Foram abordados vários assuntos concernentes ao processo de construção e transformação no ambiente hospitalar em que estarão inseridos. O NEP pontuou ainda sobre o objetivo da realização do encontro entre o mundo de formação e o mundo de trabalho, onde o aprender e o ensinar fazem parte da rotina das organizações, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e sobretudo a equidade aos serviços de saúde. Ainda chamando a atenção para os cuidados com o uso dos EPIs e a utilização do recurso eficaz, de baixo custo e que previne em larga escala as infecções hospitalares que é a "lavagem das mãos".
A Educação Permanente em Saúde promove processos formativos estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Acolhimento dos Internos de Medicina -UESB
sábado, 28 de outubro de 2017
Palestra Educação Financeira
A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro.
É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Com este olhar, na manhã de terça-feira (24), no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), aconteceu a segunda palestra sobre Educação Financeira. Promovida pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação (Nugtes), a palestra foi ministrada pelo Administrador Salmo Lima Costa , especialista em Gestão de Pessoas Psicologia Organizacional. Salmo trouxe sua experiência para instruir os servidores de como administrar corretamente o salário, de forma que o dinheiro passa suprir as necessidades básicas e ainda sobrar uma quantia para ser poupada.
Nesta mesma linha de raciocínio foi abordado esta inquietação de alcançar o equilíbrio financeiro, mas tal equilíbrio é o maior desafio das famílias, por isso é importante que se reeduque financeiramente e, para que isso aconteça é necessário o planejamento, organização e controle. Estar atento às armadilhas que são oferecidas pelo mercado e principalmente aos cartões de crédito. Foram dadas dicas de como investir o dinheiro poupado de forma segura.
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
HGVC promove 2º Encontro dos Aposentados
No dia 20 de outubro o HGVC promoveu o Segundo Encontro dos Aposentados. Esta ação busca proporcionar momento de integração, confraternização e união entre os aposentados. O evento contou com atividades sociais e recreativas entre os participantes. Quem vai todos os anos sempre reforça que é um momento importante de rever os amigos e colegas, recordando os bons momentos da vida funcional.
"Cada momento vivido e compartilhado com os colegas enriquece as nossas vidas" palavras sábias que não devemos deixar de pensar. Em 2018 estaremos reunidos novamente.
Outubro Rosa no HGVC
Outubro Rosa: HGVC promove ação de conscientização contra o Câncer de Mama
Dia 19 de outubro é o dia D da prevenção do Câncer de Mama, para fortalecer a campanha, na tarde de ontem foi promovida uma ação de conscientização no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC),

De acordo com Enfermeira Vanderlea Alves a preceptora da turma, todos os anos, os alunos que estão no estágio final do curso de Enfermagem, se envolvem em ações de conscientização que são feitas no HGVC.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo, desse dado salienta a importância das mulheres terem consciência de se cuidar, por conta desse fato, o lema trabalhado pela equipe foi “Prevenir é um ato de amor, com você, seu corpo e todos que te amam”.
Para aplicar o tema do Outubro Rosa em 2017, a turma trabalhou com conscientização do auto exame da mama, a mamografia no caso de mulheres que estão na idade, além de exames preventivos e visitas regulares ao ginecologista.
Entre servidores e acompanhantes, os estagiários de enfermagem fizeram questão de orientar tanto o público feminino quanto masculino, pois mesmo que com menor chance, os homens também são suscetíveis ao câncer de mama.
Outra ação do Outubro Rosa que está acontecendo no HGVC é o Mutirão de Mamografia. Voltado para as funcionárias da Unidade, o mutirão está sendo promovido pela Rede Brasileira de Diagnostico (RBD) e pretende até o final do mês alcançar o maior número possível de servidoras, além de oferecer espaços de discussão, palestras e brindes para as pacientes.
domingo, 8 de outubro de 2017
Palestra sobre prevençao de Câncer Colorretal
Foi realizado em 30 de setembro no auditório do HGVC palestra com o tema Prevenção de Câncer Colorretal. A palestrante foi Drª Luciana Vilas Boas. Esta palestra foi uma iniciativa do Instituto do Aparelho Digestivo que entrou na luta contra câncer digestivo e adotou a campanha SETEMBRO VERDE.
