terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE ATUAL

Até a primeira semana de janeiro, foram notificados 359 casos de Dengue na Bahia, 72% menos que no mesmo período de 2009. A maioria das notificações foram registradas nos municípios de Brumado, Itabuna, Cafarnaum, Barra do Rocha, Cocos, Ipiaú e Canarana. Entre os casos notificados, 13 foram suspeitos de Dengue grave, sendo três confirmados laboratorialmente, entre os quais um óbito confirmado em menor de 15 anos no município de Brumado.
Considerando a situação epidemiológica e entomológica de 2009 e os dados iniciais de 2010, destaca-se que, dentre os 172 municípios do Estado que registraram indicadores de risco e/ou alerta, merecem atenção especial aqueles onde não ocorreu epidemia em 2009, por apresentarem maior contingente populacional susceptível ao sorotipo isolado até o momento (DENV2), sobretudo os menores de 15 anos.
Contudo, os 45 municípios prioritários devem permanecer em situação de alerta, devido ao potencial de disseminação de vírus e de proliferação do vetor, além de aumento da magnitude e gravidade da doença em função do número de habitantes da população suscetível, principalmente os mais jovens.
Portanto, é fundamental que todas as secretarias municipais de saúde garantam a regularidade e qualidade das ações de controle vetorial, a execução oportuna das ações de vigilância epidemiológica e a organização da rede assistencial e do laboratório, de forma que todo o sistema de saúde permaneça em ALERTA para a ocorrência de casos suspeitos, visando prevenir epidemias, garantir o manejo clínico pronto e adequado para evitar óbitos por Dengue em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário