quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HGVC promove semana do servidor


A educação permanente em serviço necessita da aproximação dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, envolvendo-os na promoção da integração escola-hospital, onde professores, alunos e funcionários da unidade de saúde busquem trocar experiências, encontrando soluções para os problemas do cotidiano promovendo transformação na prática profissional, na própria organização do trabalho e nas práticas de ensino.
Com o objetivo de homenagear o dia do funcionário público em 28 de outubro, o HGVC promove a semana do servidor (26-28 de outubro) com o tema Cuidando do Cuidador. Valorizando o servidor público e homenageando o seu dia. Promovendo a integração instituições de ensino e hospital, tivemos stands com temas voltados para a prevenção ( riscos ocupacionais, medidas de glicemia e pressão arterial, lavagem das mãos, avaliação nutricional, orientação psicológica e mecânica postural ) oferecidos pelas escolas: CETEP, FTC, Juvêncio Terra, Politécnico Boock e UFBA. Com a participação dos setores do hospital: Banco de sangue, Higienização, PGRSS, SCIH e vigilância Epidemiológica Hospitalar.
A mobilização foi importante pois vimos o trabalho interdisciplinar entre as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia que fizeram um trabalho conjunto e souberam valorizar o servidor do HGVC.
Finalizando a comemoração o dia 28 será um momento cultural enfatizando a promoção da saúde que requer lazer e descontração.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

15 de outubro - Parabéns Professor

Saber olhar é saber enxergar com aplitude; é ter um olhar curvo, ou seja, ter um alcance imediato na pessoa, nos problemas do dia-a-dia, mas projetar o futuro e pensar naquilo que se deseja construir. É ver o que está por trás da situação que hora se apresenta; observar o "em torno". Prestar atenção no outro em seus saberes e sua dificuldades e angústias, enfim, "ter um olhar sem pressa, que acolha as mudanças, as semelhanças e as diferenças; um olhar que capte antes de agir". Laurinda Ramalho de Almeida, PUC/SP

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA

EESP divulga edital de seleção para o Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica
O Ministério da Saúde, representado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), torna pública a oferta de 625 (seiscentos e vinte e cinco) vagas para o processo de seleção de alunos para o Curso, no nível de especialização na modalidade educação a distância, em Gestão da Assistência Farmacêutica – EAD: uma proposta em rede para a qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS.
Dentre as 625 (seiscentos e vinte e cinco) vagas, 150 são para a Região Nordeste. A Bahia terá dois centros regionais, sendo um nos campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista e o outro na Faculdade de Farmácia (UFBA/Salvador).
O curso tem por objetivo qualificar a Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o acesso e uso racional de medicamentos no país. É destinado aos farmacêuticos (as) que atuam no SUS, é gratuito e haverá ajuda de custo para os encontros presenciais.
As inscrições serão on-line e ocorrerão do dia 11/10/2010 a 24/10/2010. O endereço eletrônico correspondente é o: www.unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica.
Telefone: (48) 3721-4049.