O Público alvo da ação Setembro Verde: População conquistense e região - homens e mulheres a partir de 50 anos.
ENCONTRO DE SECRETARIAS DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA BAHIA
Foi realizada em 29 de setembro de 2017, pela Comissão Estadual da Residência (CEREM/Ba), com apoio da Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP)/Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Hotel Fiesta, uma oficina, com o objetivo de reunir as secretárias de Coordenações de Residências Médicas (Coremes).
![]() |
Valdenice Vieira(HGVC) e Adriana (Esaú Matos) |
A programação incluiu um ateliê de integração inter relacional, mediado pelo professor Silvio Carvalho, do Centro de Estudo e Assessoria Pedagógica (CEAP), e palestra ministrada por Rosana de Jesus, secretária da Coreme do Hospital da Cidade, enfatizando a importância das secretárias de Coremes.
Foram abordados também os seguintes temas: O Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM), exposto pelo técnico da CNRM/MEC, Marcelo Markendorf; O SigRESIDÊNCIAS, apresentado por Francisca Fleury, técnica da Equipe Pró-Residências/ Gestão de Pagamento/ SGETES/MS, e O Programa de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em áreas Estratégicas (PRÓ-Residência), abordado pelo técnico do SGETES/MS, Paulo Henrique Gomes da Silva.
Participaram do evento 44 secretárias, sendo uma parcela bastante significativa do interior do Estado da Bahia. O evento contou com a presença de representantes de Alagoas, Fernando Fidélis, presidente da CEREM-AL e Leda Paula, secretária; de Jedson Nascimento, presidente da CEREM - Ba; Maria do Rosário, Superintendente de Recursos Humanos em Saúde; Marcele Paim, diretora da (EESP).
Valdenice Vieira, coordenadora do NEP/HGVC, responsável pela secretaria acadêmica dos Programas de Residência Médica do HGVC, participou do encontro e avaliou como muito positivo: “ Os desafios contemporâneos da docência precisam ser refletidos e discutidos não só pelos docentes como pelo pessoal de apoio. As secretárias tem um papel de grande relevância para o sucesso dos programas de residência médica, junto ao residente, ao supervisores, preceptores ,coordenadores dos programas e equipe das unidades de saúde”
Hospital Geral de Vitória da Conquista - HGVC fecha SETEMBRO AMARELO com diálogo sobre prevenção do SUICÍDIO
![]() |
Psicóloga Érica Medeiros - HGVC |
O Serviço de Psicologia do HGVC promoveu dia 28 de setembro de 2017 um evento com o tema “ Tentativa de suicídio: atitudes e práticas no contexto hospitar".
A programação contou com a participação da professora do curso de psicologia do IMS/CAT/UFBA, Andrea Andrade e da médica residente em psiquiatria Elisa Barros.
Os objetivos foram:
* Refletir sobre a temática enfatizando a importância de discutir esse assunto em ambiente hospitalar.
* Orientar o profissional de saúde sobre as condutas adequadas diante do paciente com ideação suicida.
* Desmistificar alguns pensamentos e práticas que permeiam o senso comum e que ocasionam em atitudes pouco assertivas no manejo desse paciente.
* Estimular atitudes e práticas como instrum
ento de prevenção do suicídio.
ento de prevenção do suicídio.
A psicóloga Érica Medeiros enfatiza que “é necessário quebrar o tabu e falar de suicídio com as pessoas. Por que justamente falar sobre isso gera uma prevenção. Falar sobre os problemas é importante. Precisamos perder o medo e vergonha de falar abertamente sobre esse problema de saúde pública.”
![]() |
Psicóloga Andrea Andrade - UFBA |
De acordo com estimativas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. O assunto ainda é tratado como tabu, apesar dos números alarmantes. Para estimular a discussão sobre o assunto, a Associação Interna Nacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo de conscientização e prevenção com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de buscar ajuda.
![]() |
Médica Residente de Psiquiatria Elisa Barros (sentada) |
Assinar:
Postagens (Atom)