Psicólogo: Eli Samuel de Santana Nascimento (CRP 03 / 02708)
|
Graduado pela UFBA em 2002. Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Especialista em Mindfulness pela UNIFESP).
Campanha Janeiro Branco: uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. E, para isto, busca sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas relacionadas a saúde mental.
Porquanto estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde do Brasil indicam que o país tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação aos transtornos de ansiedade.
E, além disto, há 50 anos, com estes níveis de estresse atual alto na nossa população, as pessoas buscariam ajuda médica ou psicológica. Todavia, infelizmente, hoje em dia, os indivíduos se acostumaram com estes níveis de estresse, que demoram ou não procuram ajuda médica ou psicológica, favorecendo assim surgimento e/ou agravamento de vários problemas de saúde (hipertensão, diabetes, insônia, enxaqueca, asma, doenças de pele, etc). Logo, o Janeiro Branco por meio da Oficina Mindfulness é uma oportunidade das pessoas terem um momento de lembrar em focar no autocuidado, para que assim possa favorecer na sua saúde mental.
Mindfulness (Atenção Plena), é um termo que tem várias definições, todavia, vou me referir que a atenção plena, como um estado psicológico em que a pessoa está focada no momento presente com abertura, aceitação e sem julgamentos. E para desenvolver este estado é usado principalmente práticas meditativas. Este estado favorece na redução de estresse e qualidade de vida para pessoas em geral, e também para aquelas que tem problemas médicos intensificados pelo estresse, como diabetes, hipertensão, insônia, enxaqueca, gastrite, dentre outros. Servindo também para prevenir novas ocorrências de depressão nos indivíduos que já teve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário