quinta-feira, 30 de junho de 2022

SIAST realizou em 10, 11 e 12 de maio Ação com Servidores do CHVC

 



Vivemos um momento no qual a atividade pública enfrenta diversos desafios que englobam esferas éticas, políticas, técnicas, entre outras. Estes, em muitos casos, estão atrelados à gestão de pessoas. E como passos de caminhada, buscar descobrir formas de minimizar esses desafios.

O SIAST – Serviço Integrado a Saúde do Trabalhador mapeou as variáveis envolvidas sob a ótica dos gestores e servidores. Diante disto, entender que valorizar o servidor é uma estratégia que visa aumentar a consciência desse servidor com o serviço público e com sua função em si, ou seja, servir à sociedade e ao bem comum, por exemplo.

Pensando neste servidor no mês do trabalho, maio, o SIAST organizou atividades nas quais o trabalhador do CHVC pode viver alguns momentos com o grupo e ter algumas de suas necessidades atendidas. Segundo a Enfª Anne Catuzzo, coordenadora do SIAST “Valorizar e entender as experiências, vivências e senso de propósito dos servidores,  é um caminho para resolver problemas complexos que pode parecer algo intangível.”


terça-feira, 28 de junho de 2022

Estudantes do Partiu Estágio do ACCR/CHVC apresentam Potencialidades do Estágio Extracurricular

 

APRESENTAÇÃO: Potencialidades para aprendizagem clínica, reorientação formativa e reflexões frente ao Sistema Único de Saúde.

 No dia 20/06/2022 aconteceu uma apresentação sobre as Potencialidades para aprendizagem clínica, reorientação formativa e reflexões frente ao Sistema Único de Saúde.

A apresentação foi ministrada pelos alunos do programa Partiu Estágio, Hebert Luan Pereira e Vigna Maria de Araújo e a mediadora do estágio a Enfermeira Leila Silva Meira, responsável técnica do serviço de ACCR (O serviço de Acolhimento com Classificação de risco).

O objetivo da apresentação foi discutir as potencialidades do estágio extracurricular no ACCR, na trajetória acadêmica dos estudantes e suas contribuições para refletir sobre os processos de trabalho no ACCR no contexto do SUS.

O desenvolvimento de estágios extracurriculares em cenários como o ACCR fortalecem a formação do discente para atuação frente aos princípios do SUS, permitindo ao futuro profissional médico vivenciar as dificuldades, nós críticos, e as potencialidades desse serviço como estratégia para garantia do cuidado em saúde equitativamente.

GTH / Grupo de Trabalho de Humanização - Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista

 GTH: Apresentação, comunicação e integração entre os setores



Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. O GTH institui-se em qualquer instância do SUS e é integrado por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários.

Com uma nova composição desde 16 de março de 2021 e alguns meses de trabalho e planejamento o GTH fez uma apresentação para o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.

Foi realizado um Plano Local de Humanização no qual se trabalhará os eixos: 1. Comunicação; 2. Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; 3. Transversalidade na rede interna da unidade; 4. Defesa dos direitos dos usuários. As ações propostas foram projetadas para ano de 2021-2022, sua confecção pautou-se no referencial do planejamento estratégico/situacional, através de uma análise e posterior levantamento de problemas e consequente desenvolvimento de ações estratégicas.

Participantes GTH/CHVC (Portaria interna nº 04/2021)

Leila Silva Meira, Karina Florêncio Pinto, Milena Rebouças Andrade, James Freire Souza, Maria de Lurdes Ribeiro e Valdenice Silva Rocha Vieira

Uma ação foi realizada em abril de 2022, com o propósito de apresentar o grupo ao CHVC. A ação foi realizada nas quatros unidades: HGVC, UPA, Crescêncio Silveira  e Afrânio Peixoto

Ações NEP - Núcleo de Educação Permanente período maio/junho 2022

 Contratação Partiu Estágio 2022.1 – Novos alunos para aprendizagem em serviço

Lançado em abril de 2017, o Programa Partiu Estágio, gerido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, tem como principal objetivo ofertar oportunidades de estágio na Administração Pública Estadual a jovens universitários baianos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

A inscrição no programa é feita pela internet, no endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br e ocorre sempre na ocasião do lançamento de editais pela SAEB.

Para a edição 2022, o edital 001/2022 – SAEB/SRH/DRH, selecionou 52 alunos matriculados em instituições de ensino superior de diversos cursos. Ainda é exigido que o candidato tenha cumprido mais de 50% da carga horária. 

O contrato dos jovens tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação. As atividades que serão desenvolvidas estão previstas no Plano de Estágio. A carga horária de atividade é de 4 horas diárias e 20 horas semanais. Durante a vigência do estágio, o estudante terá direito a bolsa mensal, auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional, tendo seu trabalho supervisionado por um tutor, com capacidade de avaliação na sua área de atuação.

Valdenice Vieira, coordenadora do NEP/CHVC fez a recepção dos 22 alunos matriculados na primeira etapa e ressaltou a importância do estágio remunerado: “nesse sentido, o estágio é importante tanto como aprendizado prático da área quando como preparação para o mercado de trabalho, aprendendo com as relações interpessoais a importância do trabalho em equipe desenvolvido na saúde.”

No período de 23 à 25 de maio foi realizada a matrícula de 16 estudantes chamados na  segunda convocação. Estes estudantes participarão de acolhimento online no dia 04/07/2022 que será realizado pela coordenação do programa da ESPBA.