A Secretaria da Saúde da Bahia, através da Escola de Saúde Pública da Bahia -ESPBA/CORES e Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência- CODEMU realizou, nesta semana, quatro visitas técnicas a hospitais da rede estadual para avaliação e autorização de novos programas de residência em saúde. O principal objetivo é analisar as condições da instituição proponente para oferecer programas de residência multiprofissional, verificando se cumprem os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).
No Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), os avaliadores analisaram a viabilidade de implantação de três programas: Residência Multiprofissional em Oncologia, Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos e Residência Uniprofissional em Fisioterapia em Saúde da Criança, que juntos ofertarão 13 vagas anuais.
Já o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) passou por avaliação para oferta do seu primeiro programa de residência: Residência Multiprofissional Integrada na Atenção Hospitalar ao Paciente Adulto. A proposta prevê a oferta de 16 vagas por ano, alcançando 32 residentes a partir do segundo ciclo formativo.
No Hospital Geral do Estado (HGE), a visita teve como objetivo a autorização do Programa de Residência Multiprofissional em Adulto Crítico – Urgência, Emergência e Trauma. No Hospital da Mulher há previsão de abertura do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher – Oncologia, 11 vagas.
As visitas são realizadas por avaliadores externos do MEC, representantes da CODEMU e equipes locais dos hospitais. Também acompanharam os trabalhos a diretora da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH/SESAB), Marília Fontoura, e a coordenadora da CoreMU Estadual da Bahia, enfermeira Ieda Santos. A agenda reforça o compromisso do estado com a ampliação e o fortalecimento da formação de profissionais no âmbito do SUS baiano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário