
A Escola Estadual de Saúde Pública
(EESP), por meio da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde
(CIET), realizou no Hospital Geral de Vitória da Conquista
Oficinas de Acompanhamento Pedagógico com estagiários e supervisores do programa “O cotidiano do
SUS enquanto princípio educativo”. As oficinas
mediadas por Jamile Oliveira e Ana Paula, representantes da CIET, aconteceram no auditório deste hospital, nas seguintes
datas:
23.08.12,
das 14 às 17h – para estagiários
24.08.12, das 09h às 12h – para
supervisores técnicos
Estas oficinas têm como objetivo
acompanhar os processos de aprendizagem dos estagiários na rede SESAB. A proposta contida no processo de supervisão
reconhece a dimensão coletiva como de suma significância para a formação das
profissões na área de saúde e como aspecto fundamental para o processo de
profissionalização de alunas e alunos. O espaço de supervisão de grupo é uma
estratégia de socialização da aprendizagem e de trabalho com a dimensão
coletiva das individualidades.
Fazendo parte deste programa, tem
estudantes de escolas de ensino superior dos cursos de: enfermagem,
fisioterapia, farmácia, medicina, nutrição e psicologia. O Estágio ocorre em consonância com a Lei
Federal Nº11.788 de 25 de setembro de 2008 e Decreto Estadual Nº 11.342 01 de
dezembro de 2008. Tem duração máxima de 12 meses (um ano), obedecendo ao regime de 20 (vinte) horas
semanais, mediante contraprestação pecuniária, a título de Bolsa Estágio, não
gerando vínculo empregatício.
A experiência compartilhada por este
grupo só confirma que o processo de formação da aprendizagem busca cada vez
mais formas interativas e participativas com o objetivo de despertar o elemento
ativo e criador, permitindo possibilidades para a promoção e construção do
conhecimento. Como diz o Professor Roberto Sidnei “transformar em realidades
significativas para o sujeito”, isto nos faz refletir que a formação deve ser
gratificante ao sujeito, deve permitir possibilidades de mudar a realidade em
que se encontra facilitando as habilidades criadoras inerentes a ele próprio.
E mais: A questão da formação da
aprendizagem nos faz reconhecer que o processo de aprender e ensinar implica em
instaurar propostas onde o aluno passa a ser o ator, o sujeito participativo e
que precisa interagir com o professor e colegas para que o conhecimento seja um
objeto a ser construído e elaborado. http://scoobyturma3.blogspot.com.br /2012_01_01_archive.html).
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