domingo, 26 de agosto de 2012

Sucesso do Programa " O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo"



 A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), por meio da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET),  realizou  no Hospital Geral de Vitória da Conquista Oficinas de Acompanhamento Pedagógico com estagiários  e supervisores do programa “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo”. As oficinas  mediadas por Jamile Oliveira e Ana Paula, representantes da CIET, aconteceram  no auditório deste hospital, nas seguintes datas:
23.08.12, das 14 às 17h – para estagiários
24.08.12, das 09h às 12h – para supervisores técnicos 
 
Estas oficinas têm como objetivo acompanhar os processos de aprendizagem dos estagiários na rede SESAB.  A proposta contida no processo de supervisão reconhece a dimensão coletiva como de suma significância para a formação das profissões na área de saúde e como aspecto fundamental para o processo de profissionalização de alunas e alunos. O espaço de supervisão de grupo é uma estratégia de socialização da aprendizagem e de trabalho com a dimensão coletiva das individualidades.

Fazendo parte deste programa, tem estudantes de escolas de ensino superior dos cursos de: enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina, nutrição e psicologia.  O Estágio ocorre em consonância com a Lei Federal Nº11.788 de 25 de setembro de 2008 e Decreto Estadual Nº 11.342 01 de dezembro de 2008. Tem duração máxima de 12 meses (um ano),  obedecendo ao regime de 20 (vinte) horas semanais, mediante contraprestação pecuniária, a título de Bolsa Estágio, não gerando vínculo empregatício.
A experiência compartilhada por este grupo só confirma que o processo de formação da aprendizagem busca cada vez mais formas interativas e participativas com o objetivo de despertar o elemento ativo e criador, permitindo possibilidades para a promoção e construção do conhecimento. Como diz o Professor Roberto Sidnei “transformar em realidades significativas para o sujeito”, isto nos faz refletir que a formação deve ser gratificante ao sujeito, deve permitir possibilidades de  mudar a realidade em que se encontra  facilitando as habilidades criadoras inerentes a ele próprio.
E mais: A questão da formação da aprendizagem nos faz reconhecer que o processo de aprender e ensinar implica em instaurar propostas onde o aluno passa a ser o ator, o sujeito participativo e que precisa interagir com o professor e colegas para que o conhecimento seja um objeto a ser construído e elaborado. http://scoobyturma3.blogspot.com.br    /2012_01_01_archive.html).
  

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