O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado em 17 de junho, foi instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, com a missão de sensibilizar a sociedade sobre os efeitos da desertificação e da escassez de água. Esses fenômenos são agravados pelas mudanças climáticas, práticas agrícolas danosas ao meio ambiente e utilização indevida dos recursos naturais, afetando bilhões de pessoas em todo o mundo, principalmente, em regiões áridas e semiáridas.
O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues resolveu fazer a uma ação para alertar sobre tomada de ações urgentes para mitigar esses problemas, promovendo a recuperação de áreas degradadas, o manejo sustentável da terra e a sensibilização para o uso racional da água, plantando O que se deve fazer para combater a desertificação e a seca?
Para combater os efeitos da desertificação e da seca, você pode adotar uma série de práticas sustentáveis, tanto individualmente, quanto de maneira coletiva. Aqui estão algumas sugestões:
Uso eficiente da água
Reflorestamento e plantio de árvores nativas
Agricultura sustentável:
Conservação do solo
Essas ações, quando realizadas de maneira contínua, podem diminuir significativamente os impactos da desertificação e da seca, contribuindo para a conservação dos ecossistemas e o bem-estar das populações afetadas.