segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

APOSENTADORIA DA ENFERMEIRA SIMONE GALVÃO

Na quinta-feira, 10 de fevereiro de 2017 foi publicado no diário oficial a aposentadoria da enfermeira Simone Galvão. Simone iniciou sua carreira no Estado por meio de concurso público no ano de 1985. Trabalhou no sistema de saúde, com as questões sociais e políticas da saúde, com o planejamento e a avaliação de programas e sistemas e com práticas coletivas de proteção da saúde, exercendo ações de promoção, vigilância e educação da saúde além de colaborar com as práticas de participação social. Simone foi a idealizadora da organização do NEP/HGVC.
Em 05 de maio de 2006 dá o primeiro passo para construção e institucionalização da política de Educação Permanente em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde, quando cria a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde pela Portaria nº 198/GM/MS, como uma estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor, considerando que desde Constituição Federal de 1988 (Inciso II, do artigo 200), é atribuição do SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde.
 “A política de Educação Permanente visa a transformação das práticas formativas e pedagógicas na área da saúde. Pressupõe a articulação entre as diversas esferas de gestão e instituições envolvidas nos processos, com vistas a um modelo educacional integrado à prática e capaz de diagnosticar problemas e construir soluções e o HGVC precisava implantar a política para dar conta da demanda de educação que se expandia no HGVC com o incremento de cursos de graduação e técnicos aqui na cidade de Vitória da Conquista”, diz Simone.
Simone também foi coordenadora da Vigilância Epidemiológica do HGVC onde estruturou a utilização da Epidemiologia na organização e avaliação da assistência médica hospitalar implementando e fortalecendo as etapas do processo e da prática epidemiológica, desde a implantação do sistema de informação, identificação das variáveis mais pertinentes, formas de análise e a avaliação com ação estratégica do setor.
“O olhar epidemiológico de Simone nas avaliações da nossa estrutura organizacional e dos processos de elaboração e implantação de outras ações aqui no HGVC foi muito importante, cujos resultados possibilitou efetividades concretas dentro da complexidade e prioridades do hospital” comentou Valdenice, atual coordenadora do NEP. “Simone é uma profissional admirável! Tem uma capacidade incrível de identificação, análise e intervenção nos determinantes do processo de saúde - doença. É uma sanitarista nata, comprometida com as reais necessidades do SUS” afirma Juliana Oliveira, enfermeira do NEP.
Destaca-se que Simone continuará em plena atividade laboral, assumindo a coordenação da Central de Regulação de Vitória da Conquista.

O NEP/HGVC agradece Simone Galvão por toda competência e parceria e deseja todo sucesso para esta nova etapa de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário