quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ginástica Laboral na promoção da saúde do Trabalhador do HGVC: Um Programa de Qualidade de Vida

O Núcleo de Educação Permanente após pesquisa de observação participativa, realizada pela Fisioterapeuta Rita Pithon, Supervisora de Ensino e Pesquisa do NEP, elaborou o projeto de intervenção de ginástica laboral para os funcionários do HGVC. Nesta Primeira etapa o público alvo são os servidores do almoxarifado, manutenção, lavanderia e higienização do hospital.



O projeto está sendo executado desde dia 09 de abril, entre 7:30 e 8:00h com 15min de duração. Está sendo uma iniciativa importante e apreciada por todos os participantes.


Junto com Rita na execução deste projeto, contamos com Vivian Oliveira estudante de enfermagem da UFBA, que está realizando estágio supervisionado no Nep e também do estudante Éric Santos, do estágio Cotidiano do SUS da SESAB.


Sabemos que o trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma precisa e merece seus cuidados.
Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário