

Em decorrência de tudo o que foi discutido acima, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) recomenda que:
1 – Gestantes que trabalham em serviços de saúde onde o risco de contaminação pelo vírus influenza é maior, como: Urgências/Emergências, Unidade de Terapia Intensiva Geral, ou outros que ofereçam maior risco de contaminação, sejam transferidas temporariamente, até o final da gravidez ou da pandemia, para serviços onde não estejam expostas a pacientes com síndrome gripal.
2 – Gestantes que trabalham em estabelecimentos de ensino, como escolas, creches, colégios, faculdades, dentre outros, sejam transferidas temporariamente, até o final da gravidez ou da pandemia, para serviços onde não estejam expostas a alunos com síndrome gripal.
3 – Os gestores de outros serviços, onde existam gestantes que exerçam atividade em contato direto com público, devem adotar medidas para reduzir o risco de infecção por Influenza, minimizando a sua exposição a indivíduos sintomáticos respiratórios, transferindo para locais sem contato direto com o publico, e promovendo condições para adoção de medidas preventivas, como: higiene das mãos, limpeza e ventilação do ambiente, dentre outras.
4- Gestantes devem evitar exposição a aglomerações de pessoas, como: cinemas, teatros, shopping e outros.
Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/divep/GripeSuina
* Para saber mais informações sobre a Influenza A : http://www.saude.ba.gov.br/divep/GripeSuina/Boletim%20Influenza%20H1N1%20BA%20Nº%2009%20(set%202009).pdf
Ministério da Saúde www.saude.gov.br.

domingo, 13 de setembro de 2009

VAGA PARA ENFERMEIRO NO SESC

O Serviço Social do Comércio – Sesc – da Bahia anuncia Processo Seletivo para provimento de diversas vagas de trabalho – níveis superior, médio e fundamental. De advogados a salva-vidas, passando por instrutores de artesanato e carpinteiros, o número de funções é extenso. Leia o regulamento no site http://www.funcab.org/ Tem vaga para enfermeiro.
Período das inscrições nas agências dos Correios 15/09 a 02/10/2009
Período das inscrições pela Internet 10/09 a 04/10/2009