quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Servidores HGVC cada vez mais buscam novos conhecimentos

Divulgada lista de candidatos selecionados para o Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde EAD

A Escola de Administração da UFBA, em parceria com o Núcleo de Extensão em Administração (NEA), divulga a relação de candidatos selecionados para as turmas da etapa 2 de 2011 do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde - Ensino à Distância (EAD).
http://www.adm.ufba.br/pub/noticias/ASSES/lista_de_convocados_etapa2.pdf

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Programação cursos e capacitações

Programação do NEP

*Curso de Atendimento Hospitalar: Urgência e Emergência - 03 de setembro
*Cuidados Paliativos: A Morte e o Morrer - 13 e 14 de setembro de 2011
*Curso Excel Básico: Formatação de Planilhas/ Parceria: Fainor - Setembro
*Curso de Capacitação para Técnicos de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC)/ Parceria: IMS-CAT-UFBA - Outubro e novembro

Curso de Atendimento Hospitalar: Urgência e Emergência

PROGRAMAÇÃO

8:00 às 10:30h

-Suporte Avançado de Vida
Sandra Pimentel – Médica Coordenadora da UPC
-Oxigenoterapia e Parâmetros Iniciais da VM
Rita Pithon - Fisioterapeuta NEP
-Conduta da Enfermagem no SAV
Thomás Fernandes – Enfermeiro Emergência
Vailson Lopes – Técnico de Enfermagem ID

10:30 - Lanche

11:00h – Mesa Redonda : Abordagem Multidisciplinar no Suporte Avançado de Vida

Integrantes:
Sandra Pimentel
Rita Pithon
Vailson Lopes
Thomás Fernandes

14:00h – TCE
Gustavo Bilate – Médico Neurocirurgião - HGVC

16:30 – Urgência Ortopédica no Politrauma
Márcio Rios – Médico Ortopedista - HGVC


Data: 03 de setembro de 2011
Local: Auditório HGVC
Carga horária: 10h
Público alvo: Profissionais de saúde HGVC
Inscrições: NEP – HGVC

domingo, 28 de agosto de 2011

Informe-se sobre o CONEP

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela foi criada pela Resolução do CNS 196/96 como uma instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho. Além disso, é independente de influências corporativas e institucionais. Uma das suas características é a composição multi e transdiciplinar, contando com um representante dos usuários.

A CONEP tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições.

Cabe a CONEP avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais como: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira.

A CONEP também se constitui em instância de recursos para qualquer das àreas envolvidas.



PROJETOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS AO CEP (Comitê de Ética em Pesquisa)
A Res. CNS n.º 196/96, item II.2, considera pesquisa em seres humanos as realizadas em qualquer área do conhecimento e que, de modo direto ou indireto, envolvam indivíduos ou coletividades, em sua totalidade ou partes, incluindo o manejo de informações e materiais. Ver ainda a definição de pesquisa, na referida resolução. Assim, também são consideradas pesquisas envolvendo seres humanos as entrevistas, aplicações de questionários, utilização de banco de dados e revisões de prontuários.

Manual operacional para CEP

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arte do Cuidar - Tratamento de Feridas

Realizado em 19 de agosto de 2011, aula "A arte do cuidar: tratamento de feridas", Ministrada pelo Enfermeiro Paulo Dionísio, Especialista em Estomaterapia acessor técnico da BMD-ConvaTec ( Boston Medical Device). Esta aula faz parte do processo de educação permanente do HGVC com o objetivo de contribuir com uma ação efetiva no dia a dia da assitência ao usuário do serviço.
A aula contou com a público de aproximadamente 40 pessoas entre profissonais de saúde e estudantes.

Estiveram presentes também as representantes técnicas Sônia Mota e Caroline Portugal.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Servidores do HGVC se qualificando


Servidores do HGVC juntamente com servidores públicos de outras unidades de saúde, estão participando do curso de extensão Gestão Hospitalar e Sistema em Serviços de Saúde.

Curso realizado pela SESAB em parceria com rede INOVARH e Escola de Administração da UFBA visando a valorização do trabalhador.

"curso foi desenvolvido para envolver as nove macrorregionais de saúde da Bahia, de forma a fortalecer a diretriz política do SUS de descentralização, por meio de uma Política de Educação Permanente que facilite igualitariamente o acesso de gestores e trabalhadores da rede de serviços públicos de saúde." Equipe do Curso.

A estrutura do curso esta organizada em quatro módulos com temas articulados a Gestão Hospitalar e Sistema em Serviços de Saúde. Abaixo os módulos:

  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Qualidade em Serviços de Saúde
  • Gestão de Processos e de Riscos
  • Gestão de Informação
Quarta feira dia 03 de agosto aconteceu o encerramento do módulo Gestão de Pessoas com a aula presencial ministrada pela professora:
Edivânia Lucia Araújo Santos Landim, graduada em Serviço Social (UCSal/1985), com especializações em Administração Hospitalar (São Camilo–SP/1989) e Gestão Descentralizada de Programas com ênfase em DST e Aids (UFMA–MS/2005), Mestrado Profissional em Administração (UFBA/2008), formação profissional em Psicodrama e Terapia Organizacional.

O Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo

A Oficina de Acompanhamento Pedagógico do Programa de Estágios realizada hoje, 05 de agosto, pela Coordenadora do programa Carmen Martinez, marcou o encerramento de uma etapa valiosa do Programa "O Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo" aqui no Hospital Geral de Vitória da Conquista.
A Oficina teve duas etapas: No turno matutino o encontro com os técnicos do hospital que foram os preceptores responsáveis pelos estudantes no período de um ano nos setores : Núcleo de Educação Permanente, Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Coordenação de Enfermagem, Fisioterapia, ASCOM, Administração e Farmácia Hospitalar. No turno vespertino ocorreu o encontro com os estudantes, onde pode-se refletir o papel desse estágio na construção da sua profissão.
Este Estágio é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Superintendência de Recurso Humanos da Saúde, Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto.