Foi realizada nessa segunda-feira (5), no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a recepção de acolhida de novos residentes que irão atuar nas unidades co complexo hospitalar..
O Núcleo de Educação Permanente - NEP convidou os preceptores do programa e os residentes em curso (R2) para o encontro.
O HGVC é parceiro da Universidade Federal da Bahia no programa de Residência Multiprofissional em Urgência, destinada a enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, sob a forma de Curso de Especialização latu senso, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, tendo duração de dois anos e carga horária total de 5000 horas.
Para a coordenadora do NEP, Valdenice Vieira “ a Residência Multiprofissional é alicerce para formação de profissionais qualificados, graduados, que buscam no programa treinamento em serviço, além do incentivo de pesquisa e extensão, no SUS"
Segundo a enfermeira Juliana Oliveira, coordenadora de ensino e pesquisa o programa de residências do HGVC, tanto a médica quanto a Multiprofisssional, potencializam o SUS e a formação profissional partindo do pressuposto da aprendizagem significativa e propondo a transformação da atuação profissional a partir da reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais em ação, na assistência aos pacientes do SUS.
O acolhimento teve uma programação que contou com uma saudação inicial aos residentes pela coordenadora do NEP e uma orientação básica sobre o programa, uma apresentação sobre o HGVC por Juliana e uma aula sobre Segurança do Paciente com o enfermeiro coordenador da Emergência da instituição, Theofânio de Almeida Neto.
Theofânio de Almeida |
O HGVC recebeu 12 novos profissionais para a Residência Multiprofissional , sendo eles: 4 enfermeiros, 3 nutricionistas, 2 farmacêuticos, 3 psicólogos.
Na Residência Médica foram 09 profissionais iniciando em 2018: 03 para o Programa de Clínica Medica, 03 para Clínica Cirurgica e 03 para Pediatria.
Segundo a preceptora Suzeli Matos, preceptora enfermeira do programa de residência Multi "os novos residentes vão integrar a assitência e potencializar as ações que são muito ricas nas clínicas do hosputal”Estratégia em Saúde da Família e na Maternidade Carmosina Coutinho".
Nenhum comentário:
Postar um comentário