A Residência Médica em Anestesiologia do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) alcançou um importante reconhecimento nacional. Em apenas seis anos de existência, o programa conquistou lugar de destaque no ranking da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), posicionando-se no terceiro quartil de classificação entre os Centros de Ensino e Treinamento (CETs) do país.
O resultado é ainda mais expressivo por se tratar da única residência em anestesia do interior da Bahia credenciada pela SBA. A avaliação considera critérios rigorosos, como a titulação dos preceptores, o desempenho acadêmico dos residentes, a qualidade das atividades práticas e teóricas oferecidas, além da participação em pesquisas, congressos e publicações científicas.
Atualmente, o CHVC conta com quatro preceptores com Título Superior em Anestesiologia (TSA), a maior qualificação da especialidade no Brasil. Trata-se de um diferencial importante, já que o TSA é obtido por meio de uma prova nacional com índice de aprovação em torno de 10%, conferindo aos aprovados a possibilidade de abrir programas de residência e centros de treinamento. Esse nível de titulação reforça a excelência da formação oferecida aos residentes.
Mesmo sendo um programa relativamente novo, a Residência de Anestesiologia do CHVC está classificada entre as 25 melhores do Brasil no relatório anual dos Centros de Ensino e Treinamento 2025, divulgado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Ao todo, foram mais de 130 instituições classificadas no ranking, demonstrando a força do ensino do IMIP enquanto hospital 100% SUS.
O reconhecimento é reflexo do compromisso da equipe com a excelência no ensino e na assistência, esse resultado mostra que a residência do CHVC tem qualidade, corpo docente altamente capacitado e uma formação que já se equipara a grandes centros do país.
O desempenho da residência destaca o papel do Complexo como referência em ensino, pesquisa e assistência médica, contribuindo para a formação de especialistas que impactam positivamente a saúde em toda a Bahia.
Fonte: Ascom do CHVC
CHVC\anestesistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário