sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto: Era Uma Vez

 
PROJETO: “Era Uma Vez...”
A Função Terapêutica da Leitura na Pediatria

Por Eric Almeida
Estagiário da SESAB no NEP – HGVC

 [...] Todo ano milhões de crianças são hospitalizadas no Brasil, por diversas causas. O processo de hospitalização e os seus efeitos sobre as crianças têm sido discutidos por diversos autores.
A partir da preocupação dos transtornos causados pela internação e numa perspectiva de cuidado integral, foi concebido o projeto: Era Uma Vez, que traz para o ambiente hospitalar a leitura como recurso de mediação do processo terapêutico.
O principal objetivo do projeto é amenizar o processo de internação, potencializando o ambiente hospitalar da pediatria tornando-o um espaço de aprendizagem e difusão do hábito da leitura.
Todas às manhas as crianças que podem sair do leito se reúnem na sala de TV da pediatria para participarem da leitura, após está é a vez das crianças que estão incapacitadas de saírem do leito, aonde a leitura vai ao seu encontro. Cada dia é uma leitura diferente e sempre há uso de um recurso lúdico diferente (brinquedos, dinâmicas, diálogo, memorização).
É mais do que notável que apesar de pouco tempo o projeto já tem dado seus primeiros frutos, como por exemplo, algumas mudanças de comportamentos de crianças diante do tratamento, o interesse por participar da leitura e por ler, além do envolvimento dos acompanhantes nos processos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário