Os coordenadores do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), que se reuniram na manhã do dia 22 de setembro do ano em curso para falar sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), buscam pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo assim mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadas que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no autocuidado.
O HumanizaSUS, como também é conhecida a Política Nacional de Humanização, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.
Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou por um grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Logo, é interessante incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho no CHVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário